• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias

Sociedade  »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”. Na prática, nada foi feito para travar a continuidade dos aterros.

A organização ambientalista diz que, também no território de Ourém, a junta de freguesia local se apropriou de terrenos baldios como se fossem seus, favorecendo os despejos de pedreiras da região, e regista a deposição de materiais perigosos como amianto.

Tudo isto em área de Reserva Ecológica Nacional, “em zona estratégica para recarga do aquífero, destruindo olival tradicional centenário e floresta mediterrânica com azinhal protegido legalmente”.

Nas entrelinhas do comunicado da QUERCUS há uma forte e justificada acusação de inércia a todas as autarquias envolvidas, quer de Ourém quer de Torres Novas, perante um tão grave atentado ecológico e total desrespeito pela legalidade.

Transcreve-se, na íntegra, o comunicado da QERCUS:

“Tem sido construído um grande aterro no prolongamento da pista de aviação do Pias Longas, no baldio do Sobral, numa área integrada em REN – Reserva Ecológica Nacional, fora do equipamento previsto no PDM de Ourém. Esta obra constitui um atentado ambiental muito grave devido à deposição de milhares de toneladas de resíduos de exploração de pedreiras do Casal Farto.

O aterro tem sido efetuado para além da área autorizada, tendo entrado centenas de metros em área da REN, em área estratégica para recarga do aquífero, destruído olival tradicional centenário e floresta mediterrânica com azinhal protegido legalmente.

Uma das pedreiras que tem despejado resíduos da exploração no prolongamento da pista do Pias Longas é a Farligthstone, com origem na pedreira “Valinho nº 2” junto do Casal Farto.

Entretanto após denúncias da Quercus ao SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR e outras entidades, o Município de Ourém embargou temporariamente as obras, contudo, as mesmas continuaram após o embargo. Também tem existido deposição ilegal de resíduos de construção e demolição, com placas de fibrocimento que contêm amianto, um resíduo perigoso para o ambiente e saúde pública, sem que a associação Pias Longas ou o dono da obra, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias tenha impedido o acesso para descarga dos resíduos.

O SEPNA da GNR confirmou a ilegalidade do aterro e remeteu auto de notícia por contraordenação para a CCDR-LVT, por se tratar de uma área integrada na REN e estar a expandir-se para o limite do concelho de Ourém com Torres Novas, onde está a provocar um a destruição da floresta mediterrânica com um enorme impacte paisagístico.  

O sítio de Pias Longas, junto da localidade do Sobral, em Ourém, onde foi construída uma pista de aviação está integrado no baldio que a Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias gere e alegadamente pretende apropriar como vazadouro de entulhos e resíduos da exploração de pedreiras do Casal Farto, favorecendo o interesse privado destes, assim como do Aero Club Pias Longas.

A Quercus exige o apuramento de responsabilidades sobre quem permitiu a continuação deste enorme aterro ilegal, nomeadamente da autarquia gestora do baldio e espera que não seja solicitado, nem autorizado nenhum novo pedido de exclusão da REN pela CCDR-LVT.

Ourém, 23 de julho de 2019

A Direção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus – ANCN”

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos