• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quinta, 14 de Dezembro de 2017
Pesquisar...
Dom.
 14° / 3°
Períodos nublados
Sáb.
 15° / 5°
Claro
Sex.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Freguesias de Torres Novas: Assentis, uma ilha no mar cor-de-rosa

Sociedade  »  2017-10-04 

Todos os resultados freguesia a freguesia

O Partido Socialista quase conseguiu o pleno na disputa das juntas do concelho de Torres Novas, vencendo as eleições em nove das dez freguesias. Em geral, a votação averbada pelos candidatos socialistas esteve abaixo da linha dos 51% alcançados por Pedro Ferreira, com algumas notórias excepções, casos de Chancelaria, Meia Via e Riachos.

Em Assentis, Leonel Santos conseguiu suster a pressão do PS numa eleição bastante polarizada. Liderando o GIFA, lista independente com o apoio estratégico dos partidos de direita, o presidente da junta foi reeleito com 746 votos, contra os 565 da lista do PS. Bloco e CDU tiveram votações próximas das anteriores e não elegeram vogais para a assembleia de freguesia.

Manuel Carvalho Junior foi reeleito na UF de Brogueira/Alcorochel/Parceiros sem grande dificuldade, apesar de uma votação ainda razoável dos partidos da oposição: o PSD ficou acima dos 20%, a CDU atingiu os 16% e o BE os 13%. Social-democratas e comunistas vão ter representação na assembleia de freguesia, ficando o BE aquém desse objectivo.

Na Chancelaria, território de fidelidade laranja durante décadas, Alfredo Antunes foi quem em 2013 conseguiu quebrar a espinha ao PSD, trazendo a junta para o PS. E fê-lo de tal forma que no dia 1 de Outubro atingiu a inimaginável maioria com mais de 67% dos votos, o que faz dele o mais popular de todos os autarcas torrejanos. A vaga de simpatia por Alfredo Antunes reduziu a cinzas a oposição, com o PSD a ficar-se por uns míseros 20%, quando durante quase 40 anos venceu eleições sobre eleições. O BE teve um resultado modesto, enquanto a CDU tem uma história infeliz para contar: obteve 8 votos, menos que os candidatos. Recorde-se que a coligação comunista, não tendo conseguido arregimentar pessoas da freguesia para formar uma lista, concorreu com uma formação constituída pelos dirigentes de topo do partido em Torres Novas, facto que não suscitou grande apreço aos eleitores da Chancelaria e que acabou por causar um enorme embaraço aos eleitores e simpatizantes comunistas.

Na freguesia mais pequena do concelho em área, a Meia Via, Lígia Santos passou dos 52%, um dos casos de resultados mais expressivos, mas o PSD, o Bloco e a CDU também não ficaram mal na fotografia elegendo representantes para a assembleia de freguesia.

Em Olaia/Paço, o veterano autarca Hélder Rodrigues venceu com 42%, mas os votos também bafejaram os partidos da oposição, que elegeram vogais para a AF, à excepção do CDS.

Pedrógão não fugiu à onda socialista, com Paulo Simões a alcançar a maioria absoluta com 51% dos votos, mas com uma boa votação do PSD, que tem sempre força nesta freguesia, enquanto o efeito do saudoso Silvino Rosa se vai aos poucos desvanecendo e retirando à CDU a implantação que chegou a ter, recorde-se, tendo chegado mesmo à conquista desta junta de freguesia.

Riachos foi o outro caso mais surpreendente, a seguir à Chancelaria. Nem os socialistas mais optimistas esperavam uma votação tão expressiva em José Júlio, que é reeleito com 60% dos votos. Numa terra onde a Junta de Freguesia já foi comunista em vários mandatos e onde as forças à esquerda do PS sempre tiveram boa expressão eleitoral, foi uma surpresa ver o Bloco remetido para os 13% e sobretudo a CDU para menos de 10%, tal como o PSD. É verdade que só votaram pouco mais de metade dos eleitores (a abstenção foi maior em aglomerados mais “urbanos”, casos de Riachos, São Pedro e Santa Maria, na cidade), mas o PS agarrou em todo o seu eleitorado potencial e entrou em áreas da CDU, do PSD e até do Bloco, arrancando uma votação inédita e inesperada. PSD, BE e CDU conseguem ter representes na AF.

Nas freguesias da cidade o PS venceu com menos brilhantismo. O PSD depositava esperanças em Santa Maria e na verdade Pedro Morte teve o segundo score mais baixo do PS nas freguesias, ficando na casa dos 40%. Sem maioria na assembleia de freguesia, vai ter de arranjar uma solução de governo com um partido da oposição para fazer passar o elenco da junta.
Em São Pedro/Lapas/Ribeira Júlio Clérigo esteve dentro do esperado, vencendo com tranquilidade. Aqui há a registar a boa votação do Bloco de esquerda, que ficou em segundo lugar, à frente da CDU e do PSD, um feito inédito.

Finalmente, na freguesia com menos eleitores do concelho, Zibreira, o socialista João Cassis não atingiu mais uma vez a maioria absoluta e o PSD, o BE e a CDU, com votações interessantes, vão estar na assembleia de freguesia. Um destes partidos terá de viabilizar a junta formada por João Cassis, à semelhança da que cessa funções, a qual integrava um elemento da CDU.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Como prevenir gripes e constipações »  2017-12-13  »  Juvenal Silva

Com a chegada do tempo frio é também chegado o momento mais propício para o desenvolvimento das doenças respiratórias, como gripes ou resfriados, vulgo constipações. São doenças virais em que os antibióticos não surtem qualquer efeito, por serem impotentes nestas circunstâncias e destruírem a flora intestinal e debilitarem o sistema imunitário.
(ler mais...)


O Riachense está a festejar os 40 anos »  2017-12-09 

O jornal O Riachense assinala este fim de semana os 40 anos da sua segunda fase de publicação, iniciada justamente em 1978, de início sob a égide da “Cooperativa Editora Escrever É Lutar”, de Torres Novas, que na altura editava o semanário A Forja.
(ler mais...)


Fátima: GNR apreendeu material contrafeito e máquinas de jogo ilegal »  2017-12-08 

O Comando Territorial de Santarém da GNR anunciou ue apreendeu diversos artigos contrafeitos e máquinas de jogo ilegal no concelho de Fátima “durante uma fiscalização a estabelecimentos”. Numa nota de imprensa, fonte policial refere que os militares entraram num café onde estava um indivíduo com uma banca a vender artigos contrafeitos, o qual foi identificado e foram apreendidos 21 pares de ténis e 11 óculos de sol.
(ler mais...)


Operação de Reabilitação Urbana (ORU): PSD espera pouco do programa socialista e abstém-se »  2017-12-06 

“Votar esta operação de reabilitação sistemática da ARU de Torres Novas – Centro Histórico quase no último dia possível, faz com que qualquer discussão sobre este tema não possa ser, agora, muito séria”, diz o PSD em comunicado, a respeito do tema, que foi presente a uma recente reunião extraordinária da câmara de Torres Novas.
(ler mais...)


"A presença da serra": escultura para ver na biblioteca municipal »  2017-12-02 

“A presença da serra” é o título de uma bela exposição, inaugurada hoje, sábado, na biblioteca municipal, composta por cerca dezenas de trinta esculturas de dois artistas, Luiz Rodrigues e Carlos Clara.
(ler mais...)


Olhos de Água: águas negras junto à nascente »  2017-12-01 

Hoje, sexta, dia 1, as águas do rio Alviela, imediatamente junto à nascente, na praia fluvial dos Olhos de Água, surgiram escuras e vagamente avermelhadas, denotando-se ainda a existência de espuma à superfície e um mau cheiro que se espalhou pela zona envolvente.
(ler mais...)


Fabrióleo condenada a pagar 27 mil euros por infracções ambientais »  2017-11-30 

A Fabrióleo foi multada em 27 mil euros por infracções detectadas na gestão de resíduos, emissão de poluentes do ar e descarga de águas residuais, anunciou o Ministério do Ambiente.

No seguimento de acções da Inspecção geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do território (IGAMAOT), em Julho e Setembro de 2016, "procedeu-se à instauração de um processo de contraordenação" tendo sido decidido avançar com "condenação com aplicação de uma coima no valor de 75 mil euros", disse à agência Lusa fonte do Ministério.
(ler mais...)


Médio Tejo: comunidade intermunicipal pede equidade de tratamento nos territórios afectados pelos incêndios »  2017-11-23 

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) pede “equidade de tratamento entre os vários territórios assolados pelos grandes incêndios” que ocorreram este ano, aprovando para isso uma moção com diversos pontos.
(ler mais...)


Nersant organiza workshop sobre inovação e sustentabilidade »  2017-11-23 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) vai realizar nos dias 29 e 30 de Novembro um fórum de inovação e empreendedorismo do Ribatejo, no Convento de São Francisco e Startup Santarém.
(ler mais...)


Centro Hospitalar trem nova viatura de emergência médica »  2017-11-23 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) foi um das 22 unidades do país que recebeu uma nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), viaturas que foram entregues pelo secretário de Estado da Saúde numa cerimónia que decorreu no dia 22 de Novembro, no hospital Professor Doutor Fernando Fonseca.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-12-06  Operação de Reabilitação Urbana (ORU): PSD espera pouco do programa socialista e abstém-se
»  2017-12-08  Fátima: GNR apreendeu material contrafeito e máquinas de jogo ilegal
»  2017-12-09  O Riachense está a festejar os 40 anos