• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 23 de Junho de 2017
Pesquisar...
Seg.
 29° / 15°
Claro
Dom.
 33° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Sáb.
 33° / 13°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  33° / 13°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Nersant premiou as melhores ideias de negócio imaginadas por alunos

Sociedade  »  2017-06-10 

O program chama-se “EmpreEscola”, é promovido pela Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) e visa incutir nos jovens do ensino secundário o espírito empreendedor. Há alguns anos que o programa tem vindo a ser implementado em escolas do distrito e, no final de cada ano lectivo, são premiadas as melhores ideias.

Na região do Médio Tejo destacou-se uma equipa da Escola Profissional de Ourém, que concebeu uma bengala ergonómica que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos invisuais. A mesma detém um sensor de luz que avisa com um sinal sonoro quando as luzes estão acesas, bem como detêm três sensores ultrassónicos que alertam para a proximidade dos obstáculos na área lateral do invisual e ainda a nível da cintura.

No mesmo projeto estão ainda integrados uns óculos com o mesmo tipo de sensores que ao detetar um obstáculo a nível da cabeça a menos de 65 cm, ativa um motor vibratório de forma a avisar o invisual.

Esta foi a ideia mais votada pelo júri para Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo, que destacou ainda mais duas ideias de negócio.
Quanto à Lezíria do Tejo, a Melhor Ideia Empresarial foi atribuída à equipa "Pet + (plus)", da Escola Secundaria Sá da Bandeira, que desenvolveu uma aplicação que, em conjunto com uma plataforma online, poderá localizar animais (com chip) através de GPS. O júri decidiu ainda atribuir menção honrosa ao projeto "Control Sit", da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo.

A Ideia Mais Inovadora da Lezíria foi atribuída à mesma escola, mas desta vez à equipa "Engoma Pro-Teck", que desenvolveu um sensor para as tábuas de engomar, que previne que os utilizadores deixem o ferro ligado sempre que se afastam. Para a Escola Sá da Bandeira, projeto "B-Plastik", foi uma menção honrosa.

Às melhores ideias empresariais a Nersant atribuiu um vale de 750 euros em compras de material informático, às ideias mais inovadoras, a associação facultou um vale de 500 euros e aos melhores trabalhos de equipa, o valor do vale foi de 250 euros. Para além disso, os projetos empresariais receberão ainda apoio técnico da associação e pré-incubação da empresa, caso a venham a criar.

Este ano as cerimónias de entrega de prémios decorreram em Torres Novas (Médio Tejo) e Santarém (Lezíria do Tejo), no dia 5 de Junho.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Museu e Biblioteca de Torres Novas comemoraram ontem 80 anos »  2017-06-21 

A integração de um acervo de Carlos Reis, até aqui instalado no Palácio Nacional da Ajuda, no Museu Municipal de Torres Novas, fica a marcar o 80.º aniversário da fundação do museu e da biblioteca, que nasceram em 1937 pela mão de Gustavo Pinto Lopes.
(ler mais...)


Torres Novas e Alcanena aprovaram votos de pesar pela tragédia em Pedrógão Grande »  2017-06-20 

Os executivos municipais de Torres Nova se Alcanena aprovaram votos de pesar pela tragédia ocorrida no passado fim-de-semana e que foi amplamente noticiada. Em Torres Novas, o voto de pesar foi aprovado na sessão de câmara desta terça-feira, dia 21 de Junho.
(ler mais...)


Alcanena: Carla Pereira é a candidata da CDU à câmara »  2017-06-20 

A comerciante e militante comunista Carla Mendes Pereira, de 35 anos, é a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Alcanena às eleições autárquicas de 1 de outubro. Em comunicado, a CDU afirma que Carla Pereira lidera “um projeto alternativo, virado para as populações e os trabalhadores, com provas dadas de trabalho, honestidade e competência a nível regional e nacional”.
(ler mais...)


Festa do rock junto às pegadas de dinossáurios »  2017-06-20 

“RCA”, “DA/CA”, banda de tributo aos australianos AC/DC e “m!stakes”, são os nomes que integram o cartaz de mais um Bairro Rockfest, que decorre no campo de futebol do Bairro (Ourém), junto às pegadas e dinossáurios, no dia 8 de Julho.
(ler mais...)


Torres Novas: Cineclube volta com ciclo de cinema ao ar livre »  2017-06-20 

O Cineclube de Torres Novas está de volta com mais uma edição de cinema ao ar livre. Aproveitando as noites quentes de Verão, a primeira projecção está agendada para a noite deste sábado, 24 de Junho, no jardim das rosas, de “A vida secreta dos nossos bichos”.
(ler mais...)


Caminhada solidária a favor do CRIT »  2017-06-20 

O Centro de Reabilitação e Integração Torrejano (CRIT) promove no próximo dia 2 de Julho uma caminhada solidária na cidade de Torres Novas, na qual é pedido aos participantes que, no acto da inscrição, entreguem um bem alimentar.
(ler mais...)


Bombeiros: como ajudar? »  2017-06-18 

Águas e pacotes de sumo pequenos, bolachas e barritas energéticas são alguns dos contributos que a população pode deixar no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Numa altura em que a corporação tem homens a combater as chamas nos palcos de incêndio mais mediáticos do momento, é com apreço que os bombeiros recebem estes contributos, que nas horas de aperto poderão fazer a diferença.
(ler mais...)


João Zilhão, arqueólogo que achou o crânio com 400 mil anos, vem a Torres Novas falar do fóssil »  2017-06-17 

João Zilhão, coordenador dos trabalhos de arqueologia na gruta da aroeira que levaram à descoberta do crânio humano fóssil que se supõe ter 400 mil anos, vai estar em Torres Novas no próximo sábado, dia 24, para proferir uma conferência na qual abordará as circunstâncias da descoberta do mais antigo achado arqueológico até hoje encontrado em território nacional.
(ler mais...)


Secretário de Estado da Indústria vem a Torres Novas apresentar programa de apoio à capitalização das empresas »  2017-06-17 

João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, vem a Torres Novas no próximo dia 4 de Julho para apresentar às empresas da região o programa “Capitalizar”, de apoio à capitalização das empresas e à retoma do investimento.
(ler mais...)


Torres Novas: associação de defesa do património debate “ocupação/abandono urbano” »  2017-06-17 

Associação de  Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) promove no próximo dia 21 de Junho - solstício de Verão -, um debate sobre ocupação e abandono urbano, iniciativa que contará com a participação de historiadores e arqueólogos

O espaço escolhido para o encontro é a antiga Fábrica de Móveis Pataratas, na travessa dos Albardeiros, em Torres Novas.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-06-18  Bombeiros: como ajudar?
»  2017-06-16  Basta ao vivo! Sábado à noite na praça 5 de Outubro, em defesa do ambiente
»  2017-06-14  BE diz que Fabrióleo foi condenada e que ETAR continua sem licença (actualizada)