• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 24° / 11°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Fizemos um trabalho de grande seriedade”, Jorge Faria

Sociedade  »  2017-09-26 

Candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal do Entroncamento

Há quatro anos o Partido Socialista “roubou” a câmara municipal ao PSD, que estava no poder há 12 anos. Manter o poder vai ser mais fácil?
No dia 1 de Outubro as pessoas vão votar e fazer uma escolha e, seja qual for, nós vamos respeitá- la, como é evidente. É verdade que quero ganhar as eleições e entendo que tenho uma dinâmica, um programa e uma equipa que traz valor acrescentado à nossa cidade. Agora, a escolha será das pessoas.

Não sei se é mais fácil ou difícil... nestes quatro anos fizemos um trabalho de grande seriedade e não tivemos especialmente preocupados com os votos. As pessoas farão a sua avaliação e se entenderem votar na nossa candidatura, como nós esperamos, tudo faremos para honrar esse compromisso.

Que balanço faz do seu mandato?
Nem tudo correu bem, como deve calcular mas, em termos globais, foi um mandato muito positivo e de grande empenho de toda a minha equipa. Pegámos num câmara que, como se diz, estava pelas ruas da amargura, não tinha dinheiro, projecto ou estratégia, mas tinha dívidas. Temos paulatinamente recuperado a câmara e a cidade e temos um projecto. Há investimentos que não se iniciaram mais cedo porque estamos muito dependentes dos fundos comunitários e, como sabe, só em meados do ano passado ficaram disponíveis e, nestas coisas, quando não há dinheiro não se fazem milagres.

Mesmo assim, realizamos níveis de investimento semelhantes ao passado, apoiámos as pessoas carenciadas, aumentámos o apoio social, investimos na educação, no saneamento, nas acessibilidades, procurámos recuperar a autoridade em todos os territórios da cidade, assumimos que há problemas de segurança e estamos a enfrentá- los e vamos resolvê-los. Na educação, começámos por oferecer os manuais escolares a todos os miúdos do ensino básico - agora como Governo, felizmente, também oferece, e nós facultamos as fichas de estudo -, todos os estudantes até ao 9.º ano têm um vale de 30 euros para fazer face às despesas de educação, num esforço da câmara para ajudar as famílias numa área tão importante como é a educação.

Reduzimos o IMI, foi uma promessa eleitoral e cumprimo-la, como aliás cumprimos na generalidade as que fizemos. Tenho desafiado as pessoas a consultarem o nosso programa eleitoral de há quatro anos e a compararem-no com o que fizemos. Não aumentamos tarifas, reduzimos algumas taxas e, no entanto, a câmara tem solidez financeira, paga a menos de 60 dias - quando tomámos posse pagava a 137 dias -, e não temos pagamentos em atraso, diferente do que aconteceu em anos anteriores em que chegou a haver 2 milhões de euros de pagamentos em atraso. Só não vê quem não quiser. Falou da recuperação da autoridade em toda a cidade. Inevitavelmente, está a falar das intervenções feitas ao longo destes quatro anos no Bairro Frederico Ulrich.

Demonstrou uma certa dose de coragem pois deu a cara nessas iniciativas. Nunca temeu pela sua própria segurança?
Quando nós assumimos responsabilidades públicas, assumimo-las para o bom e para o que é menos bom, e temos de as assumir de acordo com aquilo que é o nosso projecto. Obviamente que as pessoas têm receio, eu também tenho, mas isso não obsta a que enfrente essas situações com objectividade. Vivemos numa sociedade democrática, com instituições e sistemas que funcionam, e é assim que tem de ser.

Ninguém deve conseguir impor o seu poder pelo medo e nós reagimos a isso sempre com o apoio das forças de segurança. Felizmente nunca sofri retaliações e houve até consequências curiosas depois de algumas acções: houve pessoas que foram regularizar as duas dívidas, por exemplo. Continuaremos de forma determinada a enfrentar esses problemas e a tentar resolvê-los.

Se for reeleito, como espera, quais são as prioridades para os próximos quatro anos?
Há projectos já anunciados, como a requalificação do cine-teatro ou o mercado municipal. A reabilitação do cine-teatro vai ser realizada independentemente de quem for o próximo presidente de câmara. O projecto e financiamento estão aprovados, a empreitada está lançada e só falta o visto do Tribunal de Contas. É uma obra essencial para a cidade e vamos com certeza concretizá-la. Não sei se vai começar em Setembro, mas se não for, começará em Outubro, o mais tardar em princípio de Novembro. A remodelação do mercado está na mesma situação, só falta o visto do TC.

Temos outros projectos para a cidade, mas sobretudo temos a ideia de que é necessário promover um maior desenvolvimento económico, criar riqueza e emprego de qualidade de modo a que possamos fixar os nossos jovens. Queremos manter os níveis de desenvolvimento da regeneração urbana de forma sustentada, melhorar a mobilidade suave no sentido de permitir mais transportes amigos do ambiente e temos um desígnio, de que não desistimos, que é a intervenção na estação, embora não dependa de nós mas sim das Infraestruturas de Portugal e do Governo central.

Defendemos uma passagem inferior de acesso à estação, pedonal e ciclável, que ligue as duas partes da cidade. Uma obra que permita o acesso à estação de forma segura e fácil e, já agora, que permita fechar a rede de ciclovias, porque queremos uma rede em toda a cidade e que seja ligada por essa passagem inferior.

Disse que não correu tudo bem. Se lhe pedir para identificar algum desses aspectos, vai falar por exemplo do incidente político que aconteceu entre o presidente da Assembleia Municipal e o presidente Jorge Faria?
Não valorizo isso porque não me parece que tenha acontecido nada de especial. Houve uma postura do presidente da Assembleia Municipal que não compreendo. Nunca houve nenhum diferendo mas a verdade é que tomou posições pessoais, e continua a tomar, que eu respeito mas não entendo. Obviamente que tem contribuído para passar uma imagem de menos eficácia no nosso trabalho, mas eu não valorizo isso. São pormenores...

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA