• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 27 de Abril de 2018
Pesquisar...
Seg.
 15° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Diabetes uma doença em plena expansão - I

Sociedade  »  2017-11-11 

Cerca de 40% das pessoas não sabe que tem diabetes

A diabetes é uma doença em plena expansão e, de acordo com o relatório global da Organização Mundial de saúde divulgado em 7/4/2016, desde 1980, o número de pessoas com diabetes quadruplicou e atingiu os 422 milhões de pessoas em 2014.

As principais implicações relacionadas com a diabetes são a cegueira, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, amputação dos membros inferiores e outras consequências que a longo prazo afetam significativamente a qualidade de vida.

Existem 3 tipos de diabetes, o tipo I, o tipo II e o gestacional. A diabetes tipo I, a causa é ainda desconhecida e, quem vive com essa doença, precisa de administrar insulina diariamente para sobreviver. A diabetes tipo II atinge uma parte considerável da população mundial e está diretamente associada aos excessos e desequilíbrios alimentares, excesso de peso e inatividade física. O mesmo relatório divulga que 1,5 milhões de pessoas morrem por ano com diabetes.

Em Portugal e de acordo com a publicação “Factos e números da Diabetes do Observatório Nacional 2014, de 3 Novembro 2015, o número de diabéticos já superou 1 milhão de pessoas, a que se devem juntar ainda cerca de 2 milhões de pré-diabéticos. Acrescenta a mesma publicação que cerca de 40% das pessoas não sabe que tem diabetes, o que provoca uma expansão silenciosa da doença e consequentes complicações.

Distinção entre diabetes tipo I
e diabetes tipo II
A diabetes tipo I é insulina-dependente, porque o pâncreas não produz insulina suficiente. Este problema ocorre relativamente cedo na vida e não está necessariamente ligado a maus hábitos alimentares. Este tipo de diabetes também é chamado de “diabetes infantil” e afeta cerca de 10% dos diabéticos.

A diabetes tipo II é a forma mais comum e afeta cerca de 90% dos diabéticos. Este tipo de diabetes surge geralmente após os 40 anos de idade e não é por falta de insulina, mas pela incapacidade das células utilizarem a insulina, ou seja, resistência à insulina. A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas e funciona como uma chave para abrir a porta da célula, para permitir a entrada do açúcar (glicose). Aumentando os níveis de açúcar no sangue, o pâncreas produz mais insulina para controlar os níveis de glicose.

Com o decorrer dos anos, uma alimentação inadequada e acrescida de maus hábitos de vida, o organismo produzirá cada vez mais insulina e as células tornar-se-ão resistentes à sua ação. Este aumento quantitativo de insulina não é desejável nem seguro para o organismo.

Efeitos nocivos
dos níveis elevados de insulina
- Inflamação das artérias que pode desencadear problemas cardiovasculares
- Pressão arterial elevada
- Altos níveis de triglicéridos
- Baixos níveis de bom colesterol (HDL)
- Altos níveis de mau colesterol (LDL)
- Tendência para a formação de coágulos sanguíneos
- Ganho de peso descontrolado, especialmente
concentrado em torno da cintura
- Complicações oculares ou visuais
- Complicações neurológicas
- Difícil cicatrização de feridas
- Maior probabilidade de infeções
- Fadiga e depressão.
Adotar um estilo de vida saudável e ser vigilante, é o melhor caminho para a vitalidade perene.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pedro Tochas com “Descobrimentos” no Teatro Virgínia »  2018-04-26 

No dia 5 de Maio, a partir das 21h30, o Teatro Virgínia recebe Pedro Tochas com “Descobrimentos”, um espectáculo de stand-up comedy, no qual o autor partilha o que descobriu e o que ainda quer descobrir.
Pequenas histórias, divagações e alucinações são a base deste espectáculo, uma mistura de stand-up comedy e contador de histórias.
(ler mais...)


Alcanena: actividade de ciência viva em fábrica de curtumes »  2018-04-26 

O Centro Ciência Viva do Alviela (CCV) de Alcanena está a promover uma série de oficinas de ofícios da região do maciço calcário Estremenho: olaria, fabrico de velas, tecelagem e produtos em pele e, no dia 12 de Maio, é precisamente o sector da pele que estará em foco.
(ler mais...)


Lapas: Grutas reabriram em clima de festa »  2018-04-22 

Foi ao som festivo da afinadíssima filarmónica “União e Trabalho” que decorreu hoje, dia 22, o acto de reabertura das catacumbas localmente designadas “Grutas de Lapas”, depois das obras de reabilitação que mudaram por completo a face deste monumento, classificado como imóvel de interesse concelhio.
(ler mais...)


Atrás dos vinhos, sem pressas, há muito para provar »  2018-04-20 

Quando fechou o Zé da Ana, o clássico, o gourmet, instalou-se na vila um sentimento de orfandade e luto cerrado e Torres Novas nunca mais foi a mesma. É verdade que a elitista taberna do Bué já tinha encomendado a alma há muito, bem como o inesquecível “reservado” do Café Portugal, para não falar da adega do Valeriano do Solar do Melro e outros botecos menos conhecidos.
(ler mais...)


Torres Novas: mais um edifício em derrocada, centro histórico continua a cair »  2018-04-13 

Acaba de cair mais um edifício na zona histórica de Torres Novas, desta vez o prédio onde funcionou a oficina auto Júlio & Costa, à entrada da travessa do Lamego.

As autoridades municipais e a junta de freguesia já tinham sido avisadas há várias semanas por alguns moradores, que se deram conta do perigo iminente em que se encontrava uma das paredes do prédio, mas a autarquia limitou-se a encostar uma grade à parede e a esticar uma fita amarela.
(ler mais...)


Entroncamento: comerciante detido em Espanha por suspeitas de abusos sexuais »  2018-04-10 

Um homem de 58 anos, comerciante no Entroncamento, foi detido em Espanha, suspeito de ter abusado sexualmente dois menores, de 14 e nove anos. Na informação prestada à Comunicação Social, a Polícia Judiciária de Leiria refere que a captura foi precedida de um Mandado de Detenção Europeu emitido pela autoridade judiciária competente no DIAP da Comarca de Santarém.
(ler mais...)


Torres Novas: campanha de adopção de animais este fim-de-semana »  2018-04-06 

O Canil Intermunicipal de Torres Novas promove mais uma campanha de adopção de animais de companhia nos dias 7 e 8 de Abril (sábado e domingo), entre as 11 e as 16h30, no jardim das rosas, em Torres Novas.
Como vem sendo hábito, estarão disponíveis diversos cães e gatos para uma adopção responsável.
(ler mais...)


Feira de Época: tema deste ano é apresentado no dia 13 »  2018-04-06 

A praça 5 de Outubro é palco da apresentação do tema da feira  de época  deste ano, que decorre naquele espaço e nas imediações do castelo de 30 de Maio a 3 de Junho. A apresentação está marcada para as 22 horas do próximo dia 13 de Abril (sexta-feira) e ao momento associa-se um espectáculo de fogo “Infirmus Morbus”, a cargo dos grupos Anymamundy e Malatish.
(ler mais...)


Torres Novas: município concorre às sete Maravilhas à Mesa” »  2018-04-06 

O Município de Torres Novas candidatou-se aos prémios das “7 Maravilhas à Mesa” nas quatro categorias a concurso: Gastronomia, Vinhos, Azeites e Roteiros Turísticos. Esta candidatura “pretende honrar e reconhecer a mesa torrejana, pela sua diversidade gastronómica e cultural”, refere a nota de imprensa, que se reflecte nos 7 produtos candidatados: petisco (enguias fritas), peixe (ensopado de enguias), produto endógeno (figo seco), brancos (Zé da Leonor, Reserva 2013, Família Rebelo Lopes, 4.
(ler mais...)


“Torres Rodas” vai para a terceira edição »  2018-04-06 

Torres Novas acolhe nos dias 27, 28 e 29 de Abril a terceira edição da iniciativa “Torres Rodas”, uma feira de automobilia. Para este evento são esperadas centenas de viaturas clássicas, juntando-se ao evento uma street food – concentração de roulottes de comidas rápidas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-04-20  Atrás dos vinhos, sem pressas, há muito para provar
»  2018-04-22  Lapas: Grutas reabriram em clima de festa
»  2018-04-26  Pedro Tochas com “Descobrimentos” no Teatro Virgínia