• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 30 Novembro 2023    |      Directora: Inês Vidal; director-adjunto, João Carlos Lopes    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 14° / 4°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 15° / 5°
Períodos nublados
Sex.
 14° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 10°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Censos: três freguesias de Torres Novas com dados duvidosos

Sociedade  »  2021-08-11 

A freguesia de Olaia/Paço surge com menos habitantes que eleitores, Pedrógão e Chancelaria praticamente não teriam gente entre os 0 e os 17 anos, a crer nos dados oficias. Situações difíceis de explicar.

Comecemos pelo princípio: os dados aqui referidos são oficiais. Trata-se do número de eleitores por freguesias e concelhos, publicados no mapa oficial em Diário da República de 17 de Junho e com referência a escassos dias anteriores a essa data, por um lado, e os dados preliminares do recenseamento geral da população, Censos 2021, também oficialmente divulgados, cujo momento censitário coincidiu praticamente com o fecho dos cadernos eleitorais. Isto é, não há desfasamento temporal que introduza qualquer impossibilidade de comparar uns dados com outros. Os censos apuraram o total da população residente, o recenseamento eleitoral as pessoas com mais de 18 anos nas mesmas circunscrições administrativas, freguesias e concelhos, praticamente na mesma data.

Grosso modo, em cada freguesia ou concelho, subtraindo ao número de habitantes o número de eleitores, teríamos o número de pessoas com idades entre os 0 e os 17 anos. Chamemos-lhe “jovens” por facilidade discursiva (as idades entre os 0 e os 17 anos não constituem uma categoria aplicada na análise demográfica, mas têm aqui função meramente estatística e comparativa).

Segundo os dados referidos, Torres Novas tem 34 149 Habitantes e 30 745 eleitores. Fazendo a subtracção, teria 3 404 pessoas com idades entre os 0 e os 17 anos, isto, é 9,9% de “jovens”. Abrantes é um concelho mais envelhecido, com 34 351 habitantes e 31 614 eleitores. Os “jovens” seriam 2 737, ou seja, 7,9% da população. Tomar está numa situação pior, com 36 444 habitantes, 33 895 eleitores e apenas 2 549 “jovens”, que seriam 6,9% da população total. Ainda em tendência semelhante, para pior, estará Alcanena, com 12 478 habitantes, 11 710 eleitores e 768 “jovens”, apenas 6,1% da população, a mais envelhecida nestes concelhos vizinhos.

Já o Entroncamento está noutro patamar, com uma população menos envelhecida, ou seja, maior percentagem de jovens face à população total. A cidade ferroviária tem 20 140 habitantes e 16 966 eleitores, e 3 174 “jovens”, ou seja, 15,7% da população total. Até aqui, nada de anormal: a maior parte dos concelhos portugueses tem população muito envelhecida, depois há algumas dezenas com tendência mais positiva, ainda que longe dos valores de há 20 ou 30 anos. Se o Entroncamento tecnicamente manteve a mesma população de há 10 anos (a descida do número de habitantes e de eleitores foi residual) e se os outros concelhos tiveram quebras substanciais, é expectável que a cidade ferroviária tenha mais população “jovem” que aqueles municípios.

Vejamos agora o cenário mais ao detalhe, isto é, por freguesias. E aqui, no caso de Torres Novas, e fazendo o mesmo exercício comparativo, há freguesias mais jovens e menos jovens. Santa Maria, por exemplo, tem 15,7% de pessoas com idades entre os 0 e os 17 anos (um valor igual ao da cidade do Entroncamento). Já São Pedro tem apenas 9,1% de “jovens”, sendo uma freguesia mais envelhecida. No topo está a Meia Via, com 18% de jovens dos 0 aos 17, Assentis com 6,1% e Brogueira/Alcorochel/Parceiros, com 7,8% estão no patamar das mais envelhecidas, Riachos numa posição de meio caminho, com 11,5% de “jovens”.

O pior são os dados das freguesias de Olaia/Paço, Chancelaria e Pedrógão. Para a Chancelaria, os censos atribuem-lhe 1429 habitantes e o recenseamento eleitoral 1424 eleitores. Isto é, fazendo a diferença, a freguesia só teria cinco habitantes com idades entre os 0 e os 17 anos. O Pedrógão, com 1757 habitantes e 1731 eleitores, teria apenas 26 “jovens” em todas as aldeias que compõem a freguesia. Não pode ser. O caso extremo é o da freguesia de Olaia, com 2022 habitantes e 2028 eleitores: absurdo. É verdade que esta freguesia já em censos anteriores teve uma queda de 16% da sua população, a mesma que agora se verifica para os últimos 10 anos, mas custa a crer que, dada a sua já pequena dimensão, tenha perdido 387 habitantes. Mais: os dados são inverosímeis.

Nestas situações, pensa-se o óbvio: ou há casos em que se verificou atraso no descarregamento de óbitos nos cadernos eleitorais, aparecendo estes com números inflacionados, ou então houve problemas de registo de toda a população nos trabalhos dos censos. No caso, e dadas as condições em que decorreu a operação censitária, no meio de uma pandemia e com o recurso a registos também via net, da responsabilidade individual, é natural que haja erros deste tipo. O problema é se, a serem eles generalizados e as três freguesias de Torres Novas (um terço do total) constituírem a ponta do iceberg de um quadro mais geral, então teremos números pouco fiáveis sobretudo para os contextos “rurais” de populações mais dispersas ou que, por uma razão ou por outra, escaparam à malha da operação censitária.

Aliás, mesmo os números gerais para o concelho de Torres Novas geram algumas dúvidas: como vimos, comparando os dados, 3 304 “jovens” de menos de 18 anos para todo o concelho. Ora, a população escolar dos dois agrupamentos, a partir dos 3 anos de idade, ultrapassa razoavelmente esse número. É verdade que há alunos com 18 anos, mas há a considerar as crianças até aos 3 anos que ainda não estão no sistema de ensino. Ou então, no geral faltam realmente os números verdadeiros de “jovens” de Chancelaria, Pedrógão e Olaia/Paço.

De resto, estas dúvidas parecem ainda ser mais evidentes nos casos de Tomar e Abrantes, onde a comparação dos dados dos censos e dos cadernos eleitorais dá um número muito baixo de população com idades entre os 0 e os 17 anos.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Carta do Alcorriol” para o voluntariado assinada no dia 24 »  2023-11-28 

O segundo “Encontro das Novas Parcerias para o Desenvolvimento das Aldeias de Torres Novas” teve lugar no passado dia 24 de Novembro, a recuperada escola primária de Alcorriol que, em certos momentos, foi pequena demais para acolher os participantes.
(ler mais...)


Grande noite de festa na Gala do CRIT »  2023-11-28 

Mais uma festa a marcar a vida da instituição, que teve lugar no passado sábado, dia 25 de Novembro, no teatro Virgínia, em Torres Novas. Uma gala que este ano tinha como tema a ÁRVORE DA VIDA, “evento marcado pela missão da inclusão, do amor, da esperança e do sorriso”, assinala o CRIT em nota de imprensa.
(ler mais...)


Grande Gala do CRIT é já sábado »  2023-11-21 

Está tudo preparado para que o Teatro Virgínia acolha, no próximo sábado, dia 25 de Novembro, a grande Gala do CRIT, uma noite de espectáculo, solidariedade e reconhecimento da comunidade torrejana pelo trabalho desenvolvido pela instituição.
(ler mais...)


"Torres Novas - Natal Local" de regresso »  2023-11-21 

O Município de Torres Novas volta a promover, entre 1 de Dezembro e 5 de Janeiro, a campanha "Torres Novas - Natal Local", que visa “contribuir para a dinamização da procura ao nível local, bem como, apoiar a população em geral que, depois da pandemia de Covid-19 e mais recentemente da guerra na Ucrânia, tem vindo a sentir de forma muito prejudicial os efeitos do aumento significativo da inflação e do consequente aumento das taxas de juro”, diz nota da autarquia.
(ler mais...)


Remodelação de Piscinas: Câmara abriu concurso »  2023-11-21 

Na reunião camarária de 8 de Novembro foi aprovada abertura de concurso público da empreitada de remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha, com um orçamento previsto de 1,6 milhões de euros, obra fortemente contestada por toda a oposição.
(ler mais...)


pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária »  2023-11-14 

CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS

Assembleia Geral Extraordinária

 Convocatória

João Manuel Pereira, na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, convoca a Assembleia Geral do Clube de Ténis de Torres Novas, para reunir em Sessão Extraordinária, nos termos previstos no Artigo 173.
(ler mais...)


Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME »  2023-11-08 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e a Câmara Municipal do Entroncamento vão a organizar uma festa de homenagem em honra do Dr. Fausto Lima Pereira. A homenagem vai realizar-se no sábado, dia 18 de novembro, no Cineteatro São João – Auditório Municipal do Entroncamento, a partir das 10h30 e é aberto a todos quantos quiserem estar presentes – profissionais de saúde, utentes, amigos e família.
(ler mais...)


PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre »  2023-11-08 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

 Centro de Dia de S. Silvestre - Carvalhal da Aroeira

 Assembleia Geral
 

Convocam-se todos os sócios, nos termos do art.º. 25º e 26º dos Estatutos para a reunião da Assembleia Geral a realizar na Sede (Centro de Dia) no próximo dia 26 de novembro de 2023, Domingo pelas 14.
(ler mais...)


Alcorriol recebeu os primeiros olivoturistas »  2023-10-28 

A ACRA - Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol deu a conhecer a última actividade agrícola a que toda a aldeia ainda se dedica. Este ano, mais cedo do que o normal, quem sabe sinal das alterações climáticas, o povo do Alcorriol, tem andado numa azáfama na apanha da azeitona sob um impiedoso sol que nada combina com tão outonal tarefa!

Pela primeira vez, a Associação Cultural e Recreativa da aldeia quis envolver pessoas de fora naquela que, porventura, será a última actividade agrícola a que toda a aldeia se dedica, recebendo assim os seus primeiros “olivoturistas” no dia 7 de Outubro.
(ler mais...)


Minde: PS quer “vila albergue” »  2023-10-28 

Conta a tradição que “vários foram os povos que em Minde encontravam acolhimento e uma forte base de conforto para retomar energia e assim seguir para outros novos caminhos”. Hoje em dia é reflexo desta realidade os vários peregrinos e visitantes de Minde oriundos de diversos locais via caminhos de Santiago de Compostela ou via caminhos de Fátima, que encosta da serra abaixo chegam a Minde e procuram um local para pernoitar, uma refeição e um espaço para retemperar energias.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-11-08  PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre
»  2023-11-21  Grande Gala do CRIT é já sábado
»  2023-11-08  Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME
»  2023-11-14  pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária
»  2023-11-21  "Torres Novas - Natal Local" de regresso