• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

CDU denuncia à Procuradoria “esbanjamento de dinheiros públicos” e “gestão danosa” da câmara

Sociedade  »  2015-08-29 

Ramiro Silva, membro da bancada da CDU na assembleia municipal de Torres Novas, escreveu à Procuradora-Geral da República a denunciar aquilo que considera ser um inequívoco “esbanjamento de dinheiros públicos” protagonizados nos últimos anos pela câmara municipal de Torres Novas.

Em causa está a contratação de mais serviços à empresa Augusto Mateus e Associados, para elaboração do estudo de “Reflexão estratégica sobre o futuro de Torres Novas no horizonte 2015”, pelo valor de 30 mil euros e um outro “Assistência técnica e orientação operacional na revisão do PDM do concelho de Torres Novas”, pelo valor de 20 mil euros, num total de 50 mil euros, conforme noticiou já o JORNAL TORREJANO.

Os eleitos da CDU na câmara e assembleia municipal de Torres Novas há muitos anos que vêm questionando sobre o elevado número de estudos que a câmara municipal adjudica, porque é seu entendimento que a maioria deles não têm servido para nada, “a não ser esbanjar o dinheiro público”, refere o eleito comunista na carta que acrescenta que, em virtude de algumas desconfianças, levaram os comunistas a solicitar a relação dos estudos adjudicados pela câmara entre 2002 e 2015.

“Após a sua consulta, confirmamos a opinião que tínhamos. No essencial, os estudos foram um esbanjar de dinheiro dos contribuintes, que serviram, em alguns casos, para efectuar favores a amigos, como parece ser o estudo encomendado à empresa Quartenaire Portugal, no valor de cerca de 50 mil euros”, este sobre uma estratégia cultural para Torres Novas, estudo que Rodrigues sempre se negou a mostrar.

Segundo refere ainda nessa carta dirigida à procuradoria e que o JT teve acesso, as preocupações acentuaram-se quando outro dos estudos solicitado, que custou à câmara 22 mil euros, lhes foi entregue em formato digital por que nem sequer tinha sido impresso.

“Considerando que esta maioria, assim como as que a antecederam, apresentam um enorme cadastro de esbanjamento dos dinheiros públicos e tendo presente que para nós, eleitos da CDU, a gestão rigorosa e sem qualquer suspeita dos dinheiros dos contribuintes deve ser critério de rigoroso cumprimento, solicitamos a V. Ex.ª que tome as medidas que considere adequadas, de forma a que não fique qualquer dúvida sobre a gestão rigorosa da coisa pública”.

Duas denúncias no espaço de um mês

Esta carta foi enviada no dia 18 de Agosto, mas em Julho Ramiro Silva já se havia dirigido àquele organismo a denunciar o que considerou serem episódios de gestão danosa na autarquia torrejana. Em causa está a segunda fase das obras de remodelação do Convento do Carmo que, com as vicissitudes que se conhecem, vai custar à câmara três vezes mais do que o inicialmente previsto – de 1 milhão os custos subiram para 3 milhões, nota.

Segundo descreve nessa carta à PGR, a obra tem vindo a arrastar-se com elevados prejuízos para o erário público “por incompetência e negligência da maioria socialista que gere a câmara (…). Esta situação não é aceitável em nome da rigorosa gestão dos dinheiros públicos é necessário apurar responsabilidades”, advertiu. Esta obra começou a ser realizada pelo Grupo Lena, que ganhou o concurso da segunda fase mas o Tribunal de Contas não deu visto favorável ao contrato, que foi anulado.

Nesta mesma, carta Ramiro Silva aborda ainda o assunto do Almonda Parque, o parque de estacionamento semi-enterrado de que o Grupo Lena se quer ver livre a troco de uma indemnização de 4 milhões de euros, ou o parque urbano da cidade, que Pedro Ferreira, presidente da câmara, tem a vontade de concretizar. O orçamento da câmara tem inscritos 700 mil euros para aquisição do terreno para construção da mata municipal, “terreno que foi comprado há muitos anos por uma empresa com ligações ao Grupo Lena” refere o eleito comunista.

“Já tive oportunidade de informar o presidente que, se a câmara adquirisse o terreno, a CDU iria suscitar junto da PGR uma investigação sobre essa aquisição. Mais tarde, informou-me, em virtude da minha observação, já não fazia a obra, o que subentende que as dúvidas que lhe manifestei tinham razão de ser”, conclui.

Presidente da autarquia refuta inutilidade dos estudos
O presidente da câmara municipal de Torres Novas rejeita a ideia de que os estudos que a CDU refere não tenham servido para nada e estranha que os responsáveis locais pela coligação tenha procurado esclarecer-se este ano sobre estudos realizados desde 2002 “apesar de lhes ter sido facultado toda a documentação e esclarecimentos necessários”.

“Discordamos plenamente de que a maioria desses estudos não serviram para nada quando todos estão relacionados com processos técnicos a necessitar de especialistas. São exemplos temas como mobilidade e transportes (TUT), PDM, estratégia ligada a investimentos com fundos comunitários, etc.”, refere o autarca socialista que, sublinha, apenas dois dos estudos em causa foram encomendados neste mandato: um relacionado com a tentativa de manutenção da empresa municipal e, em Agosto, um “indispensável” à candidatura do PEDU-plano estratégico de desenvolvimento urbano (PEDU).

“Todos se enquadrarem em normas legais, direi que continuamos a ter grande confiança nos serviços e na preparação dos processos, reconhecendo-lhes grande capacidade técnica e espírito de serviço”.
Sobre o esbanjamento de dinheiros públicos, Pedro Ferreira lembra que no caso do Convento do Carmo o processo foi alvo de várias inspecções “pelo que nada há a esconder”.

Em relação à Mata Municipal o autarca torrejano diz que não é verdade que não se possa construir nada no terreno em causa. “Aliás, existe um projecto viabilizado à época pelas entidades tutelares em termos ambientais e estamos preparados para, logo que possível e sobretudo em termos de apoios financeiras, procurar adquirir o terreno e implantar o projecto que consideramos de grande importância para Torres Novas e para a região”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena