• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe”

Sociedade  »  2019-06-21 

Directora pedagógica do Britannia House fala da instituição criada em 1986.

Esta não é a história de uma mulher num lugar outrora reservado a homens. É muito mais do que isso.
É a história de uma mulher, de um exemplo, de um legado e das mulheres que a sucedem. É a história
de um concelho, de uma região, porque a história dela é também a nossa, a história de uma cidade
que lhe deve a aprendizagem da língua inglesa, numa altura em que poucos tinham ainda essa visão.
É a história de Valerie Linda Randal Santos e do legado que deixou a Catarina e Patrícia Picton Santos.
E a todos nós, uma geração que, graças a ela, aprendeu a tratar o inglês por tu.

Catarina Picton Santos sucede a Valerie Picton Santos na direcção pedagógica do Britannia House, o instituto de línguas que desde 1986 mudou uma geração torrejana no que à aprendizagem da língua inglesa diz respeito. Filha da fundadora da escola inglesa, Catarina licenciou-se em línguas e literaturas modernas, variante de estudos e ingleses e alemães, na Universidade de Coimbra, e seguiu a via ensino. Deu aulas no ensino público durante alguns anos, mas há doze resolveu dedicar-se inteiramente ao instituto fundado por Valerie.
Com o falecimento da mãe, em 2018, Catarina sucede-lhe na direcção pedagógica da escola, que partilha com a irmã, Patrícia Picton Santos, esta mais na área administrativa e jurídica.

O nome de Valerie estará para sempre ligado à história da aprendizagem do inglês no concelho de Torres Novas e esse é um legado que carregam as filhas de uma das figuras mais emblemáticas dos últimas décadas.

O instituto Britannia House nasceu em 1986 já na avenida Manuel Figueiredo. Depois de três décadas a ensinar inglês, a escola não só triplicou o espaço físico, como o número de alunos. Algumas centenas de crianças, jovens e adultos, passam diariamente pelo instituto: “O instituto já vem de 1986, já aqui na Manuel de Figueiredo, primeiro como um centro de explicações e só mais tarde como instituto de línguas. Celebrámos o 32.º aniversário no ano passado. Foi fundado pela minha mãe, que até ao ano passado continuou a assumir funções de directora pedagógica.

Actualmente, é tudo uma continuação. Poderia ter havido uma quebra, por exemplo nos anos de 2017 e 2018, uma vez que a minha mãe já não deu aulas. Podia ter-se sentido quebra, mas não. Tem continuado a subir o número de alunos”, contou Catarina.

As aulas de inglês continuam a ser o grande forte do Britannia House, que este ano abriu portas ao alemão. A procura de outras línguas, como o francês, o russo ou o mandarim, acontece, mas é mínima e não justifica a abertura de uma turma. Centenas de alunos, que vão desde o segundo ano do primeiro ciclo, com sete anos, frequentam diariamente a escola, que ocupa já três andares do prédio que originalmente ocupou.

No próximo ano lectivo, uma das novidades será o alargamento das aulas aos alunos do primeiro ano do primeiro ciclo: “Temos uma professora que vai a alguns jardins-de-infância do concelho e é frequente os pais quererem depois a continuidade”.
O instituto oferece ainda a possibilidade de equivalência aos exames da Faculdade de Cambridge, exames para estudar no estrangeiro, aulas para adultos e preparação de exames de nível. Tudo possível com uma equipa de sete professores e uma administrativa. “Já é uma máquina pesada. Em 86 nunca imaginámos ter esta dimensão. Cresceu não só em número de alunos, como em termos físicos”.

E o sucesso deve-se essencialmente a uma coisa: a excelência que colocam diariamente no trabalho que desenvolvem: “Temos tido sucesso a nível de resultados, não só nos exames, como a níveis pessoais. Temos muito bom feed back de alunos e pais de alunos, que arranjaram certos empregos graças ao inglês. Foram muitas gerações as que passaram por aqui.”, continuou orgulhosa e emocionada Catarina Picton Santos: “É um legado pesado este, mas de um modo positivo. Não é fácil chegar ao nível. Manter vivo este projecto é uma homenagem que lhe fazemos diariamente”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos