• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Agricultores do Vale do Tejo estão a investir nas novas tecnologias

Sociedade  »  2015-01-09 

Na região do Vale do Tejo são cada vez mais os agricultores que investem nas novas tecnologias ou nas energias alternativas. As estações meteorológicas, os painéis solares e a utilização de drones, aviões não tripulados, são alguns exemplos. O objetivo é melhorar a gestão das explorações agrícolas e optimizar as colheitas.

Cerca de 40 por cento dos agricultores da região do Vale do Tejo já se deixaram convencer e aderiram às novas tecnologias e às energias alternativas para melhorarem as performances das suas explorações agrícolas.

Quem o diz é Mário Antunes, vice-presidente da Agrotejo – União Agrícola do Norte do Vale do Tejo, que refere que as sondas foram a tecnologia que teve adesão maior adesão, em declarações à Antena 1.

Já de acordo com Jorge Neves, da Agromais, nos campos agrícolas da região existem cerca de uma centena de sondas de rega instaladas, número que atesta a importância destes equipamentos para a otimização dos processos de rega das explorações. Colocam-se várias amostras nos campos, permitindo saber qual o comportamento da água no solo, informação que torna mais eficaz a rega nas explorações agrícolas.

”Há culturas extremamente sensíveis à questão da rega, como é a cebola, e nós tentamos que em praticamente todas as parcelas haja uma sonda. No caso do milho, um sonda numa determinada zona da parcela pode ser representativa para mostrar o que está a acontecer à volta”.

A melhoria de processos é ainda conseguida através da utilização das estações meteorológicas, dispositivos que fazem a análise do clima e vão dizendo quais são as necessidades das plantas.

Mediante a informação disponibilizada, relativa ao excesso ou falta de água, o agricultor age em conformidade.

Para evitar desperdício ou a destruição de plantas, o GPS tem também sido ”apropriado” pelos agricultores que adaptam máquinas a sistemas de teleguiamento e, com um investimento razoavelmente baixo, é possível pôr uma máquina a guiar de forma automática sem intervenção do operador, aumentando a eficácia do serviço.

Além destes dispositivos há quem utilize os drones, aviões não tripulados, úteis para recolher dados sobre condições de drenagem, das terras ou doenças das plantações.

Estes aparelhos permitem fotografar ou registar em vídeo e denunciar os locais onde há problemas técnicos, por exemplo num sistema de rega, informação que apenas seria possível de obter no final da cultura.

Um pouco por toda a região é também possível observar, cada vez mais, a existência de painéis solares nos campos agrícolas, equipamentos que permitem a redução dos custos de produção, nomeadamente na área energética.

Produzir mais e gastar menos parece ser uma tendência cada vez mais em afirmação na agricultura da região do Vale do Tej sondas, estações meteorológicas, drones, máquinas com sistema de teleguiamento e até mesmo batata com chip, são equipamentos ao serviço da agricultura e da sua maior competitividade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos