• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Nascente do rio Almonda: recuperação de casa junto à barragem vai valorizar o local

Sociedade  »  2021-05-10 

Um projecto de recuperação de uma casa e sua envolvência junto à nascente do rio Almonda, propriedade particular de Natércia Torrinha, pode ajudar a tornar o local mais aprazível a quem o visita, já que se pretende, também, garantir o acesso às margens do rio.

Natércia Torrinha é descendente de uma família que se confunde com a história da povoação do Moinho da Fonte desde, pelo menos, meados do século XIX: no meio de Oitocentos, há já referência ao moinho de João dos Santos Torrinha, mesmo à beira da nascente do rio Almonda, para além, de outro mais a juzante, de José dos Santos Torrinha, no Casal Feijão.

Mas é nas ruínas da medieval povoação de Moinho da Fonte, engolida pela expansão da fábrica de papel do Almonda a partir dos anos 40 do século XX, que Natércia e o marido possuem ainda uma propriedade, herança de família, que inclui a casa que querem reconstruir.

Para além da casa, a propriedade inclui uma faixa de terreno que vai até ao leito do rio Almonda (foto2), mesmo até à margem que neste momento está aos pés da barragem e onde as pessoas gostam de ir apreciar o fragor das cascatas quando o caudal vai bravo com as chuvadas de inverno.
É nesse local que se pode apreciar o modo como no início dos anos 70 do século XX a Fábrica construiu uma unidade industrial exactamente em cima do leito do rio, fazendo-o desaparecer nas suas entranhas por mais de 100 metros (foto3).

Para Natércia Torrinha, a reconstrução da casa é uma questão de princípio e quase de honra de família: ela quer perpetuar a memória da família, tão ligada ao local, e ao mesmo tempo recuperar um património que pode ajudar a tornar esteticamente menos agreste a envolvência do local, que no fundo assume um cenário industrial desqualificado, já que praticamente toda a produção da fábrica de papel foi transferida para a fábrica2, situada a pouco mais de um quilómetro dali.

O projecto de recuperação da casa de Natércia Torrinha foi já apresentado ao serviço de urbanismo da câmara de Torres Novas e o marido, António Correia, garante que um dos objectivos da sua iniciativa é continuar a proporcionar às pessoas o acesso às margens do rio e ao seu leito, atitude que contrasta com a da Renova, que, como se sabe, vedou a barragem alegadamente por motivos de segurança quando afinal há décadas que a mesma não tinha qualquer obstáculo e o acidente que ali ocorreu, há cerca de 50 anos, ocorreu em circunstâncias muito singulares.

Entretanto, a empresa vai continuar a investir na fábrica2, tendo anunciado recentemente um investimento de 35 milhões de euros na sua expansão, no âmbito de um plano de pormenor em vias de aprovação final.

Quanto às velhas instalações da fàbrica1, junto à nascente, quase desarticuladas em termos de produção, a expectativa é que a Renova devolva gradualmente a paisagem que foi alterada pela expansão da fábrica entre os anos 40 e 80 do século passado e que, sobretudo, e essa sim é a expectativa generalizada, que desmantele a unidade que construiu em cima do leito do rio, uma situação impensável já à época em que ocorreu (inícios dos anos 70) e insustentável nos dias de hoje.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena