• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 23 de Janeiro de 2018
Pesquisar...
Sex.
 13° / 6°
Períodos nublados
Qui.
 14° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 15° / 6°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  17° / 7°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Papa Francisco aterra na Base Aérea de Monte Real e chega ao estádio de Fátima de helicóptero

Sociedade  »  2017-04-12 

Papamóvel não terá vidros de protecção  à prova de bala

Já são conhecidos diversos pormenores da chegada de Sua Santidade a Portugal, para presidir à primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das “Aparições”, nos dias 12 e 13 de Maio.

O Papa Francisco chegará à Fátima no dia 12 às 18h45, depois de aterrar na Base Aérea de Monte Real, onde o avião da Alitália proveniente de Roma aterra pelas 16h20. Ali, no distrito de Leiria, o Santo Padre tem um primeiro encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e receberá os cumprimentos de boas vindas de várias entidades civis e religiosas.
Tal como Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991), o Papa vai ter um momento de oração na Capela de Nossa Senhora do Ar, ainda na base, antes de seguir de helicóptero para o estádio municipal de Fátima.

Do estádio para o Recinto, com início às 17h35, o percurso será feito no Papamóvel utilizado habitualmente nas Audiências Gerais na Praça de São Pedro, em Roma, uma viatura aberta sem protecção de vidro anti-bala.

Depois do jantar em privado na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, onde fica instalado, o Papa regressa às 21h30, à Capelinha das Aparições para proceder à bênção das velas e à recitação do rosário, fazendo uma saudação aos peregrinos.

O dia 13 começa com um encontro com o Primeiro-Ministro, António Costa, na Casa de Retiros, deslocando-se depois para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde visita os túmulos dos Três Pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia.

A Missa, concelebrada, no Recinto do Santuário está prevista para as 10h00 e é aqui que o Santo Padre irá proferir a única homilia em Fátima, além de dirigir uma saudação aos doentes, que vão estar concentrados numa zona da colunata norte.

Segue-se o almoço com os bispos portugueses na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo e a partida de regresso a Roma.

Na Rotunda Norte haverá ainda um momento musical, a cargo da Orquestra de Fátima e do Conservatório de Fátima-Ourém, antes de o Papa trocar o Papamóvel por uma viatura fechada que o levará de volta à Base Aérea de Monte Real.

Após a curta cerimónia de despedida, com as entidades civis e religiosas, o Papa Francisco entra no avião da TAP que, a partir das 15 horas, o transportará de regresso a Roma, ao aeroporto de Ciampino, onde chegará pelas 18h05 de Lisboa (19h05 em Itália).

Francisco será o quarto Papa a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (por três vezes, em 1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso »  2018-01-18 

A unidade dos concelhos do antigo distrito de Santarém, em qualquer quadro de reforma do território que venha a acontecer, mereceu a concordância da maioria dos eleitos da assembleia municipal de Torres Novas. A moção foi aprovada no passado dia 12, com votos do PS, BE, PSD, CDS e autarcas das freguesias.
(ler mais...)


CHMT: Governo injecta oito milhões para redução da dívida »  2018-01-11 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que integra as unidades hospitalares de Torres Novas, Tomar e Abrantes, tem em curso um aumento de capital em mais de oito milhões de euros “que será utilizado exclusivamente no pagamento de dívida vencida”, refere o gabinete de imprensa desta organização.
(ler mais...)


Yoga para bebés, no Entroncamento »  2018-01-11 


O município do Entroncamento promove um ciclo de Yoga para crianças, decorrendo as primeiras sessões já no próximo sábado, dia 13 de Janeiro, realizando-se as outras sessões nos dias 3 de Fevereiro e 3 de Março.
(ler mais...)


Poderes e interesses ameaçam a cidadania »  2018-01-05 

Os poderes instituídos e os altos interesses parecem estar sem freio, ameaçando cidadãos por “delito de opinião” com armas desproporcionadas. A imprensa local, tida como mais frágil e sensível à pressão dos poderes, parece estar também na mira de quem acha que pode tudo.
(ler mais...)


CDU e Bloco manifestam-se contra encerramento de balões e CTT na região »  2018-01-04 

As estruturas distritais da CDU e do BE manifestaram-se, esta quinta-feira, contra o encerramento de balcões dos CTT em Alferrarede (Abrantes) e Alpiarça. Numa nota de imprensa, a CDU reclama o regresso à esfera pública dos CTT e o regresso do serviço postal “público, universal e de qualidade”.
(ler mais...)


Golegã: fábrica de vinagres começa ano com lançamento de novo produto »  2018-01-04 

A fábrica de vinagres e molhos da Golegã, a Mendes e Gonçalves – que detém a marca Paladim -, começa o ano de 2018 com lançamento de um novo produto no mercado dos vinagres. Trata-se se um vinagre de Sidra “100% natural e saboroso” e que, segundo a empresa, procura ir “ao encontro da tendência mundial da procura de produtos não processados e naturais”.
(ler mais...)


Constância: requalificação da frente ribeirinha previstas nas GOP »  2018-01-04 

As Grandes Opções do Plano (GOP) da câmara municipal de Constância, para 2018, prevêem, entre outros projectos, a reconversão da frente ribeirinha (margem do rio Zêzere) de Constância. Trata-se de um espaço privilegiado que, no Verão, é procurado por muita gente para momentos de lazer.
(ler mais...)


Ministro da Administração Interna vem a Santarém assinar protocolo de projecto-piloto para redução da acidentes rodoviários »  2018-01-04 

Eduardo Cabriata, recém-empossado ministro da Administração Interna, vem a Sanatrém na próxima terça-feira, dia 9 de Janeiro, presidir à cerimónia de apresentação do projecto para a promoção da segurança rodoviária na região da Lezíria do Tejo, bem como assinar protocolos com os municípios daquela região.
(ler mais...)


ÚLTIMA HORA Morreu Joaquim Canais Rocha »  2018-01-02 

Joaquim Canais Rocha, que contava 82 anos, morreu hoje,  terça-feira, dia 2, no hospital de Tomar onde se encontrava internado há algum tempo.

Figura histórica da imprensa local, Canais Rocha começou a trabalhar ainda muito jovem na velha tipografia do jornal O Almonda do largo do Salvador, onde se iniciou na profissão de tipógrafo.
(ler mais...)


Mitsubishi Fuso ofereceu três viaturas 4x4 a bombeiros »  2017-12-25 

A Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada em Tramagal e pertencente ao Grupo Daimler, entregou na sexta-feira, 22 de Dezembro, três viaturas Canter 4x4 doadas pela empresa às Corporações de Bombeiros de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-01-18  Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso