• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera

Sociedade  »  2018-10-14 

O desejo tinha anos. Era uma luta antiga do presidente, em tempos comandante, Arnaldo Santos. Aconteceu a 5 de Outubro de 2018, dia em que se assinalou o 87.º aniversário da associação humanitária, a inauguração da ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Dois anos depois de lançada a primeira pedra das obras de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, e integrando mais um aniversário da associação humanitária, foram inauguradas as instalações da nova casa da corporação torrejana. Um sonho antigo, com anos, que viu a sua concretização já no mandato de Pedro Ferreira, actual presidente da Câmara Municipal de Torres Novas. A obra, financiada tanto pelo município, primeiro responsável da protecção civil no território, como por fundos comunitários através do programa POSEUR, deverá estar terminada antes do final do ano. É esse, pelo menos, o desejo de Arnaldo Santos, presidente que ficará na história da instituição como o homem que mais se bateu pela construção de um espaço com mais condições e maior dignidade para os bombeiros torrejanos.

Mas não é por ver finalmente cumprida esta promessa que Arnaldo Santos descansa no seu papel: “O actual executivo melhor compreendeu esta necessidade. Registamos isso. Mas não podemos ficar por aqui. Sentimos necessidade de mais equipamentos de protecção individual e de veículos para diferentes tipos de ocorrências. Os recursos de hoje não são os mesmos de ontem e têm um custo que deve ser assumido pela comunidade”, alertou o presidente da associação no seu discurso durante a sessão solene de aniversário, enquanto lembrou que cabe ao Estado e às autarquias garantir aos cidadãos o direito à protecção e à segurança, missão primeira dos voluntários torrejanos. “Temos os recursos fundamentais: temos voluntários, temos oito mil associados e muitos beneméritos, garantimos trabalho e gestão voluntária. Mas precisamos de mais, algo que só o Estado e a autarquia podem e devem garantir em tempo útil”, continuou o presidente: “Exigimos condições para o cumprimento das nossas funções. O socorro e a saúde não se adiam. Os meios existentes não se adiam. A nossa prioridade é a segurança e o socorro das populações”.

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros, depois de um discurso muito longo e cheio de folclore e de uma série de recados para a tutela, deixou uma palavra importante a Pedro Ferreira: “Ao fazer o próximo orçamento não use a caneta pequena, use a grande, porque isto não é um mero subsídio, é um investimento no bem-estar das populações”.

Escrita ficou a promessa do presidente da câmara municipal, em dia de festa: “Vamos incluir no orçamento um subsídio que suporte a aquisição dos dois veículos apresentados hoje. Sabemos também que precisam de mais viaturas e de aumentos nos vencimentos, mas infelizmente o orçamento municipal também não é inesgotável”, confessou Pedro Ferreira, que terá ainda de fazer face a uma dívida aos bombeiros, que se está ainda na casa dos 112 mil euros. O autarca assumiu ainda que irá levar em breve a reunião de executivo, o estatuto social do bombeiro, que deverá prever uma série de incentivos ao voluntariado nesta matéria. Recorde-se que este é um documento que anda já a rebolar na gaveta do presidente, pelo menos, desde Março de 2017.

À sessão solene seguiu-se a bênção de duas novas viaturas, uma ambulância de transporte de doentes e uma outra de socorro e a formalização da inauguração do novo quartel, com o descerrar das placas. A obra está ainda incompleta faltando, entre outras coisas, a ligação entre os dois edifícios e a remodelação do antigo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena