• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 22 de Janeiro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 14° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 15° / 6°
Céu nublado
Ter.
 17° / 7°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: grande superfície no centro da cidade será “golpe de misericórdia” para comércio tradicional, diz BE

Sociedade  »  2017-09-07 

A vinda de mais uma grande superfície para Torres Novas, desta vez para o centro da cidade - para os terrenos da antiga Casa Nery , a confirmar-se, constituirá a machadada final para o comércio tradicional, refere o Bloco de Esquerda em comunicado de imprensa.

Segundo referem os bloquistas, os socialistas estão a negociar a vinda de mais um supermercado e as negociações, acrescentam, “encontra-se em fase adiantada”.

“Quem o confirmou foi o presidente da Câmara, Pedro Ferreira, na reunião do executivo da passada terça-feira, instado a confirmar os factos pela vereadora do Bloco de Esquerda, Helena Pinto, que denunciou o carácter secretista de uma situação que deveria merecer ampla discussão dada a sua gravidade e consequências”, lê-se.

“A concretizar-se este licenciamento, será o fim do centro histórico da cidade tal como o conhecemos e o golpe de misericórdia no comércio local”, antevêem, constatando que o licenciamento de grandes e médias superfícies comerciais em Torres Novas - o que não conheceu dimensão semelhante em cidades vizinhas -, praticamente devastou o tecido comercial da cidade e grande quantidade de actividades conexas.

“A vinda de mais uma unidade de distribuição para a zona da cidade em causa acabará com o que resta de pequenas lojas, mercearias e cafés da área mais central da cidade, bem como das zonas da avenida, Tufeiras, Manuel Figueiredo e Silvã”.

“Por outro lado será a invasão total pelos automóveis e pelos camiões de abastecimento, de uma zona que deveria ser acautelada e que é o prolongamento natural do jardim da avenida e que deveria ser tratada em conformidade no planeamento urbano”.

Para o BE as outras cidades de média dimensão da região, como Tomar, Abrantes ou Ourém, ainda têm um comércio local “assinalável”, diferente com o que acontece em Torres Novas. “O rolo compressor da grande distribuição, com a conivência de uma gestão autárquica incompetente, transformou a cidade num deserto quotidiano, transferindo para as periferias os fluxos que não têm qualquer efeito benéfico e multiplicador na própria cidade”.

“Com o Bloco de Esquerda, esta pretensão nunca passará do papel”, avisam.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso »  2018-01-18 

A unidade dos concelhos do antigo distrito de Santarém, em qualquer quadro de reforma do território que venha a acontecer, mereceu a concordância da maioria dos eleitos da assembleia municipal de Torres Novas. A moção foi aprovada no passado dia 12, com votos do PS, BE, PSD, CDS e autarcas das freguesias.
(ler mais...)


CHMT: Governo injecta oito milhões para redução da dívida »  2018-01-11 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que integra as unidades hospitalares de Torres Novas, Tomar e Abrantes, tem em curso um aumento de capital em mais de oito milhões de euros “que será utilizado exclusivamente no pagamento de dívida vencida”, refere o gabinete de imprensa desta organização.
(ler mais...)


Yoga para bebés, no Entroncamento »  2018-01-11 


O município do Entroncamento promove um ciclo de Yoga para crianças, decorrendo as primeiras sessões já no próximo sábado, dia 13 de Janeiro, realizando-se as outras sessões nos dias 3 de Fevereiro e 3 de Março.
(ler mais...)


Poderes e interesses ameaçam a cidadania »  2018-01-05 

Os poderes instituídos e os altos interesses parecem estar sem freio, ameaçando cidadãos por “delito de opinião” com armas desproporcionadas. A imprensa local, tida como mais frágil e sensível à pressão dos poderes, parece estar também na mira de quem acha que pode tudo.
(ler mais...)


CDU e Bloco manifestam-se contra encerramento de balões e CTT na região »  2018-01-04 

As estruturas distritais da CDU e do BE manifestaram-se, esta quinta-feira, contra o encerramento de balcões dos CTT em Alferrarede (Abrantes) e Alpiarça. Numa nota de imprensa, a CDU reclama o regresso à esfera pública dos CTT e o regresso do serviço postal “público, universal e de qualidade”.
(ler mais...)


Golegã: fábrica de vinagres começa ano com lançamento de novo produto »  2018-01-04 

A fábrica de vinagres e molhos da Golegã, a Mendes e Gonçalves – que detém a marca Paladim -, começa o ano de 2018 com lançamento de um novo produto no mercado dos vinagres. Trata-se se um vinagre de Sidra “100% natural e saboroso” e que, segundo a empresa, procura ir “ao encontro da tendência mundial da procura de produtos não processados e naturais”.
(ler mais...)


Constância: requalificação da frente ribeirinha previstas nas GOP »  2018-01-04 

As Grandes Opções do Plano (GOP) da câmara municipal de Constância, para 2018, prevêem, entre outros projectos, a reconversão da frente ribeirinha (margem do rio Zêzere) de Constância. Trata-se de um espaço privilegiado que, no Verão, é procurado por muita gente para momentos de lazer.
(ler mais...)


Ministro da Administração Interna vem a Santarém assinar protocolo de projecto-piloto para redução da acidentes rodoviários »  2018-01-04 

Eduardo Cabriata, recém-empossado ministro da Administração Interna, vem a Sanatrém na próxima terça-feira, dia 9 de Janeiro, presidir à cerimónia de apresentação do projecto para a promoção da segurança rodoviária na região da Lezíria do Tejo, bem como assinar protocolos com os municípios daquela região.
(ler mais...)


ÚLTIMA HORA Morreu Joaquim Canais Rocha »  2018-01-02 

Joaquim Canais Rocha, que contava 82 anos, morreu hoje,  terça-feira, dia 2, no hospital de Tomar onde se encontrava internado há algum tempo.

Figura histórica da imprensa local, Canais Rocha começou a trabalhar ainda muito jovem na velha tipografia do jornal O Almonda do largo do Salvador, onde se iniciou na profissão de tipógrafo.
(ler mais...)


Mitsubishi Fuso ofereceu três viaturas 4x4 a bombeiros »  2017-12-25 

A Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada em Tramagal e pertencente ao Grupo Daimler, entregou na sexta-feira, 22 de Dezembro, três viaturas Canter 4x4 doadas pela empresa às Corporações de Bombeiros de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-01-18  Torres Novas apela à unidade do Ribatejo - autarca de Almeirim reage confuso