• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 23 de Setembro de 2018
Pesquisar...
Qua.
 34° / 18°
Períodos nublados
Ter.
 36° / 20°
Céu limpo
Seg.
 38° / 18°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 18°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila

Sociedade  »  2018-06-06 

Blaya e The Black Mamba na Feira do Tejo

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa. A animação e o teatro de rua são fortes apostas da edição deste ano desta iniciativa do município.

Na música, os grandes concertos serão assegurados pelos portugueses The Black Mamba e por Blaya (ex-Buraca Som Sistema). Mas há actividades para toda a família, desde os passeios em balão de ar quente, insufláveis para os mais novos, baptismos a cavalo, workshops de canoagem, até às tradicionais marchas de Santo António, o padroeiro da vila. À noite, o cheiro da sardinha assada invade a zona das tasquinhas, onde os visitantes da centenária feira, com seis dezenas de expositores, podem retemperar energias, em ambiente de santos populares.
O espetáculo da banda “Phil Collins Legacy Tribute” abre os concertos no palco principal, no dia 9, um desfile grandes êxitos em homenagem ao músico britânico.

No Dia de Portugal (10 de Junho), o parque ribeirinho acolhe aquele que é considerado um dos melhores espectáculos de percussão e humor da Europa - os “Be-dom”. Aclamados pelo público e pela imprensa dos 4 cantos do Mundo, transformam latas, bidões, garrafas e tudo o que se possa lembrar em instrumentos musicais. O grupo envolve a audiência numa festa irresistível, conduzida pelo ritmo em vez das palavras, conseguindo assim transmitir importantes mensagens ambientais, dotados com um humor muito particular, interactivo e original.

No mesmo dia, o grupo Artelier regressa a Vila Nova da Barquinha com “Apagão”, um espectáculo de luz negra e teatro visual em cenário natural, que nos transporta para outra dimensão. Um percurso fascinante, numa performance de exploração das potencialidades técnicas da luz negra, do som e da imagem aliada à força da pirotecnia, realizando um espectáculo cuja poesia visual  e plástica nos transporta numa viagem inesquecível ao universo metafórico das artes de rua. O parque ribeirinho será atravessado por um "cruzeiro" de luz negra e fantasia com muitas surpresas.

O teatro de rua continua a reinar no dia 11, com o espectáculo “Manusear”, do Projeto EZ, uma alusão à manipulação. Uma banda toca ao vivo numa estrutura de aspecto industrial e maquinal contraposto pelo claro aspecto artesanal com que toda a estrutura foi desenvolvida, deambulando pelo parque, fazendo menção à universalidade e transversalidade do tema: todos somos manipulados, todos podemos desenvolver a nossa consciência. Esse sentido que tanto nos tem comunicado e que nós tanto teimamos em não ouvir…

Carregados de uma sonoridade soul, os The Black Mamba vão animar a noite do dia 12 de Junho. O trio formato por Pedro Tatanka (voz e guitarra), Ciro Cruz (no baixo) e Miguel Casais (na bateria) surgiu em 2010 e apresenta um som único que mistura a soul music, com o blues e o funk.  A sua musicalidade é tão profunda e marcante que os próprios sentiram que “o veneno letal” da sua música estava lançado…
 

Para encerrar os festejos, no dia 13, feriado municipal, a ex-vocalista dos Buraca Som Sistema, Blaya, apresenta no palco principal do parque à beira rio, o seu mais recente trabalho que inclui o êxito “Faz gostoso”. Para ouvir e dançar...

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos” »  2018-09-22 

Hugo Santos, hospitalizado devido a um agravamento passageiro, espera-se, do seu estado de saúde, não pôde estar presente na homenagem que lhe foi promovida hoje, dia 22, no auditório municipal, perante muitas dezenas de amigos e admiradores.
(ler mais...)


ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica” »  2018-09-21 

Uma brigada da ASAE, formada por cinco pessoas, irrompeu ao princípio da tarde de hoje, sexta-feira, pelo quiosque da Mónica, situado no largo dom Diogo de Almeida, em Torres Novas, e vasculhou o pequeno estabelecimento de cima a baixo no sentido de encontrar “desconformidades” de funcionamento.
(ler mais...)


PS chumba cadernos gratuitos para alunos do concelho, diz Bloco »  2018-09-13 

O Bloco de Esquerda voltou a propor, na Câmara Municipal, o alargamento da gratuitidade aos cadernos de actividades para os alunos e alunas do 1 e 2.º ciclo do ensino básico. “O PS votou contra chumbando esta medida e relegando o nosso município para uma posição imobilista face ao crescente número de autarquias que aprova medidas no sentido da gratuitidade da educação, na sua maioria geridas pelo PS”, diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
(ler mais...)


Feira dos Frutos Secos: novidades com muitos espectáculos na praça dos Claras »  2018-09-12 

A 33.ª Feira Nacional dos Frutos Secos vai ter lugar de 28 de Setembro a 7 de Outubro, este ano na Praça 5 de Outubro e, novidade, na Praça dos Claras, onde decorrem os espectáculos, num cartaz de fazer inveja a muitos festivais de música tradicional.
(ler mais...)


João Quaresma questiona gestão do PS »  2018-09-11 

“É do nosso conhecimento que a Câmara tem levado a efeito algumas limpezas junto do leito do Rio Almonda. Foi o caso da intervenção junto do condominio Beira Rio e, recentemente, na Avenida João Martins de Azevedo, junto à ponte.
(ler mais...)


Torres Novas: município mantém programa de bolsas para alunos do “superior” »  2018-09-11 

A câmara municipal de Torres Novas anunciou a abertura do prazo e candidaturas com vista às bolsas de estudo para alunos do ensino superior, iniciativa que se destina exclusivamente a residentes no concelho de Torres Novas e que visa “favorecer a igualdade de oportunidades no acesso ao prosseguimento de estudos”.
(ler mais...)


Taça de Portugal: Torres Novas e Fátima repescados »  2018-09-11 

O CD Torres Novas e CD Fátima afinal vão continuar na Taça de Portugal. Os dois emblemas ribatejanos foram duas das 20  equipas repescadas pela Federação Portuguesa de Futebol e no dia 30 de Setembro jogam a segunda eliminatória da prova.
(ler mais...)


Torres Novas: apanhados a roubar no Continente »  2018-09-10 

Três indivíduos foram surpreendidos, no passado sábado, quando se preparavam para transportar uma quantidade de artigos de supermercado avaliados em mais de 1000 euros, sem pagar. O episódio aconteceu no passado dia 8 de Setembro, ao final da manhã.
(ler mais...)


Entrevista: “A exigência do público da televisão portuguesa ao nível da caracterização não é alta” »  2018-09-03 

Andreia Ferreira, de 26 anos, é natural de Torres Novas. Especializou-se em caracterização, na Makeup School, e ambiciona, no futuro, aparecer na ficha técnica de grandes produções de Hollywood. A caracterização de Brad Pitt em “O Estranho Caso de Benjamin Buttom” e a da criatura de “The shape of water”, são dois trabalhos que elege como do outro mundo e que não se importava nada de ter participado.
(ler mais...)


Covão do Feto: festas são já no próximo fim-de-semana »  2018-09-02 

As tradicionais e conhecidas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, aqui bem perto em Covão do Feto, concelho de Alcanena, estão aí: o próximo fim-de-semana de 7, 8 e 9 de Setembro promete ser animado, em festejos cujo ponto alto é a procissão em honra da padroeira, no domingo, pelas quatro horas da tarde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-09-21  ASAE mandou fechar “quiosque da Mónica”
»  2018-09-22  Torres Novas homenageou Hugo Santos, o “alquimista dos sentidos”