• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 22 de Janeiro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 14° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 15° / 6°
Céu nublado
Ter.
 17° / 7°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bloco diz que “é preciso governar o concelho” e quer disputar a vitória em Torres Novas

Sociedade  »  2017-07-16 

Bloquistas dizem que já fizeram “a melhor oposição nestes quatro anos”

Pela primeira vez, o BE vai apresentar-se em todas as freguesias. As listas estão quase fechadas e o balanço do mandato fica para os próximos dias, tal como a apresentação do programa eleitoral. Os bloquistas não querem ser oposição, querem disputar a vitória eleitoral no concelho.


Começando por evocar o dia 14 de Julho, “um dia auspicioso” por se assinalarem os 228 anos da Revolução Francesa, “um dos acontecimentos fundamentais da história contemporânea da Europa e do Mundo”, João Carlos Lopes, cabeça-de-lista do Bloco à assembleia municipal de Torres Novas, foi directo aos objectivos do partido para as próximas autárquicas: “Não estamos aqui para prometer que vamos fazer uma boa oposição à maioria socialista. Isso já nós fizemos há quatro anos e nestes quatros fomos a melhor oposição, fomos a única oposição. Estamos aqui para dizermos que vamos disputar a câmara municipal e a assembleia municipal”, disse na sexta-feira passada, dia 14.


O candidato disse que o Bloco nunca foi uma oposição apenas de crítica, “mas sempre de proposta e de alternativa”, e que neste quatro anos o partido preparou centenas de intervenções políticas sobre dezenas de assuntos que dizem respeito à gestão da autarquia. Considerou que “depois de um quarto de século de gestão socialista, os resultados estão à vista: não há resultados”. Admitiu que foram feitas obras nos 25 anos da maioria PS (“como na maior parte dos concelhos do país”) mas acha que “faltou uma visão” que ligasse a obra feita. “Há demasiada tranquilidade e silêncio nesta cidade, uma cidade que não passa de um cenário”, registou, para concluir que “esta maioria implodiu, não tem futuro”, e que o Bloco “tem absoluta convicção de que sabe fazer melhor que esta maioria socialista”.


Helena Pinto, já oficialmente anunciada como candidata à câmara, não escondeu a sua alegria quando se referiu às listas autárquicas do Bloco: “Vamos a todas as freguesias, não falha nenhuma”, disse a antiga deputada, agradecendo “o esforço de todas e todos na construção de uma alternativa, porque todos são importantes – o primeiro da lista é muito importante, mas sem o último não há lista”.


A actual vereadora centrou o seu discurso na área do ambiente, a que o Bloco tem dado grande destaque na sua intervenção: “Vamos dar grande importância ao ambiente e ao combate à poluição. As empresas que estão fora da lei e poluem o solo e a atmosfera prejudicam a vida das pessoas, e também o emprego, o turismo e as actividades económicas. A candidata referiu concretamente a Fabrióleo, defendendo mesmo a deslocalização da empresa: “A Fabrióleo tem que sair dali”, e afirmou, “as pessoas de Carreiro da Areia, da Meia Via, do Nicho e mesmo de Torres Novas não podem continuar a viver com este pesadelo”, saudando, em nome do BE “todos e todas que empenham nesta luta e tudo fará pela defesa do ambiente”.


Na sessão discursaram também Graça Martins, segunda da lista à câmara, Rui Alves Vieira, igualmente segundo na lista da assembleia e Guilherme Pinto, o mandatário, que exortou os candidatos do Bloco a serem exigentes no seu trabalho político.


LISTAS - Assembleia Municipal, por ordem: João Carlos Lopes (técnico superior de cultura) Rui Alves Vieira (geólogo), Dina Pintasilgo (operadora especialista de supermercado), Hélder Pereira (escriturário), António Gomes (ferroviário), Teresina Paz (professora), Luís Miguel Fanha (técnico de informática), Francelina Costa (médica), Célia Santos (assistente administrativa), Lia Ribeiro (professora), André Lopes (antropólogo) e Ana Lopes (mestranda em sociologia); Câmara Municipal: Helena Pinto (animadora social), Graça Martins (professora), Roberto Barata (engenheiro químico), Tânia Prezado (técnica superior de serviço social), Catarina Coelho (professora), Joaquim da Silva Lopes (jornalista), António Ribeiro (professor) Ana Bela Paixão (desempregada), Nicolau Bertsch (enólogo), Célia Barroca (professora); Assembleias de Freguesia: Assentis, Maria do Céu Dias (professora); UF Brogueira, Alcorochel e Parceiros, Pedro Maurício (auxiliar de armazém); Chancelaria, Carlos Alberto Pinto (caixeiro); Meia Via, Ana Cristina Paixão Nunes (assistente de consultório); Olaia e Paço, Carlos Miguel Martinho (electricista); Pedrógão, Marisa Raquel Caetano (desempregada); Riachos, João Pedro Luz (professor; UF Torres Novas SM SAL SAN, Pedro Alexandre Triguinho (assistente administrativo); UF Torres Novas SP Lapas RB, Nelson Ferreira Campos (bombeiro); Zibreira, Gina Santos Gouveia (desempregada); Mandatário: Guilherme Pinto (sociólogo).

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso »  2018-01-18 

A unidade dos concelhos do antigo distrito de Santarém, em qualquer quadro de reforma do território que venha a acontecer, mereceu a concordância da maioria dos eleitos da assembleia municipal de Torres Novas. A moção foi aprovada no passado dia 12, com votos do PS, BE, PSD, CDS e autarcas das freguesias.
(ler mais...)


CHMT: Governo injecta oito milhões para redução da dívida »  2018-01-11 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que integra as unidades hospitalares de Torres Novas, Tomar e Abrantes, tem em curso um aumento de capital em mais de oito milhões de euros “que será utilizado exclusivamente no pagamento de dívida vencida”, refere o gabinete de imprensa desta organização.
(ler mais...)


Yoga para bebés, no Entroncamento »  2018-01-11 


O município do Entroncamento promove um ciclo de Yoga para crianças, decorrendo as primeiras sessões já no próximo sábado, dia 13 de Janeiro, realizando-se as outras sessões nos dias 3 de Fevereiro e 3 de Março.
(ler mais...)


Poderes e interesses ameaçam a cidadania »  2018-01-05 

Os poderes instituídos e os altos interesses parecem estar sem freio, ameaçando cidadãos por “delito de opinião” com armas desproporcionadas. A imprensa local, tida como mais frágil e sensível à pressão dos poderes, parece estar também na mira de quem acha que pode tudo.
(ler mais...)


CDU e Bloco manifestam-se contra encerramento de balões e CTT na região »  2018-01-04 

As estruturas distritais da CDU e do BE manifestaram-se, esta quinta-feira, contra o encerramento de balcões dos CTT em Alferrarede (Abrantes) e Alpiarça. Numa nota de imprensa, a CDU reclama o regresso à esfera pública dos CTT e o regresso do serviço postal “público, universal e de qualidade”.
(ler mais...)


Golegã: fábrica de vinagres começa ano com lançamento de novo produto »  2018-01-04 

A fábrica de vinagres e molhos da Golegã, a Mendes e Gonçalves – que detém a marca Paladim -, começa o ano de 2018 com lançamento de um novo produto no mercado dos vinagres. Trata-se se um vinagre de Sidra “100% natural e saboroso” e que, segundo a empresa, procura ir “ao encontro da tendência mundial da procura de produtos não processados e naturais”.
(ler mais...)


Constância: requalificação da frente ribeirinha previstas nas GOP »  2018-01-04 

As Grandes Opções do Plano (GOP) da câmara municipal de Constância, para 2018, prevêem, entre outros projectos, a reconversão da frente ribeirinha (margem do rio Zêzere) de Constância. Trata-se de um espaço privilegiado que, no Verão, é procurado por muita gente para momentos de lazer.
(ler mais...)


Ministro da Administração Interna vem a Santarém assinar protocolo de projecto-piloto para redução da acidentes rodoviários »  2018-01-04 

Eduardo Cabriata, recém-empossado ministro da Administração Interna, vem a Sanatrém na próxima terça-feira, dia 9 de Janeiro, presidir à cerimónia de apresentação do projecto para a promoção da segurança rodoviária na região da Lezíria do Tejo, bem como assinar protocolos com os municípios daquela região.
(ler mais...)


ÚLTIMA HORA Morreu Joaquim Canais Rocha »  2018-01-02 

Joaquim Canais Rocha, que contava 82 anos, morreu hoje,  terça-feira, dia 2, no hospital de Tomar onde se encontrava internado há algum tempo.

Figura histórica da imprensa local, Canais Rocha começou a trabalhar ainda muito jovem na velha tipografia do jornal O Almonda do largo do Salvador, onde se iniciou na profissão de tipógrafo.
(ler mais...)


Mitsubishi Fuso ofereceu três viaturas 4x4 a bombeiros »  2017-12-25 

A Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada em Tramagal e pertencente ao Grupo Daimler, entregou na sexta-feira, 22 de Dezembro, três viaturas Canter 4x4 doadas pela empresa às Corporações de Bombeiros de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-01-18  Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso