• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Escândalo político: Rodrigues diz-se vítima de “usurpação” de domínio de email da campanha por dirigente do PS de Torres Novas

Sociedade  »  2021-04-15 

A comprovar-se tudo o que está em causa neste episódio em que se cruzam a campanha de António Rodrigues e um dirigente do PS torrejano, trata-se de um escândalo político sem precedentes, envolvendo tentativa de boicote e espionagem política.

Em comunicado distribuído à imprensa ontem, dia 14 de Abril, o Movimento P’la Nossa Terra “lamenta o que na segunda-feira, 12 de Abril, aconteceu a António Rodrigues”.

Como se sabe, António Rodrigues enviou uma “carta aos torrejanos de todo o concelho”, distribuída massivamente, nela assumindo que pondera uma eventual candidatura à presidência da Câmara de Torres Novas.

Ainda não sendo candidato, diz o Movimento Pela Nossa Terra, Rodrigues já foi “vítima de usurpação grave indevida”, tecnicamente considerada “apropriação abusiva e com má-fé” do email que naquela carta colocou ao dispor dos torrejanos para com ele poderem contactar.

“Sim, alguém indevidamente foi à pressa, utilizando o nome de António Rodrigues, registar o domínio “António Rodrigues 2021”. Este grave procedimento que seguirá na justiça os trâmites normais, assegura Rodrigues, “foi executado por uma empresa detida por um elemento pertencente a organização política dominante no concelho”.

Na prática, o que aconteceu foi que, antes de a campanha de Rodrigues ter feito o registo do domínio para correio electrónico, alguém o ter feito logo que viu a carta distribuída na segunda-feira de manhã. Através de uma sua empresa, registou para si o domínio antoniorodrigues2021.pt e tecnicamente, repita-se, tecnicamente ficou habilitado a receber todos os emails enviados para a campanha de Rodrigues, tomando conhecimento do conteúdo de mensagens privadas e até a responder aos mesmos emails como se fosse a campanha do antigo presidente da Câmara.

Nessa tarde, quando a candidatura se preparava para operar o domínio antoniorodrigues2021, bateu na parede. Esse nome para domínio já estava registado por outrem, e o rasto ia dar a uma empresa sediada em Torres Novas, no edifício Galinha.

“Lamenta-se este tipo de comportamento indigno e inapropriado; não é este necessariamente o melhor exemplo e caminho a seguir na campanha autárquica que se avizinha”, remata o comunicado.

A organização política dominante

António Rodrigues não nomeia a força política que é dominante no concelho, mas obviamente que se refere ao PS e diz que é do Partido Socialista a pessoa que através de uma sua empresa, usurpou o seu nome para registar, como domínio, o nome para o domínio da campanha do seu movimento.

Não falando no nome do dirigente socialista alegadamente envolvido naquilo que, a provar-se, é um caso de, diz o movimento Pela Nossa Terra, “usurpação abusiva de nome de outrem e má fé”, no registo de um domínio do nome de outra pessoa, conhecida e reconhecida, com possível acção criminal por danos ao visado, a alusão de António Rodrigues e uma simples pesquisa na internet apontam para a empresa LusoWeb, sediada em Torres Novas e registada em nome de Nuno Miguel da Silva Cabrita Gomes Carpentier, aliás sediada na mesma sala de outra empresa também a ele pertencente. Nuno Carpentier é dirigente do PS, faz parte da comissão política concelhia e é eleito pelo partido na Assembleia Municipal de Torres Novas, onde integra a mesa da assembleia. Nuno Carpentier é também funcionário na Câmara Municipal de Torres Novas, onde tem a categoria de especialista de informática.

Por isso, independentemente de existirem ou não queixas judiciais, politicamente falando trata-se de uma tentativa de boicote (impedir o registo de domínio pretendido por Rodrigues) e espionagem política (a habilitação técnica para conhecer conteúdo de emails) de um dirigente do PS a um provável candidato autárquico, o que consubstancia um escândalo político de potenciais consequências devastadoras para a credibilidade e idoneidade da liderança socialista torrejana, onde se incluem, na comissão política concelhia, o presidente da Câmara, o vice-presidente da Câmara Luís Silva, líder máximo, e o próprio Nuno Carpentier, entre outros.

Especialista em fraude

Ironicamente, Nuno Carpentier já desempenhou funções técnicas como especialista em fraude. A crer na sua biografia profissional publicada no Linkedin, começou mesmo por aí: em 1999 foi “fraud specialist” e “fraud manager” na TMN, onde permaneceu cerca de três anos, em 2003 estava também como “fraud manager” na OniWay e dois anos depois ainda como “fraud manager” na Radiomóvel. Neste ano de 2003 cria a LusoWeb, a empresa que “capturou”, antecipando-se, o domínio de email pretendido e anunciado pela campanha de António Rodrigues.

Em 2005, passa a ser também CEO [sic] da Clínica Médica Dentária do Nogueiral, sita no edifício Galinha, poiso das empresas do próprio Carpentier. Neste ano de 2005 está na Câmara de Ourém, como especialista de informática e onde acederá a um cargo de chefia, como chefe de Divisão.

Entretanto, os ventos começam a soprar adversos para os socialistas em Ourém e Carpentier fixa-se politicamente em Torres Novas como membro da assembleia municipal. Em 2017, era ele membro daquele órgão, volta a concorrer nas listas do PS à assembleia municipal de Torres Novas. Mas antes das eleições desse ano, e já enquanto autarca eleito pelo PS em Torres Novas, dá entrada como técnico especialista de informática na Câmara de Torres Novas, ocupando um lugar do quadro cuja criação ele próprio votou e aprovou, como membro da assembleia municipal, para dele tomar posse quase de imediato, mas na verdade pedindo a seguir licença eleitoral para realizar a campanha eleitoral do PS desse ano de 2017, tudo dados que constam de uma queixa apresentada à Inspecção Geral de Finanças na sequência destes acontecimentos.

Reeleito em 2017, ascende ao cargo de membro da mesa da Assembleia Municipal de Torres Novas, integra a concelhia socialista torrejana e é colocado na Rádio Torres Novas FM para acompanhar a vida daquela estação emissora. Surge também como presidente da Banda Operária Torrejana, terminando com as eleições de há uma semana o seu mandato, que suscitou alguma polémica e que o terá impedido de conseguir reunir uma lista que se candidatasse de novo aos corpos sociais da filarmónica torrejana.

Entretanto, e para além das actividades empresariais já citadas, o especialista de informática e “fraud manager” mantém a sua empresa, uma outra além da LusoWeb, a “Nuno Miguel da Silva Cabrita Gomes Carpentier”, localizada em Torres Novas, uma empresa de consultoria informática com o CAE 62090 e morada no Edifício Galinha, em Torres Novas.

É este homem, funcionário da área de informática da autarquia, e que faz parte da mesa da Assembleia Municipal de Torres Novas, que o presidente da câmara, Pedro Ferreira, nomeou há cerca de dois anos encarregado da Protecção de Dados no município de Torres Novas, como consta na informação oficial do site.

O JT tentou durante a tarde ouvir a versão dos factos de Nuno Carpentier, através de e-mails enviados paro o próprio e para a LusoWeb, mas não logrou obter qualquer resposta do dirigente socialista.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena