• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 25 de Setembro de 2017
Pesquisar...
Qui.
 30° / 16°
Céu nublado
Qua.
 29° / 13°
Períodos nublados
Ter.
 27° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 14°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bloco diz que “é preciso governar o concelho” e quer disputar a vitória em Torres Novas

Sociedade  »  2017-07-16 

Bloquistas dizem que já fizeram “a melhor oposição nestes quatro anos”

Pela primeira vez, o BE vai apresentar-se em todas as freguesias. As listas estão quase fechadas e o balanço do mandato fica para os próximos dias, tal como a apresentação do programa eleitoral. Os bloquistas não querem ser oposição, querem disputar a vitória eleitoral no concelho.


Começando por evocar o dia 14 de Julho, “um dia auspicioso” por se assinalarem os 228 anos da Revolução Francesa, “um dos acontecimentos fundamentais da história contemporânea da Europa e do Mundo”, João Carlos Lopes, cabeça-de-lista do Bloco à assembleia municipal de Torres Novas, foi directo aos objectivos do partido para as próximas autárquicas: “Não estamos aqui para prometer que vamos fazer uma boa oposição à maioria socialista. Isso já nós fizemos há quatro anos e nestes quatros fomos a melhor oposição, fomos a única oposição. Estamos aqui para dizermos que vamos disputar a câmara municipal e a assembleia municipal”, disse na sexta-feira passada, dia 14.


O candidato disse que o Bloco nunca foi uma oposição apenas de crítica, “mas sempre de proposta e de alternativa”, e que neste quatro anos o partido preparou centenas de intervenções políticas sobre dezenas de assuntos que dizem respeito à gestão da autarquia. Considerou que “depois de um quarto de século de gestão socialista, os resultados estão à vista: não há resultados”. Admitiu que foram feitas obras nos 25 anos da maioria PS (“como na maior parte dos concelhos do país”) mas acha que “faltou uma visão” que ligasse a obra feita. “Há demasiada tranquilidade e silêncio nesta cidade, uma cidade que não passa de um cenário”, registou, para concluir que “esta maioria implodiu, não tem futuro”, e que o Bloco “tem absoluta convicção de que sabe fazer melhor que esta maioria socialista”.


Helena Pinto, já oficialmente anunciada como candidata à câmara, não escondeu a sua alegria quando se referiu às listas autárquicas do Bloco: “Vamos a todas as freguesias, não falha nenhuma”, disse a antiga deputada, agradecendo “o esforço de todas e todos na construção de uma alternativa, porque todos são importantes – o primeiro da lista é muito importante, mas sem o último não há lista”.


A actual vereadora centrou o seu discurso na área do ambiente, a que o Bloco tem dado grande destaque na sua intervenção: “Vamos dar grande importância ao ambiente e ao combate à poluição. As empresas que estão fora da lei e poluem o solo e a atmosfera prejudicam a vida das pessoas, e também o emprego, o turismo e as actividades económicas. A candidata referiu concretamente a Fabrióleo, defendendo mesmo a deslocalização da empresa: “A Fabrióleo tem que sair dali”, e afirmou, “as pessoas de Carreiro da Areia, da Meia Via, do Nicho e mesmo de Torres Novas não podem continuar a viver com este pesadelo”, saudando, em nome do BE “todos e todas que empenham nesta luta e tudo fará pela defesa do ambiente”.


Na sessão discursaram também Graça Martins, segunda da lista à câmara, Rui Alves Vieira, igualmente segundo na lista da assembleia e Guilherme Pinto, o mandatário, que exortou os candidatos do Bloco a serem exigentes no seu trabalho político.


LISTAS - Assembleia Municipal, por ordem: João Carlos Lopes (técnico superior de cultura) Rui Alves Vieira (geólogo), Dina Pintasilgo (operadora especialista de supermercado), Hélder Pereira (escriturário), António Gomes (ferroviário), Teresina Paz (professora), Luís Miguel Fanha (técnico de informática), Francelina Costa (médica), Célia Santos (assistente administrativa), Lia Ribeiro (professora), André Lopes (antropólogo) e Ana Lopes (mestranda em sociologia); Câmara Municipal: Helena Pinto (animadora social), Graça Martins (professora), Roberto Barata (engenheiro químico), Tânia Prezado (técnica superior de serviço social), Catarina Coelho (professora), Joaquim da Silva Lopes (jornalista), António Ribeiro (professor) Ana Bela Paixão (desempregada), Nicolau Bertsch (enólogo), Célia Barroca (professora); Assembleias de Freguesia: Assentis, Maria do Céu Dias (professora); UF Brogueira, Alcorochel e Parceiros, Pedro Maurício (auxiliar de armazém); Chancelaria, Carlos Alberto Pinto (caixeiro); Meia Via, Ana Cristina Paixão Nunes (assistente de consultório); Olaia e Paço, Carlos Miguel Martinho (electricista); Pedrógão, Marisa Raquel Caetano (desempregada); Riachos, João Pedro Luz (professor; UF Torres Novas SM SAL SAN, Pedro Alexandre Triguinho (assistente administrativo); UF Torres Novas SP Lapas RB, Nelson Ferreira Campos (bombeiro); Zibreira, Gina Santos Gouveia (desempregada); Mandatário: Guilherme Pinto (sociólogo).

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Um bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições”, João Quaresma »  2017-09-25 

O João Quaresma já foi vereador e é do tempo em que o PSD ainda tinha dois vereadores eleitos, no mandato de 2001 a 2005. Nos anos que se seguiram o PSD apenas elegeu um vereador. Qual será um bom resultado para o PSD nas eleições que se avizinham?
Bom resultado para o PSD de Torres Novas é ganhar as eleições.
(ler mais...)


“Partimos de uma perspectiva positiva para o futuro do concelho”, Luís Filipe Júlio »  2017-09-25 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Destacamos pela positiva, a abertura crescente de respeito pelas freguesias com a atribuição de delegação de competências e também o esforço para solucionar as dificuldades e os problemas com que foi confrontado.
(ler mais...)


Autárquicas: “A CDU faz falta na câmara com sua voz crítica e as suas propostas”, Maria João Gonçalves »  2017-09-25 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Antes de mais, uma gestão CDU é uma gestão diferente da que aconteceu no último ciclo.
(ler mais...)


Santarém recebe Festival Internacional de Teatro e Artes de 1 a 8 de Outubro »  2017-09-24 

Santarém vai receber, de 01 a 08 de outubro, 43 espetáculos de teatro, por grupos de seis países, manifestações artísticas de rua, oficinas de arte e residências artísticas na 13.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes.
(ler mais...)


Nersant à procura de oportunidades de negócio no mercado marroquino »  2017-09-24 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) volta a virar-se para o mercado marroquino e organiza uma acção promocional do Ribatejo e da sua oferta empresarial entre os dias 13 e 16 de Novembro.
(ler mais...)


Autárquicas: “Sinto que as pessoas anseiam por uma política de proximidade”, Vítor Borges da Costa »  2017-09-24 

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Na minha opinião, as medidas programáticas deste executivo do PS pecaram por uma orientação algo difusa face ao compromisso eleitoral de 2013.
(ler mais...)


CDS-PP pede discriminação das áreas "efectivamente ardidas" por concelho »  2017-09-24 

Os deputados do CDS-PP querem que os Relatórios Provisórios dos Incêndios Florestais “discriminem as áreas efetivamente ardidas por concelho”, e que o último relatório deste ano reflita essa realidade.
(ler mais...)


Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros »  2017-09-20 

A campanha eleitoral do Partido Socialista em Torres Novas está a ser marcada por métodos nunca vistos, indo ao ponto de publicitar, em outdoors gigantes, obras fantasmas que nunca viram a luz do dia, ao mesmo tempo que se divulgam os milhões de investimento nas referidas obras.
(ler mais...)


Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal »  2017-09-18 

Prosseguiu hoje, segunda-feira, no Tribunal de Torres Novas, mais uma sessão do julgamento de um processo que opõe o Ministério Público à Fabrióleo, relacionado com a poluição na ribeira da Boa Água.
(ler mais...)


Constância: desporto aventura animou vila durante o festival das grandes rotas »  2017-09-18 

Actividades desportivas ao ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, aquaball, stand up paddle e vertical playpen, marcaram o conjunto de iniciativas que decorreram em Constância entre os dias 9 e 17 de Setembro, no âmbito do festiva das grandes rotas – do Tejo e Zêzere.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-09-17  Torres Novas: incêndio deflagrou em Rio Frio junto ao viaduto
»  2017-09-20  Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros
»  2017-09-18  Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal