• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 23 de Setembro de 2017
Pesquisar...
Ter.
 28° / 13°
Períodos nublados
Seg.
 27° / 14°
Períodos nublados
Dom.
 29° / 11°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Caso Microsoft: jornal “i” envolve CIMT, Rodrigues e Céu Albuquerque

Sociedade  »  2017-09-12 

jornal deve ter confundido sete mil com sete milhões

Ou o jornal “i” arranja maneira de provar que António Rodrigues, depois da sua viagem à sede da Microsoft, em Seattle, em 2011, adjudicou sete milhões de euros de produtos informáticos daquela marca para o município de Torres Novas, ou o caldo está entornado para os lados do diário lisboeta.

Na edição do passado fim de semana, o jornal que já foi do Grupo Lena revelava que um grupo de autarcas, entre os quais António Rodrigues e Céu Albuquerque, presidente da câmara de Abrantes, viajaram aos Estados Unidos, onde estiveram às custas da Microsoft, e que depois as autarquias envolvidas subscreveram contratos de compra de software da Microsoft no valor de cerca de cinco milhões de euros. Segundo o “i”, secundado pelo Observador, jornal on-line de direita, os presidentes das câmaras de Famalicão, Cascais, Braga, Sintra, Abrantes, Sousel e Torres Novas viajaram até Seattle e após estas viagens, que nuns casos ocorreram em 2011 e noutros em 2014, celebraram contratos de aquisição de produtos da Microsoft no valor de quase 5 milhões de euros.

E aqui os números não batem certos, quando o “i” diz que num único contrato a câmara de Torres Novas comprou sete milhões de euros em produtos Microsoft.

Este tema tem sido muito alimentado pelos jornais “i” e Observador, que revelaram que vários autarcas viajaram em 2011 e em 2014 à sede da Microsoft, alguns com viagens pagas pelas respectivas câmaras, e que depois da estadia paga pela empresa, em Seattle, assinaram adjudicações de centenas de milhares de euros cada um em produtos informáticos da marca para as suas autarquias. Indirectamente, os artigos parecem querer estabelecer uma ligação entre as viagens à América e as mordomias recebidas pelos autarcas, e a compra posterior de produtos informáticos.

Isto na senda dos anteriores casos de governantes que foram à bola a Paris ver a equipa das quinas à pala da EDP e que, como se sabe, foram constituídos arguidos. Neste caso, presume-se, a investigação jornalísticas, que se baseia praticamente na espreitadela ao portal dos contratos do Estado e autarquias BaseGov, pretenderia, parece, estabelecer um nexo de causalidade entre as viagens e as prendas da Microsoft (alojamento e estadia) e a posterior compras de produtos ao gigante da informática.

No caso de Abrantes, é verdade que o município abrantino adquiriu, logo a seguir às referidas viagens de 2011, mais de 200 mil euros em produtos Microsoft, em contratos de 22 de Junho (74 mil euros), 2 de Agosto (53 mil euros) e 19 de Junho do ano seguinte (108 mil euros). Mas, no caso de Torres Novas, a BASEGOV, o tal sítio electrónico onde se registam os contratos, não aparece esse fabuloso contrato de sete milhões, mas apenas um de quase sete mil euros (6875 euros) e outro de 65 mil euros, que inclui também hardware, ambos em 2011. Se calhar, o diário confundiu sete mil euros com sete milhões de euros.

Comunidade dos milhões

Esta confusão de números do “i” deve relacionar-se com a confusão feita entre os cargos de presidentes de câmara, quer de Rodrigues quer de Céu Albuquerque, e o posterior desempenho do cargo de presidente da Comunidade Urbana do Médio Tejo (CIMT), em que a autarca de Abrantes sucedeu a António Rodrigues em 2013, e que ambos acumularam.

De facto, a Comunidade Urbana do Médio Tejo (CIMT), cujas adjudicações de serviços para os mais variados e (alguns) extravagantes) fins navegam facilmente para números surpreendentes, também está metida no assunto levantado pelo "i", até porque muitas das adjudicações de diversa índole são feitas por esta entidade para os municípios associados, cabendo depois aos próprios municípios transferir as verbas das suas participações nos negócios, evitando-se assim o escrutínio local das decisões, que costuma causar aborrecimentos por ainda haver partidos da oposição.

E, na verdade, em 2011, era António Rodrigues líder máximo da CIMT, foi efectuada uma compra de serviços/contrato de licenciamento de software Microsoft no valor de mais meio milhão de euros (497 mil mais IVA), software esse destinado a vários municípios do chamado Médio Tejo. E, passados dois anos, já Céu Albuquerque tinha sucedido a Rodrigues aos comandos da CIMT, adquiriu a autarca "manutenção de software Microsoft", mais 191 mil euros mais IVA, em contrato rubricado a 16 de Março de 2013, desta vez para o seu município de Abrantes. Em 2015, a Comunidade fez rolar mais cerca de meio milhão de euros (443 mais IVA) para serviços de manutenção do licenciamento de software, ao abrigo do “Acordo Microsoft”. Portanto, meio milhão para compra de software para a CIMT por Rodrigues em 2011 e, passados três anos, mais meio milhão para “serviços de manutenção”, agora por Céu Albuquerque e também para a CIMT. A estas verbas, somam-se mais 191 mil euros pelo meio para aligeirar a travessia, contrato para a câmara de Abrantes (26 de Março de 2013), e ainda os mais de 200 mil euros também da CM Abrantes, já referidos, em 2011 e 2012: e foi quanto a geringonça informática desta zona deu a ganhar à Microsoft, só no eixo Torres Novas/Abrantes com passagem pela CIMT.

As viagens de Rodrigues e Céu Albuquerque a Seattle realizaram-se em 2011 por conta da CIMT, tendo cabido à Microsoft, ainda segundo as “investigações” dos diários da capital, o pagamento da estadia em hotel e alimentação, no valor de 750 dólares por cabeça.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros »  2017-09-20 

A campanha eleitoral do Partido Socialista em Torres Novas está a ser marcada por métodos nunca vistos, indo ao ponto de publicitar, em outdoors gigantes, obras fantasmas que nunca viram a luz do dia, ao mesmo tempo que se divulgam os milhões de investimento nas referidas obras.
(ler mais...)


Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal »  2017-09-18 

Prosseguiu hoje, segunda-feira, no Tribunal de Torres Novas, mais uma sessão do julgamento de um processo que opõe o Ministério Público à Fabrióleo, relacionado com a poluição na ribeira da Boa Água.
(ler mais...)


Constância: desporto aventura animou vila durante o festival das grandes rotas »  2017-09-18 

Actividades desportivas ao ar livre como canoagem, rappel, slide, aquabird, aquaball, stand up paddle e vertical playpen, marcaram o conjunto de iniciativas que decorreram em Constância entre os dias 9 e 17 de Setembro, no âmbito do festiva das grandes rotas – do Tejo e Zêzere.
(ler mais...)


Torres Novas: incêndio deflagrou em Rio Frio junto ao viaduto »  2017-09-17 

Um incêncio em zona de hortas e instalações agrícolas deflagrou hoje, cerca das onze horas da manhã, na zona de Rio Frio, imediamente junto ao viaduto que liga a avenida marginal ao largo Rossio, em Torres Novas.

As chamas tiveram início na margem direita do rio, em zona de matos e restolhos da encosta que sobe a São Domingos e acabaram por não atingir quaisquer bens dignos de nota.
(ler mais...)


Torres Novas: campistas celebram 50 anos »  2017-09-17 

Meio século. O Clube de Campismo Torrejano celebra este sábado, dia 23 de Setembro, meio século de existência, com a realização de um jantar (20 horas), para o qual estão convidados a participar todos os sócios e amigos do clube.
(ler mais...)


“As pessoas do campo ensinaram-me coisas espectaculares e que me valeram muito” »  2017-09-17 

Joaquim Santana, tem 82 anos - faz 83 no dia 27 de Setembro. Nasceu em Riachos em 1934 e dedicou quase toda a sua vida ao rancho folclórico de Riachos. No passado dia 27 de Agosto foi descerrada uma placa toponímica na qual está inscrito o seu nome, que passou também a ser nome de rua, junto ao Centro de Saúde.
(ler mais...)


Trânsito vai ser suspenso durante duas semanas na Avenida João Paulo II »  2017-09-14 

Os trabalhos de pavimentação da Avenida João Paulo II, na entrada de Torres Novas entre o nó da A23 e a rotunda de acesso às avenidas Andrade de Corvo e 25 de Julho, vão obrigar ao corte do trânsito naquela artéria entre os dias 18 de Setembro e o dia 2 de Outubro, no sentido Riachos-Torres Novas.
(ler mais...)


Constância: jardim de Camões alvo de reabilitação »  2017-09-14 

Estão prestes a iniciar-se os trabalhos de reabilitação do Jardim-Horto de Camões, anunciou a direcção da Casa-Memória de Camões em Constância. O espaço, projectado pelo arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, é considerado o mais vivo e singular monumento erguido no mundo a um poeta.
(ler mais...)


Autárquicas: PSD aposta em gestão “mais próxima” dos cidadãos na UF Santa Maria, Salvador e Santiago »  2017-09-14 

O PSD apresentou na terça-feira, dia 12 de Setembro, a candidatura à União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago (Torres Novas), num jantar que decorreu no Carreiro da Areia. Tiago Ferreira, cabeça-de-lista àquela assembleia de freguesia, apresentou as linhas gerais da candidatura que tem como lema “Coração e Determinação”.
(ler mais...)


Autárquicas: Presidente da Câmara de Ourém diz-se alvo de "estratégia armadilhada" para evitar a sua recandidatura »  2017-09-13 

O socialista Paulo Fonseca disse que foi alvo de uma "estratégia organizada e armadilhada" que conduziu à sua inelegibilidade ao município de Ourém, no distrito de Santarém, por decisão do Tribunal Constitucional (TC).
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2017-09-17  Torres Novas: incêndio deflagrou em Rio Frio junto ao viaduto
»  2017-09-20  Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros
»  2017-09-18  Julgamento da Fabrióleo: moradores desapontados com a sessão de hoje no tribunal