• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: PS faz campanha com obras fantasma de milhões de euros

Sociedade  »  2017-09-20 

Oposição considera "política do desespero" e "sem vergonha" do PS

A campanha eleitoral do Partido Socialista em Torres Novas está a ser marcada por métodos nunca vistos, indo ao ponto de publicitar, em outdoors gigantes, obras fantasmas que nunca viram a luz do dia, ao mesmo tempo que se divulgam os milhões de investimento nas referidas obras.

Num dos casos, as obras da escola secundária Maria Lamas, que nem sequer começaram nem se sabe quando começam, são dadas como concluídas e com um investimento de mais de um milhão e meio de euros. A situação causou grande perplexidade e alguma indignação entre professores daquele estabelecimento de ensino. Outra delas, anunciada no mesmo outdoor, é a remodelação do Centro Escolar de Santa Maria, um investimento de mais de dois milhões e meio de euros: a empreitada ainda mal começou, mas a obra é dada como concluída. De qualquer modo, a serem alguma vez iniciadas ou concluídas, conforme o caso, a quase totalidade do investimento anunciado é da administração central e de fundos comunitários e não da câmara, como se parece querer dar a entender.

As obras da Escola Manuel de Figueiredo e do Centro Escolar de São Gião, que surgem também nos outdoors, foram pagas igualmente por fundos extra-municipais, mas aparecem como investimentos por baixo do logotipo do Partido Socialista. Os milhões do investimento nessas duas obras, lançadas ainda no mandato de António Rodrigues, vieram da administração central e de fundos comunitários, tendo cabido ao município, apenas, a sua administração.

Outro dos outdoors anuncia em números garrafais, e também por baixo do símbolo do PS,  500 mil euros de investimento na ampliação do Centro de Saúde de Torres Novas, omitindo mais uma vez que o financiamento é da administração central e fundos comunitários, cabendo ao município uma participação insignificante. Mas a conclusão desta obra, tal como muitas das anunciadas, ainda é uma miragem. A oposição interroga-se também do propangandeado investimento de 17 milhões de euros neste mandato, quando se sabe que não foi realizada nenhuma obra que não tivesse sido lançada no mandato anterior.

A oposição já reagiu aos acontecimentos. Para João Quaresma, candidato do PSD, "é o executivo PS na senda da política do vale tudo. Como sabemos, a propaganda eleitoral envolve as acções de natureza política e publicitárias desenvolvidas pelos candidatos, seus apoiantes e mandatários ou representantes, destinadas a influir sobre os eleitores, de modo a obter a sua adesão às candidaturas e, em consequência, a conquistar o seu voto". O candidato social-democrata recorda que decorre da lei que nem tudo é possível nas campanhas eleitorais e que o executivo PS já foi, no decurso da pré campanha para as autárquicas, notificado para retirar a publicidade instituicional que colocou no âmbito das projectadas obras ao abrigo do PEDU. "Vem agora com uma nova leva de outdoors de campanha divulgando mensagens de teor institucional que consubstanciam publicidade institucional encapotada, pois promovem actos, programas, obras ou serviços, que apenas visam enganar a população e os eleitores. E, mais grave, adulterando a verdade", remata Quaresma, para quem o episódio retrata  "a política do desespero, política sem vergonha do PS em Torres Novas".

A candidata do Bloco de Esquerda, Helena Pinto, também já reagiu. Mais parca em palavras, mas igualmente assertiva na condenação da manobra socialista, disse ao JT: "É gravíssimo. Estou perplexa. Mentir em campanha é uma grande falta de respeito. E o que mais me espanta é que até agora não vi  o PS e Pedro Ferreira em particular retratarem-se deste lamentável episódio".

Entretanto, o JT sabe que o PSD está a ponderar remeter uma queixa à Comissão Nacional de Eleições, de modo a obrigar a candidatura socialista a retirar os outdoors.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena