• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Escassez de água está a afetar biodiversidade na Reserva do Paul do Boquilobo

Sociedade  »  2017-12-24 

Em vez de “um campo de água”, o Paul do Boquilobo, primeira reserva da biosfera reconhecida pela UNESCO em Portugal, sofre hoje os efeitos da seca, com potenciais efeitos na biodiversidade da zona e sem haver registo histórico de anos semelhantes.

O problema da escassez de água começa a afetar toda a zona, sobretudo as espécies dependentes da linha de água e as que se reproduzem nas charcas, alimento vital para a reprodução das espécies de aves que ali nidificam.

"Os peixes e os anfíbios são os primeiros que se ressentem. Existem valas importantes dentro do Paul que, em vez de terem água corrente, têm pequenos pegos, onde se concentra toda a vida animal que deveria existir na restante área. Além disso, no que toca aos anfíbios, não havendo poças de água, não havendo água no solo, eles nem sequer se conseguem reproduzir”, explicou à Lusa a diretora do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) de Lisboa e Vale do Tejo.

Maria de Jesus Fernandes alerta que se a seca se prolongar muito no tempo, “se durante janeiro ou fevereiro não chover”, existirão consequências diretas nas taxas reprodutoras da vida animal: “se não houver alimento não há novas crias e isso pode ter efeitos a médio prazo mais complicados”, disse.

No monte cimeiro, os problemas da seca atingem também os agricultores e o gado. Rui Pereira, pastor, confirma à Lusa a dificuldade em encontrar alimento: “Tenho andado por aqui, nestas covas, a ver se encontro comer para elas”, disse, referindo-se às ovelhas.

Descido o monte, não foi possível penetrar na zona de proteção total da reserva, no fundo, o coração do Paul do Boquilobo, uma zona permanentemente alagada, que chega a ter cotas na ordem dos 10 metros, e onde só se chega de barco.

A falta de água impossibilitou o acesso, tendo a responsável do ICNF referido que "a zona de proteção total continua a ter água, mas com níveis muitíssimos mais baixos, metro e meio a dois metros, nas zonas mais profundas".

No entender de Fernando Pereira, técnico do ICNF afeto há 30 anos à reserva do Paul do Boquilobo, a falta de água, ao nível da conservação da natureza, contribui fortemente para a diminuição da biodiversidade.

“Em circunstâncias normais, teríamos aqui muitos milhares de abibes, algumas dezenas de milhares, seguramente, e outras espécies que vêm hibernar em Portugal vindas do norte da Europa, como os maçaricos e tarangolas. Atendendo a que o campo está com esta configuração, essas espécies tornam-se bastante escassas por falta de ‘habitat’ adequado", explicou.

Situado junto do rio Almonda, nas imediações da Golegã, o Paul do Boquilobo possui dois maciços de salgueiros, num dos quais está instalada uma colónia de 1.200 casais de garças de sete espécies diferentes, constituindo o outro ‘habitat’ potencial de expansão ou recurso para aquela colónia.

Para uma maior perceção de como a falta de água pode influenciar a nidificação das espécies, o técnico do ICNF lembrou um estudo sobre ninhos de cegonhas, no qual se conluia que "quando havia muito água o sucesso reprodutor das cegonhas rondaria as três crias por ninho”

“Quando havia pouca água não chegava a uma cria por ninho", revelou, apontando esta uma das consequências que a seca pode ter a curto e médio prazo na biodiversidade daquela reserva natural.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos