• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Terça, 17 de Julho de 2018
Pesquisar...
Sex.
 27° / 16°
Períodos nublados
Qui.
 26° / 16°
Céu nublado
Qua.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Obras da empresa Componatura são um “abuso”, diz o BE

Sociedade  »  2017-08-07 

Empresa diz que obra não tem o resultado desastroso de que se falou

Em causa está um acesso construído pela empresa Componatura pelo lado da estrada da Sapeira, entre Torres Novas e Meia Via. A referida empresa de compostagem de resíduos biodegradáveis colocou alcatrão numa das entradas. Para minimizar o declive entre a estrada e a propriedade, separadas por uma valeta de escoamento de águas pluviais, foi colocado alcatrão numa extensão entre três a cinco metros.

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda na câmara municipal de Torres Novas, questionou a oportunidade e a legalidade desta obra que prejudica a função da valeta: o escoamento das águas.

“A via que foi aberta para esta empresa pura e simplesmente fez desaparecer a valeta da estrada, que é assim abruptamente interrompida. O que acontecerá às águas? Vai correr para o meio da estrada, assim como as águas que vierem do lado da empresa. É inadmissível esta situação”, disse na reunião da câmara do dia 1 de Agosto.

Helena Pinto perguntou se a obra respeitou o projecto e se houve fiscalização da parte dos serviços da câmara municipal. “Espero que se actue de imediato para a reposição da valeta e para a construção de um sistema que encaminhe as águas vindas da empresa, o mais rápido possível, ou ficaremos novamente perante um facto consumado que permanecerá devido à inércia da câmara municipal”, vaticinou.

Segundo disse esta empresa já foi alvo de inspecções ambientais “onde foram detectadas irregularidades” bem como já foram realziadas inspecções por parte da autarquia, as quais deram origem a um embargo.

Empresa nega impacto desastroso “de que se falou”
Em resposta a um pedido de esclarecimento pedido pelo JORNAL TORREJANO, um responsável pela empresa sulinhou que a obra em questão não se encontra concluída e nega que a intervenção realizada tenha o resultado “desastroso” de que se falou na reunião de câmara.

“Tecnicamente estamos a falar de 3 a 5 metros de valeta que não vai conseguir escoar na totalidade, irá escoar cerca de 99,9% do caudal que lá chegar”.
Segundo refere Luís Júnior, todo o acesso em betuminoso foi realizado com desnível suficiente para escoar a água “criando apenas duas acumulações de água mínimas” nesses 3 a 5 metros.

Por outro lado, acrescenta, a valeta pré-existente estava danificada e não tinha condições construtivas para circulação de pesados. “Teria de ser sempre destruída” diz, referindo que se está a pensar na melhor solução.

“Todas as obras estão devidamente licenciadas e temos tido um contacto próximo com todas as entidades competentes”.

O responsável acrescentou que o impacto desta obra no processo da Componatura trará grandes vantagens logísticas para empresa sendo uma delas o fim dos rastos sujos de pesados “pois permitirá passar de uma estrada em terra batida que é a actualmente utilizada para uma com condições de limpeza garantidas”.

“Outra vantagem é a redução do perigo rodoviário. São raros os utilizadores que respeitam os limites de velocidade na estrada da Sapeira. Com o novo acesso a zona de visualização é muito superior ao antigo”, esclareceu, anunciando ainda que será colocada sinalização com avisos para circulação com precaução.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado »  2018-07-16 

O anúncio do concurso público da primeira etapa das obras de recuperação da escola secundária Maria Lamas, em Torres Novas, foi publicado em Diário da República do dia 12 de Julho.

O projecto prevê uma intervenção nos balneários e da zona de cozinha e refeitório, no piso 0 do edifício do ginásio, bem como a adaptação dos edifícios às normas legais, nomeadamente nos mecanismos de protecção contra incêndios, bem como as componentes térmica, redes eléctrica, de gás e de água e saneamento.
(ler mais...)


Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão »  2018-07-14 

Tudo com dantes na Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda: a poluição que suscitou, durante todo ano de 2017, muitas lutas e milhares de discursos oficiais, voltou em força, impune, ofensiva, sem vergonha.
(ler mais...)


Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo »  2018-07-07 

Sete pessoas, uma das quais uma jovem de 15 anos, foram surpreendidas por militares da GNR depois de terem enchido nove jerricans com 180 litros de gasóleo, no parque de estacionamento de uma empresa de transportes, localizada na Zona Industrial de Riachos.
(ler mais...)


Morreu Valerie Picton Santos »  2018-07-06 

Morreu Valerie Picton Santos, proprietária do Centro de Línguas Britannia House de Torres Novas, conhecido estabelecimento de ensino da cidade. Valerie Picton, que tinha 72 anos, começou a trabalhar no ensino há décadas, ainda no antigo Centro de Línguas de Torres Novas, acabando por fundar, mais tarde, a sua própria escola.
(ler mais...)


A23: valor das portagens pode baixar mas apenas para camiões e veículos de mercadorias »  2018-07-03 

O valor das portagens na A23 pode vir a ser reduzido mas apenas para veículos pesados e de mercadorias, anunciou recentemente João Paulo Catarino, Presidente da Unidade de Missão de Valorização do Interior, um dos intervenientes do debate sobre "Os desafios da interioridade", que decorreu em Abrantes durante uma feira empresarial.
(ler mais...)


Triatlo: Ricardo Batista, “bronze” na Holanda »  2018-07-02 

Ricardo Batista conquistou a medalha de bronze na TAÇA DA EUROPA DE TRIATLO realizada na cidade de Holten, na Holanda, no sábado, 30 de Junho, ao serviço da selecção nacional de Triatlo em juniores. “Mais um resultado brilhante para o TRIATLO DO CLUBE DE NATAÇÃO DE TORRES NOVAS, e também para o triatlo português”, regista o clube em nota de imprensa.
(ler mais...)


Fausto: o génio vem sábado ao Virgínia »  2018-06-26 

Fausto Bordalo Dias, um dos mais geniais músicos e compositores da música portuguesa das últimas décadas, vem ao Teatro Virgínia no dia 30 de Junho, sábado, para apresentar “Trilogia”, uma espécie de síntese dos três grandes discos que o cantautor produziu sob a temática das viagens marítimas portuguesas e da expansão.
(ler mais...)


Saída de campo do “Projeto Rios” da ADPTN constata: Rio Almonda mantém níveis de poluição, apesar das chuvadas de Maio »  2018-06-25 

“Foi com alguma surpresa que o grupo da Associação de Defesa do Património do Projeto Rios se confrontou com os resultados da saída de campo realizada no passado sábado, dia 16 de Junho”, começa por avançar uma nota da associação.
(ler mais...)


Riachos: As Aventuras de Tartan »  2018-06-23 

O que a princípio pareceu um roubo, afinal, não passou de um mal-entendido. No primeiro fim-de-semana de Junho, as pistas de tartan que estavam instaladas junto ao pavilhão gimnodesportivo, em Riachos, foram carregadas para Torres Novas por pessoas alegadamente ligadas à União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.
(ler mais...)


Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses »  2018-06-20 

A Renova foi distinguida como a marca de grande consumo, não alimentar, mais escolhida pelos portugueses de acordo com o estudo “Brand Footprint” da Kantar, 2018, revela a empresa em nota de imprensa.

Segundo os dados de que há registo, este é o quinto ano consecutivo em que a marca portuguesa lidera o ranking não alimentar do estudo que mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda e nomeadamente quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-07-07  Riachos: GNR apanhou sete a “gamar” gasóleo
»  2018-07-14  Ribeira da Boa de Água: o perfume especial para as noites de verão
»  2018-07-16  Escola Maria Lamas: concurso público para primeira fase da obra já divulgado