• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Caso Microsoft: jornal “i” envolve CIMT, Rodrigues e Céu Albuquerque

Sociedade  »  2017-09-12 

jornal deve ter confundido sete mil com sete milhões

Ou o jornal “i” arranja maneira de provar que António Rodrigues, depois da sua viagem à sede da Microsoft, em Seattle, em 2011, adjudicou sete milhões de euros de produtos informáticos daquela marca para o município de Torres Novas, ou o caldo está entornado para os lados do diário lisboeta.

Na edição do passado fim de semana, o jornal que já foi do Grupo Lena revelava que um grupo de autarcas, entre os quais António Rodrigues e Céu Albuquerque, presidente da câmara de Abrantes, viajaram aos Estados Unidos, onde estiveram às custas da Microsoft, e que depois as autarquias envolvidas subscreveram contratos de compra de software da Microsoft no valor de cerca de cinco milhões de euros. Segundo o “i”, secundado pelo Observador, jornal on-line de direita, os presidentes das câmaras de Famalicão, Cascais, Braga, Sintra, Abrantes, Sousel e Torres Novas viajaram até Seattle e após estas viagens, que nuns casos ocorreram em 2011 e noutros em 2014, celebraram contratos de aquisição de produtos da Microsoft no valor de quase 5 milhões de euros.

E aqui os números não batem certos, quando o “i” diz que num único contrato a câmara de Torres Novas comprou sete milhões de euros em produtos Microsoft.

Este tema tem sido muito alimentado pelos jornais “i” e Observador, que revelaram que vários autarcas viajaram em 2011 e em 2014 à sede da Microsoft, alguns com viagens pagas pelas respectivas câmaras, e que depois da estadia paga pela empresa, em Seattle, assinaram adjudicações de centenas de milhares de euros cada um em produtos informáticos da marca para as suas autarquias. Indirectamente, os artigos parecem querer estabelecer uma ligação entre as viagens à América e as mordomias recebidas pelos autarcas, e a compra posterior de produtos informáticos.

Isto na senda dos anteriores casos de governantes que foram à bola a Paris ver a equipa das quinas à pala da EDP e que, como se sabe, foram constituídos arguidos. Neste caso, presume-se, a investigação jornalísticas, que se baseia praticamente na espreitadela ao portal dos contratos do Estado e autarquias BaseGov, pretenderia, parece, estabelecer um nexo de causalidade entre as viagens e as prendas da Microsoft (alojamento e estadia) e a posterior compras de produtos ao gigante da informática.

No caso de Abrantes, é verdade que o município abrantino adquiriu, logo a seguir às referidas viagens de 2011, mais de 200 mil euros em produtos Microsoft, em contratos de 22 de Junho (74 mil euros), 2 de Agosto (53 mil euros) e 19 de Junho do ano seguinte (108 mil euros). Mas, no caso de Torres Novas, a BASEGOV, o tal sítio electrónico onde se registam os contratos, não aparece esse fabuloso contrato de sete milhões, mas apenas um de quase sete mil euros (6875 euros) e outro de 65 mil euros, que inclui também hardware, ambos em 2011. Se calhar, o diário confundiu sete mil euros com sete milhões de euros.

Comunidade dos milhões

Esta confusão de números do “i” deve relacionar-se com a confusão feita entre os cargos de presidentes de câmara, quer de Rodrigues quer de Céu Albuquerque, e o posterior desempenho do cargo de presidente da Comunidade Urbana do Médio Tejo (CIMT), em que a autarca de Abrantes sucedeu a António Rodrigues em 2013, e que ambos acumularam.

De facto, a Comunidade Urbana do Médio Tejo (CIMT), cujas adjudicações de serviços para os mais variados e (alguns) extravagantes) fins navegam facilmente para números surpreendentes, também está metida no assunto levantado pelo "i", até porque muitas das adjudicações de diversa índole são feitas por esta entidade para os municípios associados, cabendo depois aos próprios municípios transferir as verbas das suas participações nos negócios, evitando-se assim o escrutínio local das decisões, que costuma causar aborrecimentos por ainda haver partidos da oposição.

E, na verdade, em 2011, era António Rodrigues líder máximo da CIMT, foi efectuada uma compra de serviços/contrato de licenciamento de software Microsoft no valor de mais meio milhão de euros (497 mil mais IVA), software esse destinado a vários municípios do chamado Médio Tejo. E, passados dois anos, já Céu Albuquerque tinha sucedido a Rodrigues aos comandos da CIMT, adquiriu a autarca "manutenção de software Microsoft", mais 191 mil euros mais IVA, em contrato rubricado a 16 de Março de 2013, desta vez para o seu município de Abrantes. Em 2015, a Comunidade fez rolar mais cerca de meio milhão de euros (443 mais IVA) para serviços de manutenção do licenciamento de software, ao abrigo do “Acordo Microsoft”. Portanto, meio milhão para compra de software para a CIMT por Rodrigues em 2011 e, passados três anos, mais meio milhão para “serviços de manutenção”, agora por Céu Albuquerque e também para a CIMT. A estas verbas, somam-se mais 191 mil euros pelo meio para aligeirar a travessia, contrato para a câmara de Abrantes (26 de Março de 2013), e ainda os mais de 200 mil euros também da CM Abrantes, já referidos, em 2011 e 2012: e foi quanto a geringonça informática desta zona deu a ganhar à Microsoft, só no eixo Torres Novas/Abrantes com passagem pela CIMT.

As viagens de Rodrigues e Céu Albuquerque a Seattle realizaram-se em 2011 por conta da CIMT, tendo cabido à Microsoft, ainda segundo as “investigações” dos diários da capital, o pagamento da estadia em hotel e alimentação, no valor de 750 dólares por cabeça.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena