• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Somos uma alternativa sólida para governar o concelho”, Helena Pinto

Sociedade  »  2017-09-27 

Candidata do Bloco de Esquerda à câmara municipal de Torres Novas

A Helena Pinto protagonizou uma surpresa nas eleições de há quatro anos e elevou a responsabilidade do Bloco de Esquerda. Quais são as expectativas para o dia 1 de Outubro e qual será um bom resultado para o BE?
Está tudo em aberto para as próximas eleições. Os últimos 4 anos foram vividos de forma intensa na autarquia. Muito debate, muito mais escrutínio da actividade da maioria socialista, confronto de alternativas nas soluções propostas.

O BE nunca se inibiu de apresentar alternativas, fosse nos orçamentos municipais, fosse em qualquer outra matéria. Está demonstrado que o PS local está esgotado, só conhece as soluções do passado, não tem resposta para os problemas e desafios do presente. Está também provado que uma maioria absoluta “encolhe” a democracia local e não promove a transparência. Um bom resultado, para o BE, é contribuir para um novo ciclo da governação do concelho e estamos preparados para esse passo. 

Nas iniciativas públicas que promoveu ao longo destes quatro anos, o Bloco tem procurado cativar novas pessoas que gravitam na sociedade e que estão de fora do espectro político. Mas, hoje, ainda há muita gente que associa o Bloco à Helena Pinto e vice-versa. O BE tem capitalizado simpatia e ganho espaço à conta da sua prestação, ou é o BE que lhe tem proporcionado esta capacidade de intervenção?
Há vários factores que contribuem para a afirmação de uma força política e dos seus rostos. Para mim, aqueles que são determinantes têm a ver com a forma de fazer política e com a forma de estar na política. Um cargo político é por natureza um cargo temporário, é uma escolha pessoal no momento da candidatura e depois de eleita é uma escolha do povo que votou, o que traz responsabilidade e obrigações - de transparência, de justificação das posições e decisões, de dizer a verdade às pessoas e de respeitar os seus direitos quando se relacionam com a autarquia.

Ouvimos muitas vezes dizer que “os políticos são todos iguais”, mas se olharmos bem para as suas práticas verificamos que não. e existe a forma como se faz a política. o Be é um partido plural, aberto à sociedade. na situação do nosso concelho em particular onde temos tido uma maioria do PS há mais de duas décadas, havia que abrir portas e janelas e deixar entrar as opiniões, as visões, as propostas, as experiências, havia que ouvir quem não pensa como nós para encontrar as melhores soluções, para estimular a criatividade. a política é a vida das pessoas e tem que ser feita com as pessoas. não precisamos de estar todos de acordo em tudo, penso aliás que é impossível, mas podemos escutar-nos e, depois, assumir uma posição, fazer uma escolha.

É isto que o Be se esforça por fazer, com a nossa Sexta d’ ideias, com iniciativas temáticas, tomando posição e apresentando propostas. É isto que está na base da nossa capacidade de intervenção, que tem juntado muita gente para participar. claro que dei os meus contributos e coloquei a minha experiência política ao serviço do trabalho autárquico, mas também quero dizer que foram muitos os contributos e de muita gente não filiada no Be e até de outros partidos, que acolhi com agrado.

Num balanço ao seu mandato, o BE destacou a quantidade de propostas apresentadas na câmara municipal, 36, no total, das quais apenas 16 foram aprovadas. Que significado tem este indicador?
Em primeiro lugar cumprimos a nossa obrigação de prestar contas. Fizemo-lo outras vezes ao longo do mandato, mas entendemos que no final deveríamos publicar um balanço exaustivo, para quem quiser conhecer em detalhe as nossas posições.

Para uma força política na oposição, não é fácil divulgar as suas posições e fazê-las chegar a todos os e as munícipes. as propostas apresentadas pelo Be são fruto do nosso trabalho junto da população, do debate em equipa e da nossa postura construtiva de contribuir para resolver problemas. 36 é o número de propostas agendadas de forma autónoma para a reunião de câmara, mas a estas somamse mais 33, das quais 10 foram aprovadas, apresentadas sobre assuntos em debate. estes são os números retirados das actas.

Podiam ser mais, mas no primeiro ano de mandato, não formalizava as propostas por inexperiência. e ainda temos que somar as propostas para os orçamentos municipais – o Be nunca abdicou de exercer o direito de oposição e apresentou propostas para todos os orçamentos, para a revisão do regulamento Municipal de Urbanização e edificação – fomos a única força política a apresentar propostas e orgulhamo-nos de ter contribuído para a baixa das taxas em todo o concelho e ainda o documento com as propostas sobre os projectos a integrar no PEDU (Plano estratégico de desenvolvimento Urbano).

Foi assim na câmara, na assembleia municipal, nas freguesias de riachos, Meia Via, S. Pedro, lapas e ribeira, Santa Maria, Salvador e Santiago e na olaia e Paço. Quanto às propostas aprovadas, só lamentamos que a maioria não tenha sido concretizada porque o PS assim não quis. Este balanço é também uma garantia para todos os torrejanos e torrejanas sobre o nosso empenho num projecto de desenvolvimento, seja na oposição seja na governação do concelho.

E a outra garantia, a maior garantia, é o que vem assumido no nosso programa eleitoral: trata-se de um documento estruturado, com medidas pensadas e concretas para todas as áreas da acção autárquica e que visa, em última instância, construir um concelho mais coeso numa perspectiva diferente de encarar o território. os eleitores vão ter oportunidade de lê-lo e verificar que estamos empenhados numa alternativa sólida para governar o concelho.

Registe-se, entretanto, que avançámos em primeiro lugar com a intenção de classificação das margens do almonda como área de paisagem protegida, dissémos de imediato que somos contra a implantação de mais grandes superfícies e avançámos também com a intenção de o município negociar e comprar os terrenos de rui Frio (ex-nery) para implantar as piscinas municipais de verão, seremos a favor da aquisição da quinta de São Gião, impediremos a destruição do jardim municipal, lançaremos um vasto programa de apoio ao futebol de formação com implantação de sintéticos em Meia Via, Lapas, Riachos e conclusão de obras em torres novas com uma academia para formação avançada em futebol juvenil, se formos câmara o município custeará totalmente as obras da sede da UDR Zona Alta, fará de imediato o ginásio de riachos e lançará um programa de requalificação da casa do Povo de Riachos, antiga proposta nossa. e daremos uma  volta ao centro histórico, já que temos a cidade mais desprezada e degradada de toda a região.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena