• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vexame: 20 milhões para o rio Nabão, 5 milhões para o Alviela, meio milhão para o Almonda

Sociedade  »  2021-05-07 

É verdade que não passam de promessa do Governo para empurrar câmaras socialistas em ano de eleições. Mas mesmo no campeonato das promessas, Torres Novas é humilhada.

 Em meados de Abril, o Ministério do Ambiente anunciou querer travar a poluição do rio Nabão com um investimento de cerca de 20 milhões de euros, destinados a obras de infraestruturas de combate à poluição, cuja principal causa é atribuída à estação de tratamento de Seiça, no concelho de Ourém. Desde o início destas descargas que a autarquia tomarense vem reclamando a intervenção do Ministério do Ambiente. Segundo o Expresso, o ministro do Ambiente e da Transição Energética afirmou que, ainda este ano, “serão tomadas medidas para a resolução do problema”. Esta intervenção da Tejo Ambiente, com o apoio do Governo, permitirá reduzir em cerca de 80%, os focos de poluição nos concelhos de Ourém e Tomar.

Por sua vez, a LUSA anunciava a 21 de Abril que o Plano Estratégico para a Evolução do Sistema de Saneamento de Alcanena vai ter um apoio de cinco milhões de euros para execução dos projetos prioritários. Em comunicado, a empresa salienta que o plano, desenvolvido com Câmara Municipal de Alcanena, em articulação com vários parceiros locais e nacionais, “obteve o enquadramento e o apoio do Ministério do Ambiente e Transição Energética” para que possa ter o financiamento necessário para “alavancar a primeira fase” da sua execução, a decorrer entre 2021 e 2022. No total, as intervenções previstas, calendarizadas pelo seu grau de relevância, implicam um investimento na ordem dos 10,4 milhões de euros, é acrescentado.

O plano prevê “um vasto conjunto de obras em todo o sistema de saneamento de águas residuais, desde a origem dos efluentes nas unidades industriais, passando por intervenções de robustecimento e resiliência do sistema de drenagem doméstico e industrial [coletores e outros equipamentos associados]”.

Torres Novas: toma lá meio milhão

Perante números desta grandeza, anuncia-se agora e esmola de meio milhão de euros para requalificação de um troço do rio Almonda, o que indicia uma total menorização de Torres Novas face à influência política de Tomar ou até de Alcanena.

Se é verdade que grande parte do sistema de saneamento das áreas urbanas está já encaminhado previamente para Etares, no caso do rio Almonda, é igualmente verdade que o rio continua a ser objecto de graves agressões ecológicas, resultantes de descargas nas linhas de água menores e de despejos de actividades agrícolas, transformando o rio de Torres Novas, na maior parte do seu curso, numa não existência.

Esqueça-se os 200 metros de rio junto à Ribeira, outros tantos no troço urbano visível em Lapas e mais umas centenas de metros, em Torres Novas, entre a Ponte do Raro e o antigo Matadouro, tudo por junto a fazer não mais que um quilómetro. Tirando isto, o rio não existe.

A reportagem do JT, realizada na semana passada em parte considerável do trajecto do rio, dá-lhe uma ideia do seu estado lastimoso. No resto do seu curso que não aparece nas fotografias de propaganda, o Almonda não passa de uma vala imunda aqui, um charco ali, um pequeno ribeiro mais à frente. Em muitos locais, nem se consegue destrinçar sequer a presença do rio, completamente tapado por mato ou árvores que cresceram nas margens e o próprio leito. Há sítios onde nem o leito se reconhece.

Dê-se uma olhadela em cima da ponte 8 de Julho, na principal avenida da cidade: a montante, não se vê rio, com o arvoredo e o mato a esconde-lo (foto2). A jusante da ponte, anuncia-se um pouco de leito (foto3) porque a generosidade de voluntários tem feito algumas acções de limpeza no Moinho da Cova. A partir daí é o desastre total. Uma caricatura de rio.

A ponte dos Mesiões é bonita, mas ela própria em breve estará invadida pela vegetação (foto 4). Mas o rio, naquela que foi a praia de Torres Novas, é uma miséria (foto 5): não se vê, o leito totalmente assoreado, invadido e cheio de lixo, a levada do antigo moinho entupida.

Caminhemos até à quinta do Peru em cima da ponte olhe-se para montante (foto 6): o panorama continua o mesmo e tem de dizer-se que, apesar de tudo, ao pé das pontes ainda não é o pior.

Na ponte que liga o Casal Vale a Riachos, de um lado (foto 7) consegue-se vislumbrar uma língua de leito entre o arvoredo invasor do leito, do outro lado (foto 8) lá vai o rio Almondinha, uma singela vala que começa a partir daqui a ganhar tonalidades estranhas.

Na ponte junto à Quinta da Broa, já a caminho da Azinhaga é preciso atenção para se conseguir saber que está ali um rio (fotos 10 e11), um charco entre árvores de um lado, uma linha de água acumulada junto à ponte, água preta e a cheirar mal.

À medida que se caminha para Azinhaga (foto 12), aqui e ali perde-se o rasto ao rio, é preciso seguir aquilo que parece um ridículo ribeiro a furar por entre árvores e lixo. Na aldeia, aí sim, houve há uns anos um trabalho de limpeza do leito pela autarquia local no troço urbano, antes de o rio Almonda voltar ao seu triste destino até à foz.

A limpeza e valorização do rio Almonda e o seu aproveitamento para fins turísticos e desportivos fazem parte, há 30 anos, dos programas eleitorais do Partido Socialista, e apresentados sempre como grande bandeira da identidade territorial do concelho e das comunidades ribeirinhas do Almonda.

Durante estes quase 30 anos, a única acção autárquica de limpeza do rio ocorreu há 20 anos, no troço entre a ponte do Raro e o Açude Real e junto ao Lamego. Recentemente, no âmbito da requalificação da margem no Almonda Parque, o leito foi deixado como está por baixo das águas: imundo e atulhado de lixo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA