• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Joana Pintassilgo, técnica de informática: “Já não se nota tanto o desconforto dos homens na relação profissional”

Sociedade  »  2019-01-21 

A informática já não é, como tantos outros, um mundo só de homens

 

Joana da Silva Pintassilgo tem 41 anos e é natural de Torres Novas. Formou-se como técnica profissional especializada em tecnologias de informação e comunicação. Isto, há vinte anos, numa altura em que não era usual encontrar muitas mulheres na informática.

Foi durante vinte anos funcionária pública neste ramo. Há um ano resolveu mudar de vida: vive actualmente no México, onde trabalha na produção de serviços de webdesign, fotografia e vídeo. Não tem dúvidas que durante anos as mulheres foram discriminadas na sua profissão, mas acredita que esse é um tempo pretérito mais que perfeito.

 Joana Pintassilgo tem um percurso que espelha bem a evolução feminina que tentamos aprofundar com estas entrevistas. Iniciou a sua carreira aos 18 anos como técnica de informática, há mais de vinte anos, altura em que eram ainda poucas as mulheres nesta área. Trabalhava então no hospital de Torres Novas. Ao longo de quase duas décadas, acompanhou o sector desde uma altura em que as reuniões que presenciava contavam apenas com uma ou duas mulheres, entre muitos homens, até aos dias de hoje em que já é muito comum encontrar mulheres em empregos relacionados. E homens que o encaram mais naturalmente.

“Comecei a trabalhar com 18 anos no agora Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas. Na área de informática era raro encontrar mulheres. Para terem noção, num curso de aproximadamente 20 alunos, éramos apenas duas ou três mulheres, e julgo que só eu segui a área. Recordo-me que durante algum tempo quando havia reuniões inter-hospitalares ou do Ministério éramos também duas ou três mulheres. O restante pessoal de informática era todo do sexo masculino. Actualmente, com a grande diversidade de áreas que a informática engloba, já é muito comum termos mulheres no meio e já não se nota tanto o desconforto dos homens na relação profissional”, relata Joana Pintassilgo.

Durante muitos anos, Joana teve como função principal a gestão e manutenção de sistemas informáticos, bem como a assistência informática aos restantes funcionários. Acredita que houve uma altura em que ser mulher era um entrave ao seu trabalho: “Quando comecei penso que era um pouco. As chefias eram sempre homens e talvez nem sempre a nossa opinião fosse tão valorizada. O mais difícil, penso, era manter a credibilidade, no sentido de expormos uma ideia e fazer com que ela fosse aceite e reconhecida. No entanto, a nossa postura, se for a correcta, vai com o tempo eliminando esse tipo de discriminação”, acredita quem sentiu na pele.

Tudo situações que na opinião optimista de Joana se resolvem com o tempo e com muita persistência. Apenas um episódio deixa a jovem informática de pé atrás com um mundo que veste os meninos de azul e as meninas de rosa: “Uma das vezes que me senti mesmo discriminada foi numa entrevista de emprego para uma empresa, em que a “desculpa” final para não ser contratada, dada pelo próprio dono da empresa, foi: ‘as minhas desculpas, mas não estou a ver uma senhora em cima de um escadote a passar cabos’. Nas restantes vezes que possa ter havido alguma discriminação pelo género, o essencial foi manter a posição e ser persistente”, lembra Joana, não se deixando abater muito com a questão.

Mas se alturas houve em que ser mulher a fez ser olhada de esguelha, outras houve em que o género rolou a seu favor. O que não deixa de ser discriminação: “Ser mulher teve também as suas vantagens. Tempos mais tarde, enquanto gestora de alguns projectos - mas nesse caso poderia dizer-se que era eu a chefia - consegui sempre manter o respeito e fazer com que se atingissem os objectivos propostos. Às vezes com alguma luta, mas foi possível. Julgo que por ser mulher, quase não havia aquela tentação de tentar “alterar” ou negociar os termos dos objectivos. Aí julgo que posso considerar que ser mulher era uma carta na manga".

Mas os tempos mudaram, mais de vinte anos passaram desde que Joana entrou no ramo, e a informática já não é, como tantos outros, um mundo só de homens. Uma formação adequada é a única característica necessária para se ser um bom profissional, acredita Joana Pintassilgo: “Creio que actualmente as mulheres já não são olhadas de lado ou questionadas nas suas decisões. E não só na informática, mas em todas as áreas. As mulheres hoje em dia têm formação profissional e conhecimentos suficientes para não serem discriminadas e se integrarem perfeitamente numa equipa”.

 Um mergulho no México

Não por isto, mas por muito, muito mais, Joana Pintassilgo resolveu deixar Portugal e começar uma nova vida, bem longe daqui. Vive em Playa del Carmen, na Rivieira Maya, uma das zonas mais turísticas do México, há cerca de ano e meio. Descobriu o país através de um amigo, a propósito de uma viagem para mergulho. Depois de duas viagens ao local, percebeu que era ali que queria estar. Muito havia ainda para conhecer ou viver. Além do cenário, também as pessoas, a cultura e o clima encantaram Joana e levaram-na a trocar o certo, pelo incerto. Isso e a falta de objectivos em Torres Novas, Portugal: “As pessoas e o clima agradaram-me muito. Para terem noção, seja perto de nossa casa ou em outras cidades onde não me conhecem, cumprimentam-me com um bom dia e um sorriso. Além disso, a vida de funcionária pública também já não tinha para mim grandes atractivos ou desafios. A rotina e a falta de coisas para fazer já não me preenchiam. E tenho a sensação de que se está a perder o respeito pelo outro, no continente europeu. E, claro, o clima também me atraiu! Estamos no Verão o ano todo, com uma água do mar sempre com uma temperatura maravilhosa. Com tudo isto, achei boa ideia mudar”, contou.

E a verdade é que da forma como fala, deixa em nós a vontade de mudar com ela: “A vida nesta zona do México pode ser vivida de duas formas: por um lado a cidade é muito rica em diversão, lugares para comer, discotecas. Tudo muito turístico. Depois há um lado mais típico e frequentado pelos locais, onde se tem acesso aos pratos mexicanos, legumes, frutas maravilhosas típicas da região. Quando se se faz uma vida de turista, por mais dinheiro que se ganhe vai-se estar sempre a gastar muito. Vivemos aqui uma vida tranquila, desmaterializada, deixámos tudo o que podíamos e consideramos supérfluo ainda em Portugal. Temos sem dúvida uma vida muito mais calma e com muito mais qualidade”, conta Joana Pintassilgo.

Uma vida com mais qualidade e com outro ritmo: “Mas para fazer as coisas acontecer, uma reunião de negócios, ou o simples tratar de um documento, aqui a realidade é outra. Ao início foi bem difícil de nos adaptarmos, marcam-se as coisas para daí a um mês, adia-se para outro tanto tempo e arrasta-se até haver algo em concreto. Se precisas de um documento de um organismo público, esquece, é preciso uma dose muito grande de paciência, porque vamos lá 10 vezes só para obter informações. É tudo “hecho despacio”.

As rotinas, essas, ficaram em Portugal: “Aqui não temos rotinas. Todos os dias são diferentes, ou há trabalho no exterior e passamos o dia todo fora, ou há o trabalho que tem de ser feito em casa. Depois há alturas em que não há trabalho e pode dar-se um saltinho à praia. Isto porque trabalhamos por contra própria, claro. Aqui somos donos do nosso tempo”.

I.V.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA