Entroncamento: primeiro locotractor chega ao museu nacional ferroviário através de campanha de “crowdfunding”
Sociedade » 2016-06-24
A campanha de crowdfunding do Museu Nacional Ferroviário “A caminho do Museu: Vamos transportar o Drewry” encerrou hoje, dia 24 de Junho, com sucesso, e vai permitir que o último exemplar da primeira série de veículos equipada com motor diesel que chegou a Portugal - o locotrator Drewry, em 1948 -, chegue ao museu situado no Entroncamento.
A fundação do museu, que o tutela, anunciou hoje que a campanha foi concluída com sucesso muito graças à contribuição da empresa inglesa Heritage Traction Rail Services, Ltd que “foi fundamental para o resultado final”, embora tenham participado na campanha 65 apoiantes, que contribuiram para o alcance de 5 mil euros.
Fonte do MNF refere que o envolvimento da empresa inglesa “apenas vem reafirmar uma relação que tem dado mais frutos e contribuído para valorização e proteção do património histórico ferroviário que integra a coleção do MNF”.
“Diz Andrew Johnson, Diretor da HTRSL, que a sua motivação é a defesa do património ligado ao caminho de ferro. Exemplo disso é o envolvimento da empresa inglesa com o Museu para o restauro da Locomotiva 1805, que já está em curso e conta ainda com a colaboração da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário S.A”.
Este locotrator faz parte da primeira série de veículos equipada com motor diesel a chegar a Portugal, em 1948. Estas unidades foram compradas junto com outro tipo de material circulante, no âmbito do plano de reequipamento do Estado português, com o propósito de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava reduzida, devido à escassez de carvão.
Os locotratores Drewry possuíam um motor diesel Gardner com uma potência de 200CV e dispunham de três rodados conjugados por bielas. Estavam equipados com freio de vácuo, a velocidade máxima era de 41,5 km/h e a potência nominal, nas rodas, era de 150 CV.
Destinados à realização de manobras, começaram por prestar serviço no Barreiro e em Campolide. Os últimos anos de vida desta série de seis locotratores (1001-1006) foram passados em Campanhã.
Após a sua chegada, o Drewry será objecto de restauro e integrado na exposição permanente do Museu, onde pode ser visitado por todos os que queiram conhecer mais este marco da história dos caminhos de ferro em Portugal.
A máquina vai ser trazida de Gifões (norte do país), para o Entroncamento.
Entroncamento: primeiro locotractor chega ao museu nacional ferroviário através de campanha de “crowdfunding”
Sociedade » 2016-06-24A campanha de crowdfunding do Museu Nacional Ferroviário “A caminho do Museu: Vamos transportar o Drewry” encerrou hoje, dia 24 de Junho, com sucesso, e vai permitir que o último exemplar da primeira série de veículos equipada com motor diesel que chegou a Portugal - o locotrator Drewry, em 1948 -, chegue ao museu situado no Entroncamento.
A fundação do museu, que o tutela, anunciou hoje que a campanha foi concluída com sucesso muito graças à contribuição da empresa inglesa Heritage Traction Rail Services, Ltd que “foi fundamental para o resultado final”, embora tenham participado na campanha 65 apoiantes, que contribuiram para o alcance de 5 mil euros.
Fonte do MNF refere que o envolvimento da empresa inglesa “apenas vem reafirmar uma relação que tem dado mais frutos e contribuído para valorização e proteção do património histórico ferroviário que integra a coleção do MNF”.
“Diz Andrew Johnson, Diretor da HTRSL, que a sua motivação é a defesa do património ligado ao caminho de ferro. Exemplo disso é o envolvimento da empresa inglesa com o Museu para o restauro da Locomotiva 1805, que já está em curso e conta ainda com a colaboração da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário S.A”.
Este locotrator faz parte da primeira série de veículos equipada com motor diesel a chegar a Portugal, em 1948. Estas unidades foram compradas junto com outro tipo de material circulante, no âmbito do plano de reequipamento do Estado português, com o propósito de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava reduzida, devido à escassez de carvão.
Os locotratores Drewry possuíam um motor diesel Gardner com uma potência de 200CV e dispunham de três rodados conjugados por bielas. Estavam equipados com freio de vácuo, a velocidade máxima era de 41,5 km/h e a potência nominal, nas rodas, era de 150 CV.
Destinados à realização de manobras, começaram por prestar serviço no Barreiro e em Campolide. Os últimos anos de vida desta série de seis locotratores (1001-1006) foram passados em Campanhã.
Após a sua chegada, o Drewry será objecto de restauro e integrado na exposição permanente do Museu, onde pode ser visitado por todos os que queiram conhecer mais este marco da história dos caminhos de ferro em Portugal.
A máquina vai ser trazida de Gifões (norte do país), para o Entroncamento.
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