• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 28 de Maio de 2018
Pesquisar...
Qui.
 21° / 11°
Céu nublado
Qua.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Caso Microsoft: jornal “i” envolve CIMT, Rodrigues e Céu Albuquerque

Sociedade  »  2017-09-12 

jornal deve ter confundido sete mil com sete milhões

Ou o jornal “i” arranja maneira de provar que António Rodrigues, depois da sua viagem à sede da Microsoft, em Seattle, em 2011, adjudicou sete milhões de euros de produtos informáticos daquela marca para o município de Torres Novas, ou o caldo está entornado para os lados do diário lisboeta.

Na edição do passado fim de semana, o jornal que já foi do Grupo Lena revelava que um grupo de autarcas, entre os quais António Rodrigues e Céu Albuquerque, presidente da câmara de Abrantes, viajaram aos Estados Unidos, onde estiveram às custas da Microsoft, e que depois as autarquias envolvidas subscreveram contratos de compra de software da Microsoft no valor de cerca de cinco milhões de euros. Segundo o “i”, secundado pelo Observador, jornal on-line de direita, os presidentes das câmaras de Famalicão, Cascais, Braga, Sintra, Abrantes, Sousel e Torres Novas viajaram até Seattle e após estas viagens, que nuns casos ocorreram em 2011 e noutros em 2014, celebraram contratos de aquisição de produtos da Microsoft no valor de quase 5 milhões de euros.

E aqui os números não batem certos, quando o “i” diz que num único contrato a câmara de Torres Novas comprou sete milhões de euros em produtos Microsoft.

Este tema tem sido muito alimentado pelos jornais “i” e Observador, que revelaram que vários autarcas viajaram em 2011 e em 2014 à sede da Microsoft, alguns com viagens pagas pelas respectivas câmaras, e que depois da estadia paga pela empresa, em Seattle, assinaram adjudicações de centenas de milhares de euros cada um em produtos informáticos da marca para as suas autarquias. Indirectamente, os artigos parecem querer estabelecer uma ligação entre as viagens à América e as mordomias recebidas pelos autarcas, e a compra posterior de produtos informáticos.

Isto na senda dos anteriores casos de governantes que foram à bola a Paris ver a equipa das quinas à pala da EDP e que, como se sabe, foram constituídos arguidos. Neste caso, presume-se, a investigação jornalísticas, que se baseia praticamente na espreitadela ao portal dos contratos do Estado e autarquias BaseGov, pretenderia, parece, estabelecer um nexo de causalidade entre as viagens e as prendas da Microsoft (alojamento e estadia) e a posterior compras de produtos ao gigante da informática.

No caso de Abrantes, é verdade que o município abrantino adquiriu, logo a seguir às referidas viagens de 2011, mais de 200 mil euros em produtos Microsoft, em contratos de 22 de Junho (74 mil euros), 2 de Agosto (53 mil euros) e 19 de Junho do ano seguinte (108 mil euros). Mas, no caso de Torres Novas, a BASEGOV, o tal sítio electrónico onde se registam os contratos, não aparece esse fabuloso contrato de sete milhões, mas apenas um de quase sete mil euros (6875 euros) e outro de 65 mil euros, que inclui também hardware, ambos em 2011. Se calhar, o diário confundiu sete mil euros com sete milhões de euros.

Comunidade dos milhões

Esta confusão de números do “i” deve relacionar-se com a confusão feita entre os cargos de presidentes de câmara, quer de Rodrigues quer de Céu Albuquerque, e o posterior desempenho do cargo de presidente da Comunidade Urbana do Médio Tejo (CIMT), em que a autarca de Abrantes sucedeu a António Rodrigues em 2013, e que ambos acumularam.

De facto, a Comunidade Urbana do Médio Tejo (CIMT), cujas adjudicações de serviços para os mais variados e (alguns) extravagantes) fins navegam facilmente para números surpreendentes, também está metida no assunto levantado pelo "i", até porque muitas das adjudicações de diversa índole são feitas por esta entidade para os municípios associados, cabendo depois aos próprios municípios transferir as verbas das suas participações nos negócios, evitando-se assim o escrutínio local das decisões, que costuma causar aborrecimentos por ainda haver partidos da oposição.

E, na verdade, em 2011, era António Rodrigues líder máximo da CIMT, foi efectuada uma compra de serviços/contrato de licenciamento de software Microsoft no valor de mais meio milhão de euros (497 mil mais IVA), software esse destinado a vários municípios do chamado Médio Tejo. E, passados dois anos, já Céu Albuquerque tinha sucedido a Rodrigues aos comandos da CIMT, adquiriu a autarca "manutenção de software Microsoft", mais 191 mil euros mais IVA, em contrato rubricado a 16 de Março de 2013, desta vez para o seu município de Abrantes. Em 2015, a Comunidade fez rolar mais cerca de meio milhão de euros (443 mais IVA) para serviços de manutenção do licenciamento de software, ao abrigo do “Acordo Microsoft”. Portanto, meio milhão para compra de software para a CIMT por Rodrigues em 2011 e, passados três anos, mais meio milhão para “serviços de manutenção”, agora por Céu Albuquerque e também para a CIMT. A estas verbas, somam-se mais 191 mil euros pelo meio para aligeirar a travessia, contrato para a câmara de Abrantes (26 de Março de 2013), e ainda os mais de 200 mil euros também da CM Abrantes, já referidos, em 2011 e 2012: e foi quanto a geringonça informática desta zona deu a ganhar à Microsoft, só no eixo Torres Novas/Abrantes com passagem pela CIMT.

As viagens de Rodrigues e Céu Albuquerque a Seattle realizaram-se em 2011 por conta da CIMT, tendo cabido à Microsoft, ainda segundo as “investigações” dos diários da capital, o pagamento da estadia em hotel e alimentação, no valor de 750 dólares por cabeça.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Atletismo: GP Santo António é no dia 9 de Junho »  2018-05-21 

Estão abertas as inscrições para a 41.ª edição do Grande Prémio de Santo António, em Torres Novas, uma prova de atletismo popular mas que também conta para atletas federados, já que decorre em paralelo o campeonato distrital de estrada.
(ler mais...)


Alunos da profissional realizam estágios na Europa »  2018-05-21 

Uma dezena e meia de alunos da escola profissional de Torres Novas partiram para diversos países europeus, ao abrigo do programa Erasmus+, para realizarem os seus estágios curriculares durante sete semanas. Dos 15 alunos, quatro rumaram a Bournemouth, Inglaterra, cinco foram para Fuerteventura, nas Ilhas Canárias e seis foram para Bilbau, também em Espanha, e vão realizar estágios relativos a diversos cursos: informática, gestão, comunicação e animador sociocultural.
(ler mais...)


“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade »  2018-05-18 

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos.
(ler mais...)


Sucateiros julgados em Torres Novas por fraude fiscal condenados a pagar 15,6 milhões »  2018-05-17 

Seis pessoas e três sociedades do sector das sucatas foram condenadas, em Torres Novas, por fraude fiscal qualificada, facturação fictícia e detenção de arma proibida, tendo cinco arguidos de pagar uma indemnização ao Estado de 15,6 milhões de euros.
(ler mais...)


Alunos da Maria Lamas debateram cidadania »  2018-05-16 

A divulgação dos resultados de um inquérito sobre questões políticas, realizado junto de todos os alunos do ensino secundário da escola, e um posterior debate envolvendo os partidos com representação local, foram os momentos marcantes da sessão realizada na Escola Maria Lamas, sob o lema “Sempre Mais Alto… Uma Inspiração”, e que decorreu na manhã de quarta-feira, dia 16.
(ler mais...)


Sexta d´ideias debate protecção civil »  2018-05-16 

A próxima sexta d´ideias, tertúlia de debate organizada pela concelhia de Torres Novas do Bloco de Esquerda, realiza-se esta sexta-feira, 18 de Maio, no Centro Cultural da Pena e Casal da Pena, na freguesia de Chancelaria. O tema desta sessão é a protecção civil, e são oradores o comandante dos bombeiros torrejanos, Ricardo Vicente (engenheiro agrónomo e Miguel Pinto Reis, Major da GNR.
(ler mais...)


Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo »  2018-05-16 

Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo A associação “30 Por Uma Linha” organiza este sábado, dia 19 e Maio, entre as 9 e 12h30, um passeio interpretativo na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, de cera de seis quilómetros, iniciativa na qual os participantes terão a oportunidade para observar a avifauna e flora envolvente, sendo a iniciativa aproveitada também para fazer uma acção de limpeza (recolha de lixo) com o intuito de ajudar na preservação desta área protegida.
(ler mais...)


Tomar: reabilitação urbana discutida no IPT »  2018-05-14 

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) acolhe nos dias 24 e 25 de Maio um seminário dedicado às questões da reabilitação urbana, promovido pelo curso de mestrado em Reabilitação Urbana da Escola Superior de Tecnologia do IPT.
(ler mais...)


Recolha de material escolar para Ribeira Grande/Cabo Verde »  2018-05-13 

O Município de Torres Novas e os agrupamentos de escolas Artur Gonçalves e Gil Paes, com a colaboração das juntas de freguesias do concelho, estão a promover uma campanha de recolha de material escolar para entregar à autarquia de Ribeira Grande, no âmbito da geminação de Torres Novas com aquele município de Cabo Verde.
(ler mais...)


Tiago Ferreira é líder local do PSD »  2018-05-06 

Votaram mais de 100 militantes, Tiago Ferreira averbou mais de cerca de duas dezenas de votos que o seu opositor, António Nobre, e é desde ontem, sábado, lider do PSD/Torres Novas. As eleições para a comissão política concelhia dos social-democratas foram bastante disputadas e os votos ilustram a incerteza que se viveu até ao fecho das urnas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-05-21  Atletismo: GP Santo António é no dia 9 de Junho
»  2018-05-21  Alunos da profissional realizam estágios na Europa