• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 24° / 11°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade

Sociedade  »  2018-05-18 

Agora, zumba no caneco!

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos. Tudo começou com um mail enviado à câmara, onde há quem acredite no Pai Natal. Agora, zumba no caneco. Tudo ridículo.

Há uma parte de leão nesta história que cabe à autarquia: como cavalga tudo o que mexe, por mais inverosímil e ridículo que seja, os alegados burlões conseguiram reunir com a vereadora da cultura que, inclusivamente, deu carta branca à inclusão de um vídeo de “promoção do evento” no site da câmara, só travado pelo “calo” de alguns funcionários, que por outros meios conseguiram impedir a consumação de tal expediente. Mas foi por um triz e neste momento o nome do município estava ainda mais na lama.

Indo mais longe, a vereadora do pelouro da cultura foi à Radio Local dar uma entrevista de promoção da “maior aula de fitness do mundo” e colocou em streaming essa intervenção: na carta enviada, os promotores prometiam pôr o presidente da câmara a falar para o mundo pela “midia internacional”, pelo que toda a gente queria ficar na fotografia.

Este género de burlas e de burlões utilizam sempre a mesma táctica: uma aproximação à autarquia, para depois legitimar a abordagem a comerciantes e potenciais patrocinadores. Como a que há uns anos por aqui aconteceu, com uns maduros a garantirem ao presidente da câmara, olhos nos olhos e sem se rirem, que traziam cá uma extensão do Rock In Rio com a vinda a Torres Novas do Júlio Iglésias, “que só vinha a Lisboa e a Torres Novas”.

Desta vez, o líder da organização, que se apresentava como “empresário”, conseguiu igualmente arregimentar para a causa do “maior espectáculo do mundo de fitness” uma proprietária de um atelier da cidade e envolver outros. Começou-se pela venda de kits de merchandizing do evento, 10 euros à troca de umas t-shirts e bugigangas do género, que ainda estavam para vir, e pela tentativa de recolha de patrocínios de alguns comerciantes.

A “embaixada artística” do evento instalou-se numa unidade hoteleira da cidade e aí o “empresário” comandava as operações, mas cedo a história começou a cheirar a esturro. Só não viu quem não quis ou já estava a sonhar com as luzes desta triste ribalta.

Quando se foi a ver, já era tarde. A proprietária do atelier, a que estava para ir ao Brasil “representar Portugal” e que chegou a andar a vender kits por conta da organização, diz que ficou sem uma aparelhagem, havendo ainda a registar o desaparecimento de “steps” (equipamentos para aulas de zumba) de outro ginásio sediado na cidade, pedidos pela organização para “uma demonstração em Torres Novas” este sábado, dia 12. Parece que os “steps” voaram para Lisboa, tal como o dinheiro dos kits dos patrocínios.

No fim de tudo isto, a proprietária do atelier e professora de zumba que o alegado burlão arregimentou para testa de ferro em Torres Novas e a quem prometeu que ia ao Brasil representar Portugal, diz que a certa altura “pediu a ajuda à vereadora porque se sentiu sozinha no meio de tudo isto”, mas nessa altura, supõe-se, já a vereadora tinha ficado sem carta branca.

A proprietária do atelier mais envolvida na situação diz que o burlão “foi denunciado à polícia” pelo campeão do mundo de fitness, também arregimentado para o projecto, e que agora só está preocupada em arranjar 10 “steps” que o organizador pediu a outro ginásio, servindo-se do nome dela, e que voaram, como já disse. Mas, por outro lado, o produtor do maior espectáculo do mundo, com base sediada na Quinta do Conde, ali para Sesimbra, diz que a proprietária do atelier e professora de zumba, mais "o campeão do mundo fitness", são uma dupla de burlões que o lesaram em centenas de milhares de euros e que já entregou o caso à Judiciária.

Tudo começou por um mail completamente delirante enviado à câmara de Torres Novas em 7 de Abril, mas não houve uma alma que desconfiasse da parvoeira do que vinha expresso em tal missiva, de tom e forma acima de duvidosos. Rezava assim:

“bom dia por este meio envio este e mail para entregarem a veradora do desporto com certa urgência”, abria a carta, para começar por pedir logo um palco de 8 metros de frente, “internet cabo no local para receber transmissao em directo”, “tenda pequena para estudio televisivo”, avisando para “tomarem atencao que ira chegar varios autocarros de excursao um mes antes serao avisados quantos irao chegar”. O local era “5 de outobro”: e continuava a carta, “agradecemos que seja toda essa area cercada sem ter carros em movimento no local ou perto pela causa de volume de pessoas a chegar informamos que pode chegar um volume muito grande a Torres novas nesse mesmo dia e ate antes porque um mes antes iremos lancar em imprensa nacional e internacional o sucedido iremos ter produtores de nossa empresa em torres novas recebendo todas as ordens de servico direcionadas do brasil para europa para ser um evento do melhor e bem sucedido em portugal sendo que temos uma grande equipa profissional a trabalhar para o mesmo para que nada corra mal e so eles mesmo tem autorizacao na parte de producao autorizar no dia seja o que for sendo que estao em contacto directo com toda producao internacional tambem venho por este meio informar que iremos no dia pedir ao presidente de camara de torres novas a sua comparencia para que na abertura do evento seja entregue certificado da maior aula fitness do mundo a camara municipal de torres novas de termos passado em vossa cidade. no dia de chegada da atleta como foi pedido um autocarro data a ser informada pela causa de alunos querem recepcionar a mesma e toda equipa que vai chegar a portugal desta mega aula feita no Brasil sendo que nesse mesmo dia toda a imprensa nacional ira receber convite para estarem presentes. alguma duvida correspondam a este e mail pessoal mais rapido a tudo ser resovido que chega directo ao dono do evento e rapiamente terao resposta desde ja agradeco toda a vossa atencao sobre a datas de maio irei enviar outro e mail posterior a este de se fazer uma apresentacao em, vossa cidade com varios alunos de alemanha com o campeao mundial de fitness que ira estar nestes dia 8 a 12 de maio em portugal e podemos aproveitar e gravar em video e lancar na midia internacional vossa cidade porque iremos ter uma equipa de gravacao e captacao de video e marcio de oliveira e o professor que gere todas as coreografias da maior aula fitness do mundo no rio de janeiro precisamos para isso 16 steps gradeamento para vedar local ALEXANDRE FAMA PRODUÇOES”.

Qualquer pessoa de bom senso, o que faria de imediato era enviar o mail para o lixo à leitura das primeiras linhas, mas a leviandade e a alegre irresponsabilidade de quem acreditou em semelhante patranha, deixou arrastar a situação e com ela colaborou: há mais mails enviados pelo "produtor", todos do mesmo estilo e credibilidade, mas isso não impediu reuniões, entrevistas à rádio e apoio em nome da câmara. No início de Maio, ainda as aves de arribação andavam a rondar, “o maior evento do mundo de fitness” andava por aí a pedir emprestados uns “steps”. Num país a sério, só havia um caminho a tomar. Neste, reina a impunidade. É tudo muito triste. Uma imensa e dolorosa tristeza.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA