• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 23 de Julho de 2017
Pesquisar...
Qua.
 39° / 15°
Claro
Ter.
 36° / 15°
Claro
Seg.
 31° / 16°
Claro
Torres Novas
Hoje  32° / 13°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bloco diz que “é preciso governar o concelho” e quer disputar a vitória em Torres Novas

Sociedade  »  2017-07-16 

Bloquistas dizem que já fizeram “a melhor oposição nestes quatro anos”

Pela primeira vez, o BE vai apresentar-se em todas as freguesias. As listas estão quase fechadas e o balanço do mandato fica para os próximos dias, tal como a apresentação do programa eleitoral. Os bloquistas não querem ser oposição, querem disputar a vitória eleitoral no concelho.


Começando por evocar o dia 14 de Julho, “um dia auspicioso” por se assinalarem os 228 anos da Revolução Francesa, “um dos acontecimentos fundamentais da história contemporânea da Europa e do Mundo”, João Carlos Lopes, cabeça-de-lista do Bloco à assembleia municipal de Torres Novas, foi directo aos objectivos do partido para as próximas autárquicas: “Não estamos aqui para prometer que vamos fazer uma boa oposição à maioria socialista. Isso já nós fizemos há quatro anos e nestes quatros fomos a melhor oposição, fomos a única oposição. Estamos aqui para dizermos que vamos disputar a câmara municipal e a assembleia municipal”, disse na sexta-feira passada, dia 14.


O candidato disse que o Bloco nunca foi uma oposição apenas de crítica, “mas sempre de proposta e de alternativa”, e que neste quatro anos o partido preparou centenas de intervenções políticas sobre dezenas de assuntos que dizem respeito à gestão da autarquia. Considerou que “depois de um quarto de século de gestão socialista, os resultados estão à vista: não há resultados”. Admitiu que foram feitas obras nos 25 anos da maioria PS (“como na maior parte dos concelhos do país”) mas acha que “faltou uma visão” que ligasse a obra feita. “Há demasiada tranquilidade e silêncio nesta cidade, uma cidade que não passa de um cenário”, registou, para concluir que “esta maioria implodiu, não tem futuro”, e que o Bloco “tem absoluta convicção de que sabe fazer melhor que esta maioria socialista”.


Helena Pinto, já oficialmente anunciada como candidata à câmara, não escondeu a sua alegria quando se referiu às listas autárquicas do Bloco: “Vamos a todas as freguesias, não falha nenhuma”, disse a antiga deputada, agradecendo “o esforço de todas e todos na construção de uma alternativa, porque todos são importantes – o primeiro da lista é muito importante, mas sem o último não há lista”.


A actual vereadora centrou o seu discurso na área do ambiente, a que o Bloco tem dado grande destaque na sua intervenção: “Vamos dar grande importância ao ambiente e ao combate à poluição. As empresas que estão fora da lei e poluem o solo e a atmosfera prejudicam a vida das pessoas, e também o emprego, o turismo e as actividades económicas. A candidata referiu concretamente a Fabrióleo, defendendo mesmo a deslocalização da empresa: “A Fabrióleo tem que sair dali”, e afirmou, “as pessoas de Carreiro da Areia, da Meia Via, do Nicho e mesmo de Torres Novas não podem continuar a viver com este pesadelo”, saudando, em nome do BE “todos e todas que empenham nesta luta e tudo fará pela defesa do ambiente”.


Na sessão discursaram também Graça Martins, segunda da lista à câmara, Rui Alves Vieira, igualmente segundo na lista da assembleia e Guilherme Pinto, o mandatário, que exortou os candidatos do Bloco a serem exigentes no seu trabalho político.


LISTAS - Assembleia Municipal, por ordem: João Carlos Lopes (técnico superior de cultura) Rui Alves Vieira (geólogo), Dina Pintasilgo (operadora especialista de supermercado), Hélder Pereira (escriturário), António Gomes (ferroviário), Teresina Paz (professora), Luís Miguel Fanha (técnico de informática), Francelina Costa (médica), Célia Santos (assistente administrativa), Lia Ribeiro (professora), André Lopes (antropólogo) e Ana Lopes (mestranda em sociologia); Câmara Municipal: Helena Pinto (animadora social), Graça Martins (professora), Roberto Barata (engenheiro químico), Tânia Prezado (técnica superior de serviço social), Catarina Coelho (professora), Joaquim da Silva Lopes (jornalista), António Ribeiro (professor) Ana Bela Paixão (desempregada), Nicolau Bertsch (enólogo), Célia Barroca (professora); Assembleias de Freguesia: Assentis, Maria do Céu Dias (professora); UF Brogueira, Alcorochel e Parceiros, Pedro Maurício (auxiliar de armazém); Chancelaria, Carlos Alberto Pinto (caixeiro); Meia Via, Ana Cristina Paixão Nunes (assistente de consultório); Olaia e Paço, Carlos Miguel Martinho (electricista); Pedrógão, Marisa Raquel Caetano (desempregada); Riachos, João Pedro Luz (professor; UF Torres Novas SM SAL SAN, Pedro Alexandre Triguinho (assistente administrativo); UF Torres Novas SP Lapas RB, Nelson Ferreira Campos (bombeiro); Zibreira, Gina Santos Gouveia (desempregada); Mandatário: Guilherme Pinto (sociólogo).

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Para acabar de vez com o “convento do Carmo” »  2017-07-20 

Costuma dizer-se que uma mentira mil vezes repetida acaba por ser uma verdade, mas neste caso não é possível. Não há nada a fazer e é uma verdade histórica com quase 200 anos: não há nenhum “Convento do Carmo” em Torres Novas.
(ler mais...)


Assembleia da República aprovou resoluções pela Ribeira da Boa Água »  2017-07-19 

Eram cerca de quatro da tarde de hoje, quarta-feira, quando plenário da Assembleia da República debateu a petição em defesa da ribeira da Boa Água, levada ao parlamento por milhares de torrejanos que a assinaram, numa acção levada a cabo pelo “Basta!”, movimento ambientalista local.
(ler mais...)


Partido Socialista acredita no reforço de mandatos à câmara e no pleno às freguesias »  2017-07-19 

O Partido Socialista de Torres Novas, na gestão do município há 25 anos, ou seja seis mandatos, acredita que vai reforçar o número de mandatos na câmara municipal pretendendo, no mínimo, recuperar o vereador perdido nas eleições de 2013.
(ler mais...)


Associação Empresarial e grupo Crédito Agrícola firmam parceria »  2017-07-18 

A Associação Empresarial da Região de Santarém e o Grupo Crédito Agrícola estabeleceram um protocolo que vai permitir às empresas associadas (da Nersant) ter acesso a condições preferenciais de produtos e serviços bancários.
(ler mais...)


Torres Novas: CDU apresenta-se a todas as freguesias »  2017-07-18 

A CDU apresentou no sábado, 15 de Julho, os candidatos às Juntas de Freguesia do concelho de Torres Novas. A novidade é a candidatura a todas as 10 freguesias, incluindo Chancelaria, um território sempre difícil para os comunistas.
(ler mais...)


Petição sobre despoluição da ribeira da Boa Água discutida no Parlamento »  2017-07-15 

Os deputados à Assembleia da República discutem na próxima quarta-feira, dia 19 de Junho, várias petições, entre as quais a que pede ao governo a adopção das medidas necessárias para uma despoluição efectiva e total da Ribeira da Boa Água e de toda a bacia hidrográfica do Rio Almonda, petição que reuniu cerca de 5700 assinaturas.
(ler mais...)


Autárquicas: Miguel Bento é candidato do CDS à câmara de Torres Novas »  2017-07-15 

Miguel Bento, advogado, é oficialmente candidato à Câmara Municipal de Torres Novas nas eleições de 1 de Outubro: “abraçar a comunidade civil no sentido de trabalhar ideias mais coerentes e ambiciosas do que as que têm orientado o concelho nos últimos anos”, é o ponto de partida da candidatura CDS, apresentada na quarta-feira, 12 de Julho, na biblioteca municipal.
(ler mais...)


Tores Novas: Rui Alves Vieira é candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal (ACTUALIZADA) »  2017-07-13 

Rui Alves Vieira vai ser candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Torres Novas, e vai ainda integrar a lista do BE à Assembleia de Freguesia de Assentis, localidade com a qual tem laços afectivos. “Foi nessa freguesia (Outeiro Grande) que eu brinquei quando era criança e é na freguesia de Assentis que eu encontro agora a motivação para dar o melhor do meu contributo cívico à comunidade”, refere num manifesto político publicado na sua página do facebook.
(ler mais...)


“Ti António” leva DIM da Assembleia com votos contra do Bloco (corrigida) »  2017-07-13 

Estão a gozar com a nossa cara”, disse António Gomes, do BE

 A apreciação de vários pedidos de Declarações de Interesse Municipal (DIM), por parte de várias empresas do concelho, com vista a regularizarem, em grande parte dos casos, obras não licenciadas por terem sido realizadas de forma ilegal, constituía o assunto mais importante da assembleia municipal de Torres Novas, realizada na passada terça-feira.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-07-20  Para acabar de vez com o “convento do Carmo”
»  2017-07-13  “Ti António” leva DIM da Assembleia com votos contra do Bloco (corrigida)
»  2017-07-16  Bloco diz que “é preciso governar o concelho” e quer disputar a vitória em Torres Novas