• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 14 de Agosto de 2018
Pesquisar...
Sex.
 36° / 16°
Períodos nublados
Qui.
 33° / 17°
Céu limpo
Qua.
 34° / 16°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  34° / 15°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alunos da Maria Lamas debateram cidadania

Sociedade  »  2018-05-16 

A divulgação dos resultados de um inquérito sobre questões políticas, realizado junto de todos os alunos do ensino secundário da escola, e um posterior debate envolvendo os partidos com representação local, foram os momentos marcantes da sessão realizada na Escola Maria Lamas, sob o lema “Sempre Mais Alto… Uma Inspiração”, e que decorreu na manhã de quarta-feira, dia 16.

“À beira da cidadania”, assim se designou a sessão, foi uma actividade integrada numa iniciativa mais vasta do Agrupamento de Escolas Gil Paes, a que a escola mais antiga da cidade pertence, e teve como público-alvo os alunos do 11º e 12º anos do curso de Línguas e Humanidades.

O inquérito sociológico, cujos resultados foram apresentados na sessão, decorreu entre os dias 20 e 30 de Abril e teve como base uma amostra de quase 500 respostas num universo de 580 alunos do secundário, visando aferir o grau de conhecimento dos jovens sobre questões políticas básicas, identificação de protagonistas e agentes políticas, reconhecimento das instituições políticas, entre muitos outros indicadores.

Desses indicadores, e é relevante dizer que foi a primeira vez que localmente os jovens torrejanos foram auscultados sobre estes assuntos de forma sistematizada e academicamente validada, ressaltam curiosos resultados: uma adesão maioritária dos jovens ao Estado Social, a simpatia por soluções políticas próximas do socialismo democrático (independentemente dos curos, dos grupos de idades ou até do sexo), a defesa clara do primado dos direitos civis e dos direitos sociais, uma rejeição também muito clara das soluções autoritárias de regime e a defesa da democracia como matriz do regime político ideal.

Muito curioso é também o modo como os jovens reconhecem, por ordem de importância, os protagonistas institucionais da política portuguesa, nacional e/ou local: Presidente da República, primeiro-ministro e depois o residente da câmara, por esta ordem. Quanto ao nível de conhecimento de determinados acontecimentos históricos de significado político, retira-se que não há grande diferença entre o reconhecimento do 25 de Abril e da implantação da República.

Todas estas conclusões e resultados do inquérito são desdobrados com mais detalhe por curso, ano de escolaridade, por grupos de idades e por sexo, permitindo uma avaliação mais fina do modo como estas variantes suscitam diferenças mais ou menos sensíveis na abordagem que os estudantes fazem de cada tema.

Luís Silva (PS), Tiago Ferreira (PSD), Helena Pinto (BE), Cristina Tomé (PCP) e Miguel Bento (CDS) participaram no debate e responderam às questões colocadas pelos participantes, nesta interessante iniciativa promovida pelo grupo de Filosofia da Escola Maria Lamas. O inquérito sociológico, registe-se uma vez mais, e atendendo ao rigor metodológico patenteado, fica para a posteridade como estudo pioneiro sobre a percepção da política e dos temas políticos por um universo local de jovens em Torres Novas, permitindo desfazer ideias feitas a esse respeito e que, muitas vezes, não se ajustam à realidade. Como em muitos outros aspectos da vida social, de resto.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: piscinas gratuitas no domingo »  2018-08-07 

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, o município de Torres Novas vai promover no próximo domingo, dia 12 de Agosto, uma iniciativa dirigida aos jovens com idades entre os 12 e os 29 anos. As piscinas municipais Fernando Cunha estarão abertas no domingo, das 14 às 19 horas, e haverá animação com o dj set Bomboca & Pirolito.
(ler mais...)


PASSATEMPO: oferecemos 5 passes gerais para o BONS SONS »  2018-07-31 

Aproxima-se o festival Bons Sons e o JORNAL TORREJANO oferece 5 passes gerais para entrada no festival. Para isso, os concorrentes ao sorteio dos passes deverão fazer like no fb do JT, onde decorre o passatempo:

https://www.facebook.
(ler mais...)


Tomar: detido jovem de 22 anos suspeito de atear incêndio »  2018-07-23 

A Polícia Judiciária (PJ) Leiria anunciou a detenção de um jovemd e 22 anos, empregado de restauração, suspeito de ter ateado um fogo em zona florestal em Alviobeira, Tomar. A GNR terá recolhido “importantes meios de prova” que conduziram à detenção do rapaz.
(ler mais...)


Alcanena: reparação da estrada de Minde vai custar mais de 270 mil euros »  2018-07-19 

As obras de requalificação da Estrada de Minde - Serra de Santo António já foram entregues a uma empresa e vão custar ao município 266 mil euros mais o IVA, informa a autarquia em comunicado.

A empreitada da estrada que liga Minde e a Serra de Santo António contempla a reparação de abatimentos e a repavimentação betuminosa de toda a extensão da estrada.
(ler mais...)


Torres Novas: PSD lança campanha sobre mau estado de conservação de estradas »  2018-07-19 

A Comissão Política Concelhia de Torres Novas do PSD lançou uma campanha em que alerta para o mau estado de conservação de algumas estradas do concelho, e colocou quatro outdoors na rua a assinalar isso mesmo.
“Esta campanha pretende evidenciar a falta de capacidade que o executivo (de maioria) socialista da câmara municipal de Torres Novas apresenta, para com os meios próprios municipais e com o orçamento corrente, resolver problemas básicos do concelho”, lê-se numa nota de imprensa.
(ler mais...)


Concelho tem mais uma »  2018-07-17 

Desde hoje, dia 18 de Julho, Torres Novas tem mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: trata-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado »  2018-07-16 

O anúncio do concurso público da primeira etapa das obras de recuperação da escola secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi publicado em Diário da República do dia 12 de Julho.

O projecto prevê uma intervenção nos balneários e da zona de cozinha e refeitório, no piso 0 do edifício do ginásio, bem como a adaptação dos edifícios às normas legais, nomeadamente nos mecanismos de protecção contra incêndios, bem como as componentes térmica, redes eléctrica, de gás e de água e saneamento.
(ler mais...)


Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.
(ler mais...)


Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo »  2018-07-07 

Sete pessoas, uma das quais uma jovem de 15 anos, foram surpreendidas por militares da GNR depois de terem enchido nove jerricans com 180 litros de gasóleo, no parque de estacionamento de uma empresa de transportes, localizada na Zona Industrial de Riachos.
(ler mais...)


Morreu Valerie Picton Santos »  2018-07-06 

Morreu Valerie Picton Santos, proprietária do Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas, conhecido estabelecimento de ensino da cidade. Valerie Picton, que tinha 72 anos, começou a trabalhar no ensino há décadas, ainda no antigo Centro de Línguas de Torres Novas, acabando por fundar, mais tarde, a sua própria escola.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-08-07  Torres Novas: piscinas gratuitas no domingo