• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: “Verdes” querem Governo a liderar despoluição da Ribeira da Boa Água

Sociedade  »  2017-07-09 

O Partido Ecologista “Os Verdes” avançou com um iniciativa parlamentar no passado dia 6 de Julho através da qual recomenda ao governo medidas para despoluição da Ribeira da Boa Água. No Projecto de Resolução entregue na Assembleia da República o PEV recomenda ao Governo que efectue uma programação e calendarização de medidas necessárias para a despoluição da Ribeira da Boa Água, afluente do rio Almonda, o qual atravessa o concelho de Torres Novas e desagua no Tejo, apelando os ambientalistas a um necessário envolvimento dos agentes locais.

“Estes recursos hidrícos apesar de inseridos na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, património classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera, estando também classificado como Zona Húmida de Importância Internacional e Zona de Protecção Especial para a avifauna, já de há longa data se debatem com problemas graves de poluição sem que tenha existido uma acção eficaz para a sua resolução. Inação esta que não reside no facto de serem indetetáveis as fontes poluidoras, na medida em que elas estão identificadas há muito”, sublinham.

O documento, subscrito pelos deputados Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira, foi apresentado da seguinte forma:

“A ribeira da Boa Água é afluente do rio Almonda, o qual atravessa o concelho de Torres Novas e desagua no Tejo, pela margem direita, já no concelho da Golegã. Estes recursos hídricos, para além do seu valor próprio, assumem uma relevância ainda mais acentuada na região, na medida em que estão inseridos na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, património classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera, estando também classificado como Zona Húmida de Importância Internacional e Zona de Proteção Especial para a avifauna. Para além dos graves impactos sobre os valores ambientais da região, a poluição da ribeira da Boa Água causa maus odores, prejudicando fortemente a população, contribuíndo para a degradação da sua qualidade de vida.

O nome da ribeira da Boa Água indica que este recurso hídrico foi outrora fonte de qualidade reconhecida. Todavia, o problema de poluição com que a ribeira da Boa Água se confronta atualmente já vem de longa data, persistindo há muitos anos sem que tenha existido uma ação eficaz para a sua resolução. E o certo é que essa inação não reside no facto de serem indetetáveis as fontes poluidoras, na medida em que elas estão identificadas há muito.
O Ministro do Ambiente do anterior Governo, PSD/CDS, chegou mesmo a qualificar a empresa Fabrióleo como um «infrator militante». A pergunta que se impõe fazer é por que razão, perante esta constatação, não se agiu em conformidade, no sentido de salvaguardar a defesa do património natural tão relevante que constitui aquela linha de água.

A consciência para o valor ecológico da paisagem, para a proteção do ambiente e para o direito à qualidade de vida já levou a população a denunciar as frequentes descargas para os recursos ribeirinhos e as autoridades a tomar conhecimento da situação. No entanto, as soluções tardam e os infratores vão beneficiando da situação.

Entretanto, deu entrada na Assembleia da República a petição nº 218/XIII, que solicita «a adoção das medidas necessárias para uma despoluição efetiva e total da Ribeira da Boa Água», a qual reuniu cerca de 5700 assinaturas e seguiu os trâmites de apreciação e análise do regime do exercício do direito de petição. É mais um passo que a população dá para que finalmente se inicie um trabalho de intervenção sobre o problema da poluição da Ribeira, com ações concretas de prevenção/fiscalização e de efetiva despoluição. Os peticionários remetem mesmo para a Constituição da República Portuguesa, bem como para a Lei de Bases da Política de Ambiente, para demonstrar a sua expectativa em relação a uma ação concreta por parte do Estado, para garantir o seu dever de defender os valores naturais e prevenir os focos de poluição.

O PEV considera que a Assembleia da República deve envidar esforços junto do Governo para que este problema de poluição hídrica se resolva. É um problema que, não obstante afetar fortemente a população residente nas imediações da Ribeira da Boa Água, acaba por não assumir apenas caráter local, na medida em que se trata de um afluente do Almonda, que por sua vez implica com o rio Tejo. Para além disso, é um recurso natural que enriquece o património ambiental do país e que nos chama, por isso, para a sua efetiva preservação. Por fim, não é possível continuar a pactuar com infrações que resultam em claros níveis de poluição e de degradação do património coletivo, e que se encontram identificadas”.

Perante esta exposição junto da tutela, que sabe do que se trata porque há governantes a acompanhar o assunto desde o ano passado, os “Verdes” querem que o Ministério do Ambiente identifique e publicite as fontes poluidoras da Ribeira da Boa Água, que poceda à programação e calendarização das medidas necessárias para a despoluição da Ribeira da Boa Água e que garanta a fiscalização e assegure prevenção em relação à não poluição da Ribeira da Boa Água.

A Ribeira da Boa Água que, há várias semanas consecutivas, voltou a destliar odores pestilentos que têm degradado a qualidade de vida das pessoas que habitam nas localidades mais afectadas pela poluição. O mau cheiro, cor acastanhada do leito da ribeira e a espuma branca têm prevalecido... Já não há paciência para isto!

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA