• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 16 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Qui.
 27° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 27° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Ponte da Bácora: obras ainda não começaram, mas custos já aumentaram 30%

Sociedade  »  2018-12-10 

Torres Novas: mais um projecto PEDU a levantar polémica

 

Mais de 120 mil euros (até ver) para uma ponte pedonal secundária parecem não comover a maioria socialista, que não encontra outras prioridades para gastar o dinheiro do município.

O projecto do PEDU para a zona da Bácora e respectiva ponte e para o que resta da margem do rio na antiga Horta das Pedras, onde pomposamente se quer instalar o “parque Almonda”, foi mote para alguma discussão na reunião camarária de 21 de Novembro. Em primeiro lugar, porque o projecto contempla uma nova ponte para substituir aquela que há décadas permite atravessar o rio para quem, da rua da Levada, se dirige à margem esquerda.

E foi sobre a ponte, e o seu elevado preço, que se instalou alguma discussão, com a maioria socialista a defender um grande investimento na sua construção, porque a ponte ligará uma zona de lazer “à rua de excelência da cidade”, num aparente exagero ou alterações da visão.

Foi a terceira vez que o tema da ponte foi presente à reunião. Da primeira, em 11 de Abril, voltou para trás porque os desenhos e a documentação se referiam a uma ponte sobre o rio Alcoa, a cera de 60 quilómetros de Torres Novas. Depois, voltou à agenda e foi votado, em 18 de Abril. Agora surgiu de novo sem qualquer explicação para este regresso, mas com uma necessidade evidente: o preço, que aumentou, num quadro confuso e nunca explicado. Numa primeira fase, foi apresentado um estudo prévio que teria custado 17 mil euros, mas englobava a ponte e a zona do “parque Almonda”. Depois, por artes de monta, o projecto da ponte foi autonomizado da intervenção global e, só o projecto da ponte, já custou 14 mil euros. Quanto ao projecto de execução, isto é, o custo das obras, só da ponte, ainda não começaram mas já aumentaram 30% só no papel.

Vejamos: no programa inicial, a ponte foi apresentada com um custo de 95 mil euros. Em Janeiro de 2018, o projecto de execução da ponta da Bácora (com o lapso do rio Alcoa, donde se terá retirado inspiração) já ia nos 107 mil euros. Agora, Novembro de 2018, a ponte vai custar, para já, e se alguma vez sair do papel, 123 172,62 euros.

Na votação do assunto, a maioria votou a favor, o PSD absteve-se e o Bloco de Esquerda votou contra.

 Moínho dos Duques

Nesta parte da intervenção, onde se situam as ruínas dos antigos moinhos, logo a seguir ao antigo armazém central eléctrica, a maioria preparava-se para torrar cerca de 350 mil euros num programa que incluía um edifício, uma cafetaria e esplanada, bem como mais um “espaço para eventos” e outras minudências, mas felizmente as restrições impostas pela direcção-geral que tutela este tipo de intervenções, nas margens do rio e sobre património edificado antigo, impediram as suas intenções. Ainda assim, num programa muito mais modesto, prevê-se gastar mais cerca de 130 mil euros nesta pequena zona da intervenção, mas o projecto não fala na recuperação de duas tarambolas que ali existiam, elementos fundamentais da memória local. O presidente disse que “se comprometia pessoalmente a ver a questão das tarambolas”, tendo este projecto sido aprovado por unanimidade.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA