• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

António Rodrigues vai a jogo: “Estou a concorrer só para presidente da Câmara”

Sociedade  »  2021-05-04 

Candidata-se para vencer, não esconde, mas admite que não há vitórias antecipadas. Não concorre contra ninguém, apenas por amor a Torres Novas: “O movimento P’la Nossa Terra nasceu antes das autárquicas de 2017. Nunca imaginei que permanecesse até agora. Limitamo-nos a criticar acções e factos. Não criticamos pessoas. Não nos candidatamos contra ninguém, concorremos por e com Torres Novas”, começou António Rodrigues a sua intervenção de formalização da candidatura à Câmara Municipal de Torres Novas.

Uma sede aprimorada, de quem mostra que não chegou para brincar, foi inaugurada na terça-feira, dia 4 de Maio, dia em que apresentou a sua candidatura ao cargo que ocupou durante mais de vinte anos. Os cabelos brancos e anos de experiência separam o momento em que se apresentou em 1993 e o actual, depois de um interregno de oito anos, patrocinados pela lei de limitação de mandatos. Foi com a emoção de quem nunca pensou voltar à corrida, que assumiu: “Sou candidato à Câmara Municipal de Torres Novas”. O porquê, explicou também: “Gosto muito da minha terra e sinto que é um dever cívico recandidatar-me. Tenho a liberdade que o 25 de Abril me deu para o fazer e além disso sinto que posso e devo fazer mais pelo meu concelho. É preciso fazer mais. Tem-se feito muito pouco”, criticou.

Depois de mais de vinte anos a representar o Partido Socialista, António Rodrigues candidata-se agora como independente. Orgulha-se de ser a primeira candiadatura independente desde o 25 de Abril. No entanto, diz-se bem com o partido e assume mesmo que continua militante socialista.

Ainda sem apresentar equipas ou programa, adiantou no entanto alguns dos pilares que deverão reger a sua actuação, caso seja eleito de novo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas: “Primeiro queremos criar condições para captar investimento nacional e internacional para o concelho. Como? É fácil, basta ver como os outros concelhos o estão a fazer. Faremos a ligação do nó da A23 à Zona Industrial (ZI) de Riachos e uniremos as ZI de Riachos e Torres Novas. Temos de apostar na intermunicipalidade com os concelhos vizinhos de Entroncamento, Alcanena e Golegã. O segundo pilar do nosso projecto passará por dinamizar o Rio Almonda como estrutura integradora do turismo. As margens serão alvo de intervenção, criando zonas pedonais, passadiços, ciclovias. Nos primeiros dois anos, faremos as piscinas de Verão.

Por último, devolveremos a vida ao centro histórico, que tanto merece. Tornaremos o centro de Torres Novas num centro ao estilo de Óbidos”.
O pontapé está dado. Rodrigues apresenta-se assim como o primeiro candidato a abrir as portas da sua sede à imprensa. Com ele, um conjunto de caras mais conhecidas que outras, mas na sua maioria afastadas da vida política que temos acompanhado até ao momento.

O combate mais difícil

Em 1993, António Rodrigues andava na órbita do PSD, ele que até tinha sido inscrito no partido mas sem militância reconhecida. Não foi de estranhar que tenha recebido um convite para engrossar a lista do PSD à Câmara, na que seria a recandidatura de Arnaldo Santos, que havia ganho em 1989.

Jovem, dotado de uma crescente notoriedade por causa dos programas na rádio local, bastante ouvida na altura, mas sobretudo pela sua acção à frente dos destinos dos “amarelos”, levando o clube a reviver glórias passadas, António Rodrigues foi-se fazendo caro ao cerco do PSD, não admitindo ficar na lista em segundo lugar, enquanto o PS lhe cantava a canção do bandido, cansado de 12 anos de derrotas e a ver ali a hipótese de arredar o PSD da Câmara.

Alinharam-se apoios, alguns deles determinantes naquele tempo (caso de José Maria Zuzarte Reis) e eis António Rodrigues a fazer o manguito ao PSD e a surgir, impante, à frente da lista socialista.

A coisa foi renhida, como se sabe. Um empate técnico: Rodrigues venceu Arnaldo Santos por 70 votos num universo de 35 mil eleitores. Mas a vitória em cima da mete beneficiou de uma dádiva caída dos céus: à boca das urnas, a UDP, que averbava algumas centenas de votos, anunciou a sua desistência, com António Gomesa apelar ao voto no PS para derrubar o PSD. Daí a quatro anos, Rodrigues inaugurou um ciclo de maiorias absolutas abençoadas pela chuva dos milhões, que ele soube aproveitar com esperteza (ele própria a admitia) para realizar um conjunto de obras públicas que Torres Novas nunca tinha visto nem verá facilmente.

Em 2013, passados 20 anos, com algum desgaste e demasiados anti-corpos gerados por uma gestão a certa altura esgotada, Rodrigues e Pedro Ferreira (seu ajudante de campo durante duas décadas) fizeram uma combinação: Ferreira fazia o mandato de intervalo que a lei obrigava e Rodrigues regressava. Só que, em 2017, Pedro Ferreira tinha tomado o gosto de se sentar no BMW e fez-lhe um toma. Queria mais. E o PS de Lisboa acertou que fosse ele o candidato, decisão secundada pela concelhia torrejana.

Depois de várias hesitações, aí está Rodrigues a disputar uma partida que promete ser politicamente interessante. Se um, Rodrigues, esteve lá 20 anos, o outro, Ferreira, está lá quase há 30. É muito tempo. E muito terão a dizer aos torrejanos, certamente.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena