• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PS: autárquicas estão a pôr o partido à beira de um ataque de nervos

Sociedade  »  2016-09-22 

Como é costume, já se fala de alegadas sondagens.

Informações desencontradas ou tácticas elementares de contra-informação: na concelhia socialista torrejana, a questão do candidato do PS à câmara foi aflorada. Ou nem por isso, conforme as versões. Como é costume, já se fala de alegadas sondagens, nada favoráveis à actual maioria.

Vejamos: reunida no passado dia 12 de Setembro, a comissão concelhia de Torres Novas do Partido Socialista teria manifestado o seu apoio à recandidatura do actual presidente à câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira - foi esta a versão avançada inicialmente pelo JT com base em declarações de fonte da concelhia, que garantiu ter sido esse apoio reiterado “de uma forma bem expressiva”. Mas uma outra versão, posteriormente colhida pelo JT, também de fonte da concelhia socialista, diria que o assunto não foi debatido "nem houve qualquer manifestação de apoio à recandidatura do actual presidente". "Nem apoio, nem desapoio", comentava a mesma fonte. Os dados estavam lançados.

Os desenvolvimentos do assunto levaram-nos a pedir esclarecimentos ao presidente da concelhia, António Rodrigues, que em declarações ao JT foi lacónico: "O assunto não foi debatido na reunião, não fazia parte da ordem de trabalhos e não foi falado. Quanto ao resto, só posso adiantar que não há ainda nenhuma candidatura à câmara aprovada pelo partido, já que o candidato indicado terá de ser votado pela concelhia, por voto secreto, e nem sequer está ainda prevista a data em que essa votação será realizada". Instado a pronunciar-se sobre se está ainda na corrida para uma candidatura, Rodrigues não quis comentar o assunto.

A carta da Catarina
O assunto fora espoletado, recorde-se, por uma notícia do Público que, citando fontes da comissão permanente do PS, referia a câmara de Torres Novas como uma das que a direcção nacional socialista via com preocupação nas autárquicas de 2017. A notícia, a que o JT deu desenvolvimento mais circunstanciado, teve uma enorme impacto no seio das hostes socialistas locais, que viam na praça pública os receios do partido face ao que se estava a passar em Torres Novas. E logo correram pela cidade rumores sobre alegadas sondagens nada favoráveis à actual maioria socialista, que de resto já eram faladas desde meados de Agosto em meios do PSD local, indicando a perda da maioria absoluta para o PS com Pedro Ferreira à frente da lista e a vitória de Rodrigues, como independente, sobre o actual presidente câmara, caso se defrontassem nas eleições do próximo Outono.

Entretanto, recorde-se, a comissão permanente do PS, para colmatar a fuga de informação para o jornal da SONAE, faz distribuir uma carta aos presidentes das câmaras de Torres Novas e da Golegã (concelho que também tinha sido considerado “problemático” segundo a notícia do Público), subscrita pela secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, dizendo que a notícia do Público de da autoria de Margarida Gomes, “contém um lapso” e informa que há meses foram aprovados no Congresso Nacional e na Comissão Permanente do PS os critérios subjacentes às candidaturas autárquicas: “Serão candidatos todos os Presidentes de Câmara em funções que queiram e que sobre eles não recaia nenhum impedimento ético-jurídico”, posição que é, de resto, há muito conhecida. A carta, dirigida a Pedro Ferreira e Rui Medinas, diz que a signatária, Ana Catarina Mendes, secretária-geral-adjunta, “reitera a confiança do Partido Socialista no trabalho que tem desempenhado” cada um dos autarcas.

No entanto, a carta não negava o conteúdo da notícia do Público, de que o PS considera ser Torres Novas um dos casos complicados das próximas autárquicas, até porque em nenhum passo da notícia, e também daquela que foi publicada pelo JT, se dizia que Pedro Ferreira seria ou não ou não o candidato do PS. Recorde-se que ambas as notícias faziam referência ao facto de o PS avaliar com preocupação a situação de Torres Novas face às autárquicas de 2017, com o JT a referir o ambiente de crispação interna que se vive em Torres Novas desde a “dissidência” de António Rodrigues.

A carta, na verdade, veicula apenas uma posição de princípio do PS tomada há meses para evitar aventurerismos locais e fugas à orientação partidária geral, mas segundo as normas socialistas a direcção pode avocar um decisão sobre candidatos e candidaturas independentemente da decisão das concelhias, que todavia têm de escolher formalmente os candidatos em eleição por voto secreto. E é isso que ainda não foi feito em Torres Novas.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena