• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Médio Tejo: cancro no topo das causas morte e consumo de droga nos jovens estudantes acentuou-se nos últimos anos, revela estudo do ACES

Sociedade  »  2015-08-29 

O agrupamento dos centros de saúde (ACES) do Médio Tejo concluiu há dias o Plano Local de Saúde com a assinatura do documento por parte de todos os parceiros. O documento estipula prioridades de acção dos centros de saúde com base em dados identificados num estudo de caracterização sócio-demográfico dos 11 concelhos que compõem o Médio Tejo.

Uma região com grandes assimetrias a nível demográfico em que há zonas rurais de grande dispersão e urbanas de grande concentração populacional; com uma taxa de natalidade e índice de fecundidade muitos baixos e com tendência crescente, assim como índice de envelhecimento, que é “muito elevado” com o aumento da esperança da média de vida - no Médio Tejo esses valores são superiores à média nacional.
Embora não esteja em causa a descoberta da pólvora, é neste quadro demográfico que as organizações de saúde ao nível dos cuidados primários têm procurado responder e que, perante este recentíssimo estudo, permite definir estratégias mais certeiras por parte dos seus responsáveis.

O plano local de saúde (PLS) do ACES Médio Tejo fixa três grandes eixos de intervenção, que passam pela promoção de comportamentos favorecedores da saúde, o combate às adições - termo que geralmente está relacionado com o combate ao consumo de drogas ilícitas -, e ainda a prevenção das doenças oncológicas, que estão na origem da maior causa de morte na região bem como é uma das principais causas de incapacidade em sede de junta médica.

Os números não enganam: por casa 100 mil habitantes, 1.195 pessoas morrem na região do Médio Tejo devido a doenças do foro oncológico. E, segundo o ACES, 44 por cento (%) da incapacidade de pessoas e que é atestada pelas juntas médicas têm que ver o mesmo tipo de doenças.

De acordo com uma breve descrição deste estudo, nos últimos anos houve um acentuado aumento do consumo de substâncias psicoativas entre os jovens do ensino secundário. Nos 12 meses anteriores à aplicação de questionário de avaliação, 35% dos jovens referem ter-se embriagado, 54% consumiram tabaco e 28% consumiram cannabis.
O estudo incorpora ainda resultados de um inquérito realizado em 2014, acerca da obesidade infantil, em que foi aplicada uma amostra representativa dos alunos de 6 a 8 anos. Constatou-se que 29,3% dos alunos têm excesso de peso, 14,1% sofrem de obesidade e 1,4% tem baixo peso.

O PLS foi concebido com base no perfil de saúde do Médio Tejo elaborado pela coordenação da Unidade de Saúde Pública, com base em dados das organizações de saúde e em contributos recolhidos a partir de parceiros externos, nomeadamente dos municípios, serviços de educação, forças de segurança, bombeiros e alguns serviços regionais, como os da educação e da saúde.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena