• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bloco diz que “é preciso governar o concelho” e quer disputar a vitória em Torres Novas

Sociedade  »  2017-07-16 

Bloquistas dizem que já fizeram “a melhor oposição nestes quatro anos”

Pela primeira vez, o BE vai apresentar-se em todas as freguesias. As listas estão quase fechadas e o balanço do mandato fica para os próximos dias, tal como a apresentação do programa eleitoral. Os bloquistas não querem ser oposição, querem disputar a vitória eleitoral no concelho.


Começando por evocar o dia 14 de Julho, “um dia auspicioso” por se assinalarem os 228 anos da Revolução Francesa, “um dos acontecimentos fundamentais da história contemporânea da Europa e do Mundo”, João Carlos Lopes, cabeça-de-lista do Bloco à assembleia municipal de Torres Novas, foi directo aos objectivos do partido para as próximas autárquicas: “Não estamos aqui para prometer que vamos fazer uma boa oposição à maioria socialista. Isso já nós fizemos há quatro anos e nestes quatros fomos a melhor oposição, fomos a única oposição. Estamos aqui para dizermos que vamos disputar a câmara municipal e a assembleia municipal”, disse na sexta-feira passada, dia 14.


O candidato disse que o Bloco nunca foi uma oposição apenas de crítica, “mas sempre de proposta e de alternativa”, e que neste quatro anos o partido preparou centenas de intervenções políticas sobre dezenas de assuntos que dizem respeito à gestão da autarquia. Considerou que “depois de um quarto de século de gestão socialista, os resultados estão à vista: não há resultados”. Admitiu que foram feitas obras nos 25 anos da maioria PS (“como na maior parte dos concelhos do país”) mas acha que “faltou uma visão” que ligasse a obra feita. “Há demasiada tranquilidade e silêncio nesta cidade, uma cidade que não passa de um cenário”, registou, para concluir que “esta maioria implodiu, não tem futuro”, e que o Bloco “tem absoluta convicção de que sabe fazer melhor que esta maioria socialista”.


Helena Pinto, já oficialmente anunciada como candidata à câmara, não escondeu a sua alegria quando se referiu às listas autárquicas do Bloco: “Vamos a todas as freguesias, não falha nenhuma”, disse a antiga deputada, agradecendo “o esforço de todas e todos na construção de uma alternativa, porque todos são importantes – o primeiro da lista é muito importante, mas sem o último não há lista”.


A actual vereadora centrou o seu discurso na área do ambiente, a que o Bloco tem dado grande destaque na sua intervenção: “Vamos dar grande importância ao ambiente e ao combate à poluição. As empresas que estão fora da lei e poluem o solo e a atmosfera prejudicam a vida das pessoas, e também o emprego, o turismo e as actividades económicas. A candidata referiu concretamente a Fabrióleo, defendendo mesmo a deslocalização da empresa: “A Fabrióleo tem que sair dali”, e afirmou, “as pessoas de Carreiro da Areia, da Meia Via, do Nicho e mesmo de Torres Novas não podem continuar a viver com este pesadelo”, saudando, em nome do BE “todos e todas que empenham nesta luta e tudo fará pela defesa do ambiente”.


Na sessão discursaram também Graça Martins, segunda da lista à câmara, Rui Alves Vieira, igualmente segundo na lista da assembleia e Guilherme Pinto, o mandatário, que exortou os candidatos do Bloco a serem exigentes no seu trabalho político.


LISTAS - Assembleia Municipal, por ordem: João Carlos Lopes (técnico superior de cultura) Rui Alves Vieira (geólogo), Dina Pintasilgo (operadora especialista de supermercado), Hélder Pereira (escriturário), António Gomes (ferroviário), Teresina Paz (professora), Luís Miguel Fanha (técnico de informática), Francelina Costa (médica), Célia Santos (assistente administrativa), Lia Ribeiro (professora), André Lopes (antropólogo) e Ana Lopes (mestranda em sociologia); Câmara Municipal: Helena Pinto (animadora social), Graça Martins (professora), Roberto Barata (engenheiro químico), Tânia Prezado (técnica superior de serviço social), Catarina Coelho (professora), Joaquim da Silva Lopes (jornalista), António Ribeiro (professor) Ana Bela Paixão (desempregada), Nicolau Bertsch (enólogo), Célia Barroca (professora); Assembleias de Freguesia: Assentis, Maria do Céu Dias (professora); UF Brogueira, Alcorochel e Parceiros, Pedro Maurício (auxiliar de armazém); Chancelaria, Carlos Alberto Pinto (caixeiro); Meia Via, Ana Cristina Paixão Nunes (assistente de consultório); Olaia e Paço, Carlos Miguel Martinho (electricista); Pedrógão, Marisa Raquel Caetano (desempregada); Riachos, João Pedro Luz (professor; UF Torres Novas SM SAL SAN, Pedro Alexandre Triguinho (assistente administrativo); UF Torres Novas SP Lapas RB, Nelson Ferreira Campos (bombeiro); Zibreira, Gina Santos Gouveia (desempregada); Mandatário: Guilherme Pinto (sociólogo).

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena