• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 22 de Agosto de 2017
Pesquisar...
Sex.
 29° / 16°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 17°
Períodos nublados
Qua.
 36° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  36° / 19°
Claro
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Obras da empresa Componatura são um “abuso”, diz o BE

Sociedade  »  2017-08-07 

Empresa diz que obra não tem o resultado desastroso de que se falou

Em causa está um acesso construído pela empresa Componatura pelo lado da estrada da Sapeira, entre Torres Novas e Meia Via. A referida empresa de compostagem de resíduos biodegradáveis colocou alcatrão numa das entradas. Para minimizar o declive entre a estrada e a propriedade, separadas por uma valeta de escoamento de águas pluviais, foi colocado alcatrão numa extensão entre três a cinco metros.

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda na câmara municipal de Torres Novas, questionou a oportunidade e a legalidade desta obra que prejudica a função da valeta: o escoamento das águas.

“A via que foi aberta para esta empresa pura e simplesmente fez desaparecer a valeta da estrada, que é assim abruptamente interrompida. O que acontecerá às águas? Vai correr para o meio da estrada, assim como as águas que vierem do lado da empresa. É inadmissível esta situação”, disse na reunião da câmara do dia 1 de Agosto.

Helena Pinto perguntou se a obra respeitou o projecto e se houve fiscalização da parte dos serviços da câmara municipal. “Espero que se actue de imediato para a reposição da valeta e para a construção de um sistema que encaminhe as águas vindas da empresa, o mais rápido possível, ou ficaremos novamente perante um facto consumado que permanecerá devido à inércia da câmara municipal”, vaticinou.

Segundo disse esta empresa já foi alvo de inspecções ambientais “onde foram detectadas irregularidades” bem como já foram realziadas inspecções por parte da autarquia, as quais deram origem a um embargo.

Empresa nega impacto desastroso “de que se falou”
Em resposta a um pedido de esclarecimento pedido pelo JORNAL TORREJANO, um responsável pela empresa sulinhou que a obra em questão não se encontra concluída e nega que a intervenção realizada tenha o resultado “desastroso” de que se falou na reunião de câmara.

“Tecnicamente estamos a falar de 3 a 5 metros de valeta que não vai conseguir escoar na totalidade, irá escoar cerca de 99,9% do caudal que lá chegar”.
Segundo refere Luís Júnior, todo o acesso em betuminoso foi realizado com desnível suficiente para escoar a água “criando apenas duas acumulações de água mínimas” nesses 3 a 5 metros.

Por outro lado, acrescenta, a valeta pré-existente estava danificada e não tinha condições construtivas para circulação de pesados. “Teria de ser sempre destruída” diz, referindo que se está a pensar na melhor solução.

“Todas as obras estão devidamente licenciadas e temos tido um contacto próximo com todas as entidades competentes”.

O responsável acrescentou que o impacto desta obra no processo da Componatura trará grandes vantagens logísticas para empresa sendo uma delas o fim dos rastos sujos de pesados “pois permitirá passar de uma estrada em terra batida que é a actualmente utilizada para uma com condições de limpeza garantidas”.

“Outra vantagem é a redução do perigo rodoviário. São raros os utilizadores que respeitam os limites de velocidade na estrada da Sapeira. Com o novo acesso a zona de visualização é muito superior ao antigo”, esclareceu, anunciando ainda que será colocada sinalização com avisos para circulação com precaução.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena: detido presumível autor de incêndipo florestal »  2017-08-21 

A Polícia Judiciária de Leiria anunciou a detenção do presumível autor do incendiário florestal que deflagrou em Alcanena no dia 18 de Agosto. Numa nota de imprensa, a PJ refere que o suspeito, um homem de 50 anos, é solteiro e sapador florestal.
(ler mais...)


Ourém: tribunal recusou candidatura do cabeça-de-lista Paulo Fonseca (PS) »  2017-08-18 

O Tribunal de Ourém recusou a candidatura às eleições autárquicas do cabeça-de-lista do PS, Paulo Fonseca, por insolvência pessoal, anunciou a agência Lusa.
A agência de notícias cita fontes do tribunal que revelam que o juiz do Tribunal de Ourém considerou "inelegível" a candidatura do actual presidente do município, que procura concorrer pelo PS para tentar um terceiro mandato.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo apela ao consumo de água “estritamente necessário” na freguesia do Pedrógão e Almonda »  2017-08-11 

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo apela às populações do Pedrógão, Alqueidão, Adofreire, Casal João Dias, Casais Martanes e Almonda (freguesia da Zibreira) ao consumo moderado de água da reestruturação pública, referindo aquela entidade que devem ser suspensas regas e lavagens e enchimento de piscinas nestas localidades.
(ler mais...)


Riachos: rua vai ter o nome de Joaquim Santana »  2017-08-09 

O descerramento da placa com o nome da rua Joaquim Santana constituirá um dos momentos mais marcantes das cerimónias comemorativas da fundação da freguesia de Riachos, que aconteceu a 23 de Agosto de 1923. A atribuição do nome Joaquim Santana a uma rua de Riachos visa homenagear o fundador, ensaiador e director do rancho folcórico “Os Camponeses” e autor de algumas publicações, sendo inevitavelmente uma das figuras marcantes de Riachos.
(ler mais...)


Golegã: Vítor Borges da Costa é o cabeça-de-lista do PSD »  2017-08-09 

Luís Santana Júlio, presidente da junta de freguesia do Pombalinho (independente) já tinha anunciado a sua candidatura à câmara municipal da Golegã, pela CDU e, mesmo no prazo limite para entrega das listas no tribunal, o PSD anunciou alguns nomes da sua lista, também encabeçada por um pombalinense: Vítor Borges da Costa.
(ler mais...)


Seca atinge país e na região há municípios a sofrer deste problema »  2017-08-09 

No concelho de Almeirim está-se a pedir às populações que usem a água da rede com moderação, isto depois de terem ocorridos problemas no abastecimento em alguns locais, chegando água barrenta às torneiras, em virtude da existência de caudais mínimos nos reservatórios da rede pública.
(ler mais...)


Está aí mais um Bons Sons, o festival que a aldeia fez »  2017-08-09 

Há onze anos nascia o Festival Bons Sons, na pequena aldeia de Cem Soldos, ali como quem vai para Tomar pela estrada velha. A ideia era inicialmente uma: abrir as portas das ruelas, praças e largos a três palcos cheios de boa música portuguesa, como forma de dar vida a uma aldeia, hoje com mil habitantes.
(ler mais...)


Bloco defende projecto alternativo ao do Governo no acesso às zonas industriais de Riachos e Entroncamento »  2017-08-07 

O projecto de melhoria das acessibilidades às zonas industriais de Riachos e Entroncamento, que foi apresentado pela Infraestruturas de Portugal (IP) no início deste ano, tem para o Bloco de Esquerda falhas graves já que vai fazer aumentar o tráfego automóvel em zonas habitacionais com o Bairro do Nicho, Casais Novos e Bairro do Tocha, em Riachos.
(ler mais...)


Desempregados desafiados a participarem em concurso de ideias de negócios »  2017-08-07 

Mais de seis dezenas de desempregados, com mais de 18 anos de idade e provenientes dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, participaram nas sessões de esclarecimento sobre o concurso de ideias de negócio, uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS).
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-08-21  Alcanena: detido presumível autor de incêndipo florestal
»  2017-08-18  Ourém: tribunal recusou candidatura do cabeça-de-lista Paulo Fonseca (PS)