• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 21 de Junho de 2018
Pesquisar...
Dom.
 32° / 17°
Céu limpo
Sáb.
 33° / 19°
Períodos nublados
Sex.
 31° / 18°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 19°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Freguesias de Torres Novas: Assentis, uma ilha no mar cor-de-rosa

Sociedade  »  2017-10-04 

Todos os resultados freguesia a freguesia

O Partido Socialista quase conseguiu o pleno na disputa das juntas do concelho de Torres Novas, vencendo as eleições em nove das dez freguesias. Em geral, a votação averbada pelos candidatos socialistas esteve abaixo da linha dos 51% alcançados por Pedro Ferreira, com algumas notórias excepções, casos de Chancelaria, Meia Via e Riachos.

Em Assentis, Leonel Santos conseguiu suster a pressão do PS numa eleição bastante polarizada. Liderando o GIFA, lista independente com o apoio estratégico dos partidos de direita, o presidente da junta foi reeleito com 746 votos, contra os 565 da lista do PS. Bloco e CDU tiveram votações próximas das anteriores e não elegeram vogais para a assembleia de freguesia.

Manuel Carvalho Junior foi reeleito na UF de Brogueira/Alcorochel/Parceiros sem grande dificuldade, apesar de uma votação ainda razoável dos partidos da oposição: o PSD ficou acima dos 20%, a CDU atingiu os 16% e o BE os 13%. Social-democratas e comunistas vão ter representação na assembleia de freguesia, ficando o BE aquém desse objectivo.

Na Chancelaria, território de fidelidade laranja durante décadas, Alfredo Antunes foi quem em 2013 conseguiu quebrar a espinha ao PSD, trazendo a junta para o PS. E fê-lo de tal forma que no dia 1 de Outubro atingiu a inimaginável maioria com mais de 67% dos votos, o que faz dele o mais popular de todos os autarcas torrejanos. A vaga de simpatia por Alfredo Antunes reduziu a cinzas a oposição, com o PSD a ficar-se por uns míseros 20%, quando durante quase 40 anos venceu eleições sobre eleições. O BE teve um resultado modesto, enquanto a CDU tem uma história infeliz para contar: obteve 8 votos, menos que os candidatos. Recorde-se que a coligação comunista, não tendo conseguido arregimentar pessoas da freguesia para formar uma lista, concorreu com uma formação constituída pelos dirigentes de topo do partido em Torres Novas, facto que não suscitou grande apreço aos eleitores da Chancelaria e que acabou por causar um enorme embaraço aos eleitores e simpatizantes comunistas.

Na freguesia mais pequena do concelho em área, a Meia Via, Lígia Santos passou dos 52%, um dos casos de resultados mais expressivos, mas o PSD, o Bloco e a CDU também não ficaram mal na fotografia elegendo representantes para a assembleia de freguesia.

Em Olaia/Paço, o veterano autarca Hélder Rodrigues venceu com 42%, mas os votos também bafejaram os partidos da oposição, que elegeram vogais para a AF, à excepção do CDS.

Pedrógão não fugiu à onda socialista, com Paulo Simões a alcançar a maioria absoluta com 51% dos votos, mas com uma boa votação do PSD, que tem sempre força nesta freguesia, enquanto o efeito do saudoso Silvino Rosa se vai aos poucos desvanecendo e retirando à CDU a implantação que chegou a ter, recorde-se, tendo chegado mesmo à conquista desta junta de freguesia.

Riachos foi o outro caso mais surpreendente, a seguir à Chancelaria. Nem os socialistas mais optimistas esperavam uma votação tão expressiva em José Júlio, que é reeleito com 60% dos votos. Numa terra onde a Junta de Freguesia já foi comunista em vários mandatos e onde as forças à esquerda do PS sempre tiveram boa expressão eleitoral, foi uma surpresa ver o Bloco remetido para os 13% e sobretudo a CDU para menos de 10%, tal como o PSD. É verdade que só votaram pouco mais de metade dos eleitores (a abstenção foi maior em aglomerados mais “urbanos”, casos de Riachos, São Pedro e Santa Maria, na cidade), mas o PS agarrou em todo o seu eleitorado potencial e entrou em áreas da CDU, do PSD e até do Bloco, arrancando uma votação inédita e inesperada. PSD, BE e CDU conseguem ter representes na AF.

Nas freguesias da cidade o PS venceu com menos brilhantismo. O PSD depositava esperanças em Santa Maria e na verdade Pedro Morte teve o segundo score mais baixo do PS nas freguesias, ficando na casa dos 40%. Sem maioria na assembleia de freguesia, vai ter de arranjar uma solução de governo com um partido da oposição para fazer passar o elenco da junta.
Em São Pedro/Lapas/Ribeira Júlio Clérigo esteve dentro do esperado, vencendo com tranquilidade. Aqui há a registar a boa votação do Bloco de esquerda, que ficou em segundo lugar, à frente da CDU e do PSD, um feito inédito.

Finalmente, na freguesia com menos eleitores do concelho, Zibreira, o socialista João Cassis não atingiu mais uma vez a maioria absoluta e o PSD, o BE e a CDU, com votações interessantes, vão estar na assembleia de freguesia. Um destes partidos terá de viabilizar a junta formada por João Cassis, à semelhança da que cessa funções, a qual integrava um elemento da CDU.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses »  2018-06-20 

A Renova foi distinguida como a marca de grande consumo, não alimentar, mais escolhida pelos portugueses de acordo com o estudo “Brand Footprint” da Kantar, 2018, revela a empresa em nota de imprensa.

Segundo os dados de que há registo, este é o quinto ano consecutivo em que a marca portuguesa lidera o ranking não alimentar do estudo que mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda e nomeadamente quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.
(ler mais...)


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila »  2018-06-06 

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-20  Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses
»  2018-06-12  Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio
»  2018-06-12  Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre