• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 22 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 32° / 17°
Períodos nublados
Qua.
 36° / 17°
Períodos nublados
Ter.
 31° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  37° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Carreiro da Areia: começou o abandono da aldeia, poluição continua como sempre

Sociedade  »  2019-02-07 

Ribeira da Boa Água continua a ser alvo de descargas iguais às de sempre

Um grupo de moradores do Carreiro da Areia esteve presente na reunião camarária de terça-feira, em protesto contra a poluição e os efeitos que se fazem sentir na aldeia. Já há quem tenha abandonado a povoação, mas nem as casas se conseguem vender.

Os habitantes de Carreiro da Areia não têm agências de publicidade nem gabinetes de advogados onde pontifique uma ex-ministra da Justiça. Mas não desarmam e, mais uma vez, um grupo de moradores fez sentir a sua presença na reunião do executivo municipal torrejano, isto porque a poluição continua a fazer-lhes a vida num inferno.
De entre os presentes, houve quem afirmasse que já abandonou a aldeia e tenha vindo morar para a cidade, e também houve quem dissesse que tem a casa à venda mas não se conseguem vender imóveis naquela povoação fustigada pela poluição ambiental.

Depois de tantas lutas e acções, da população, de algumas forças políticas, de movimentos ambientalistas, a ribeira da Boa Água continua a ser alvo de descargas iguais às de sempre, o ar que se respira nas imediações de Carreiro da Areia mantem-se impróprio para a vida humana. O desespero impera naquela martirizada povoação, enquanto que, quem tem poder financeiro continua a jogar com uma legislação e um aparelho de Justiça construídos e desenhados para proteger os fortes e os poderosos e desprezar os fracos, continua impune.

A última notícia que veio colocar esta triste realidade diante dos nossos olhos teve que ver com a decisão de uma juíza do Tribunal Administrativo de Leiria, que aceitou a providência cautelar que a empresa Fabrióleo interpôs para contrariar a decisão da administração central, atarvés do IAPMEI, de mandar encerrar a laboração daquela unidade fabril, decidida em Março.

Segundo o IAPMEI, o Tribunal de Leiria acha que as vistorias realizadas na empresa foram em número superior ao que a lei determina, razão que justificou a anulação da ordem de encerramento da empresa e a aceitação da providência cautelar.

Embora o IAPMEI tenha recorrido agora para uma instância superior, o Tribunal Central Administrativo do Sul, em Lisboa, não se prevê um desenvolvimento breve do assunto. O IAPMEI tinha determinado a suspensão da laboração da Fabrióleo em Março, a empresa interpôs a providência cautelar e o tribunal de Leiria demorou sete meses (Novembro de 2018) a deliberar a anulação da decisão do IAPMEI, ainda segundo este Instituto.

O IAPMEI adianta que o tribunal acha que só deveriam ter sido feitas três vistorias, e que aquela que veio a determinar a ordem de encerramento da empresa era a quinta vistoria. Mas o Instituto, no seu recurso, contesta esta fabulosa interpretação.

Na reunião de terça-feira, a maioria socialista não teve qualquer resposta a dar à população sobre o andamento de todo o processo, embora esteja nas suas mãos a possibilidade de mandar demolir todas as instalações ilegalmente construídas no complexo fabril, aliás como o IAPMEI tem referido, segundo disse a vereadora do Bloco de Esquerda, Helena Pinto.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)


Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos” »  2019-07-04 

Judite Gonçalves tem 50 anos e é natural de Tomar, embora viva desde sempre no concelho de Torres Novas. Filha de pai outeirense e mãe moreirense, há 30 anos que reside no Outeiro Pequeno. Nunca antes

Um ramo de flores vermelhas no balcão recebe-nos quando entramos e vemos que alguma coisa mudou por ali.
(ler mais...)


Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas »  2019-06-30 

Corre na net e tem já dezenas de subscritores uma petição pública exigindo o fim imediato e definitivo dos aterros no “aeródromo de Pias Longas”, um projecto implantado na fronteira entre os concelhos de Ourém e Torres Novas, no caso do município torrejano em território da freguesia de Chancelaria, próximo do Senhor da Serra e dos Moinhos da Pena.
(ler mais...)


Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação »  2019-06-27 

PUB.

Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação

Encontrar um trabalho ainda é uma tarefa preocupante para os jovens e adultos.
(ler mais...)


Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe” »  2019-06-21 

Esta não é a história de uma mulher num lugar outrora reservado a homens. É muito mais do que isso.
É a história de uma mulher, de um exemplo, de um legado e das mulheres que a sucedem.
(ler mais...)


Aterro do aeródromo continua perante a passividade da maioria socialista »  2019-06-09 

Aquilo que poderá ser um enorme atentado ecológico contra o território do concelho, continua como se nada fosse. Num mês, mais algumas toneladas foram acrescentadas ao aterro do alegado aeródromo de Pias Longas.

O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém, entrou agora muito mais de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de mais de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Ainda as eleições: Tomar, Abrantes e Mação em queda acentuada num distrito quase todo a encolher »  2019-06-06 

Nos últimos cinco anos, o distrito de Santarém perdeu mais de 15 mil eleitores. Dos 21 concelhos, 20 deles perderam eleitores e vão continuar a perder população. Apenas o concelho de Benavente dá conta de um aumento, resultado da sua proximidade com a área metropolitana de Lisboa, onde o rio o liga a outro concelho ribatejano a crescer, o de Vila Franca de Xira.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: alunos de Humanidades debateram a Europa »  2019-06-03 

Os alunos de Línguas e Humanidades, dos 11º e 12º anos, da Escola Secundária de Maria Lamas, debateram no dia 3 de Junho o projecto europeu, durante o Colóquio “Europa, para que te quero”. Esta actividade foi uma organização conjunta das disciplinas de Ciência Política, História, Geografia e História da Cultura e das Artes.
(ler mais...)


Vitória pífia do PS nas Europeias de ontem: do poucochinho de Seguro ao poucochito de Costa »  2019-05-27 

Ao contrário do que os comentadores se apressaram a dizer na noite de ontem, a vitória do PS/Costa nas Europeias deste ano foi uma vitória pífia: os socialistas tiveram um aumento de votos menor que do que o da direita que formou a coligação de há cinco anos acabou por averbar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-07-04  Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos”
»  2019-06-30  Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas
»  2019-07-06  Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado
»  2019-06-27  Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação
»  2019-07-09  Olá cidade!