Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-17726d4d): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 13 Setembro 2026    •      Directora: Inês Vidal    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 30° / 17°
Períodos nublados
Ter.
 31° / 16°
Céu limpo
Seg.
 38° / 20°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  38° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Augusta Queimado é nova líder da JS-Santarém

Sociedade  »  2025-12-20 

Maria Augusta Queimado, de 23 anos, natural da Golegã, foi eleita presidente da Federação de Santarém da Juventude Socialista (JS), sucedendo a Pedro Gomes, durante o 22.º Congresso Federativo da Juventude Socialista de Santarém, realizado em Torres Novas no dia 13 deste mês.

Com esta eleição, Maria Augusta Queimado torna-se a primeira mulher a assumir a presidência da Federação de Santarém da Juventude Socialista, “num mandato que promete afirmar uma juventude mais presente, ousada e interventiva no debate político local e regional”, assinala a nota de imprensa.

No seu discurso de tomada de posse, a nova presidente sublinhou as dificuldades sentidas pelos jovens, assumindo uma postura crítica e mobilizadora: “Ao mesmo tempo, enfrentamos crises sucessivas que tornam a vida dos jovens particularmente difícil: salários que não chegam, casas que não existem, transportes insuficientes, falta de oportunidades no interior, precariedade que devora sonhos antes de nascerem”. A nova liderança compromete-se ainda a colocar a juventude no centro da decisão política, sem receios nem complacências: “Com causas claras: habitação, emprego digno, mobilidade, transição climática justa e valorização das potencialidades regionais. Sem medo de dizer ao Partido Socialista aquilo que tem de ser dito. Sem medo de influenciar políticas públicas locais e regionais. Sem medo de assumir que a juventude tem de estar no centro da decisão”.

A sessão de encerramento do 22.º Congresso Federativo contou com a presença de representantes de outras juventudes partidárias do distrito, num sinal de diálogo e pluralidade democrática. Marcaram igualmente presença Mara Lagriminha, presidente da estrutura federativa das Mulheres Socialistas, o presidente da Federação Distrital do Partido Socialista de Santarém e deputado à Assembleia da República, Hugo Costa, bem como a Secretária Nacional para a Organização da Juventude Socialista, Isabel Costa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PSD questiona contrato de publicidade de 10 mil euros no jornal “O Mirante” »  2026-09-11 

Os vereadores com assento na Câmara Municipal de Torres Novas decidiram questionar oficialmente o executivo socialista face à contratação, pelo presidente da Câmara, de serviços de publicidade no valor de 10.
(ler mais...)


Crédito Agrícola junta-se ao “TERRA’26” para impulsionar a agricultura regenerativa »  2026-09-10 

O Crédito Agrícola é Parceiro Diamante do “TERRA’26”, o primeiro grande encontro profissional inteiramente dedicado à agricultura regenerativa em Portugal, reforçando o seu posicionamento como parceiro financeiro de referência na transição para uma agricultura mais sustentável, resiliente e competitiva, refere o banco em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Transparência autárquica a hesitar »  2026-09-10 

1. “Afirmar a autarquia local como agente da democracia (…) fortalecer o poder local como instância aberta e confiável, pautando o seu funcionamento por critérios éticos de transparência”. Estas palavras, enfatizadas depois na campanha eleitoral, fazem parte do programa de campanha de José Trincão Marques, hoje presidente da Câmara.
(ler mais...)


ASSIM NÃO VAMOS LÁ »  2026-09-07 

 A musealização dos restos arqueológicos dos moinhos e lagar do caldeirão, na sequência da requalificação do Almonda Parque, foi um detalhe de grande qualidade inserido na beleza do próprio jardim.
(ler mais...)


LIVRE vai ter Núcleo Intermunicipal Entroncamento - Torres Novas »  2026-08-31 

Em nota de imprensa, o Núcleo Distrital de Santarém do Partido LIVRE e os seus membros informam que, no passado dia 29 de Agosto de 2026 iniciou-se o processo de criação de um Núcleo Territorial Intermunicipal do Partido LIVRE que congregará os municípios do Entroncamento e Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara vai admitir um economista para as obras »  2026-08-29 

A Câmara Municipal de Torres Novas vai admitir para os seus quadros um economista (técnico superior de economia/finanças/gestão de empresas para o departamento de obras. A nova admissão surge a pedido da directora daquele departamento, Patrícia Anacleto, que justifica a necessidade de contratação com o “aumento do volume de trabalho” e o “reforço da equipa” daquela estrutura.
(ler mais...)


Piscinas de verão abriram hoje, sexta-feira »  2026-08-28 

Os tanques de verão das piscinas municipais abriram ao público hoje, dia 28, sem qualquer aviso prévio da autarquia a não ser um informal anúncio numa rede social americana.

Bruno e Eduardo, atletas do Clube de Natação de Torres Novas, foram os dois jovens a quem coube a honra de inaugurar este equipamento, logo pelas dez horas da manhã.
(ler mais...)


Crédito Agrícola com nova campanha de Crédito Pessoal »  2026-08-27 

 

Dando continuidade ao mote “Os meus projectos já saíram da gaveta. E os seus?”, o Crédito Agrícola lança uma nova campanha CA Soluções de Crédito Pessoal que disponibiliza soluções de financiamento ajustadas às diferentes necessidades dos clientes que pretendem concretizar projetos pessoais que têm sido adiados, anuncia o banco em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Renova abre a sua fábrica fundacional à criação contemporânea com residência artística de Igor Jesus »  2026-08-27 

A Renova acolhe, desde Junho e até meados de Setembro, uma residência artística de Igor Jesus na sua fábrica, em Torres Novas. É neste espaço industrial que o artista está a desenvolver um novo conjunto de obras, a apresentar em outubro na Cordoaria Nacional, em Lisboa.
(ler mais...)


Diz a Quercus: mega centros de dados em Abrantes poderão ultrapassar em 19 vezes o consumo energético anual do concelho »  2026-08-26 

Consumo intensivo de água dos data centers é preocupante perante previsões de 40% de índice de escassez hídrica no rio Tejo para o período 2028-2033

Os centros de dados continuam a ganhar terreno no nosso país, levantando sérias dúvidas sobre os seus impactes ambientais, nomeadamente no que respeita ao consumo energético; à qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos; ao uso/ocupação do solo; à poluição sonora e à criação de ilhas de calor.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2026-08-16  ULS Médio Tejo aciona alerta vermelho de saúde pública: calor extremo
»  2026-08-26  PNSAC: PROPOSTA DE ALARGAMENTO REPARA ERRO HISTÓRICO E INCLUI ARRIFES DA SERRA DE AIRE
»  2026-08-19  CDU questiona presidente da Câmara sobre a nova USF
»  2026-08-26  Diz a Quercus: mega centros de dados em Abrantes poderão ultrapassar em 19 vezes o consumo energético anual do concelho
»  2026-08-24  UM RIO AO ABANDONO