• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 22° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

João “Espanhol” homenageado no aniversário do Montepio

Sociedade  »  2014-06-06 

A associação mutualista Montepio de Nossa Senhora da Nazaré assinalou no domingo, dia 1 de Junho, o 152.º aniversário. Nesta ocasião, foram homenageados dois associados: João "Espanhol" e Amélia Pinheiro, esta a título póstumo.

A sessão solene de comemoração dos 152 anos do Montepio Nossa Senhora da Nazaré, que decorreu no domingo, dia 1 de Junho, no auditório da biblioteca municipal, começou com música clássica (pela pianista Valentina Nicoleta e pela flautista Carla Antunes) e terminou com João José Lopes (João ”Espanhol”) agarrado ao microfone a cantar o tema ”Lisboa Menina e Moça”, de Carlos do Carmo, acompanhado pelo grupo LaFontinha.

A homenagem dedicada ao associado João José Lopes constituiu, na verdade, um dos momentos mais emocionantes e foi justificada pela direcção da associação mutualista pela forma como este se entregou ao projecto, mesmo no período mais difícil, em que a continuidade do Montepio esteve em causa.

João Espanhol não conteve as lágrimas quando recebeu o diploma de sócio honorário e devolveu os elogios que recebeu a Trincão Marques, considerando-o um dos principais responsáveis pela ”refundação” do Montepio, em 2007, quando foi construída a actual sede, conseguida através da venda do Teatro Virgínia ao município torrejano.

Carlos Trincão Marques, da direcção do Montepio, destacou os valores do mutualismo e considerou um paradoxo que as necessidades que levaram à criação da associação se tenham agravado152 anos depois.

As comemorações tinham sido iniciadas antes, com uma missa em que foram homenageados os associados falecidos no ano passado. António Mário, presidente da assembleia-geral, fez uma breve resenha histórica da associação e considerou-a ”património municipal”.

José Alberto Pitacas, economista, falou sobre ”O mutualismo hoje” e afirmou que estas organizações seriam necessárias ”mesmo se o Serviço Nacional de Saúde funcionasse a 100 por cento”. ”Os fins que estão por detrás do mutualismo são os mesmos de há 200 anos: assegurar a protecção social e a dignidade humana”, sublinhou.

Em Portugal existem 120 associações mutualistas, que funcionam sob diferentes formas (clínicas, hospitais, farmácias) e, no mundo existe cerca de um milhão e 100 mil associações, de que são associadas 200 milhões de pessoas. ”O mutualismo tem futuro”, concluiu.

Depois de o grupo La Fontinha ter interpretado alguns temas do cancioneiro popular, com arranjos próprios, e de ter sido exibido um vídeo com imagens antigas de João Espanhol, em diversos contextos, este foi chamado ao palco para interpretar o último tema do alinhamento. A actuação terminou com a plateia de pé, a ovacionar o fundador do conjunto Níger em meados do século passado.

 

Exposição de trabalhos de Amélia Pinheiro em exposição no Montepio

As paredes do primeiro andar do edifício do Montepio Nossa Senhora da Nazaré sustentam um conjunto de quadros pintados por Amélia Pinheiro, associada que faleceu ”inesperadamente” no início deste ano. A exposição ”Memória Amélia Pinheiro, 1946-2014” é composta por uma série de telas e na inauguração da exposição esteve o seu primeiro professor, Luís Sá. Foi entre 1999 e 2003 que Amélia frequentou o curso de pintura patrocinado pelo município torrejano no Museu Carlos Reis.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos