• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Riachos: PSD não deve apresentar lista. PS, BE e CDU já têm candidatos

Sociedade  »  2015-08-22 

A luta nas eleições intercalares à junta de freguesia de Riachos deve resumir-se a três: José Júlio Ferreira (PS), Carina Lopes (CDU) e João Luz (BE). O PSD tem um lote de 16 elementos mas não há voluntários para cabeça-de-lista, João Quaresma, presidente da concelhia de Torres Novas do PSD, diz que nestas condições não haverá lista.

O PSD, que nas últimas eleições autárquicas apoiou o candidato vencedor à junta de freguesia de Riachos, não deverá formar lista para as eleições intercalares que se realizam no dia 4 de Outubro. João Quaresma, presidente da concelhia social-democrata, lamenta que nenhuma das figuras que são associadas pelos riachenses ao PSD não queiram assumir uma candidatura à junta de freguesia. Segundo disse Quaresma ao JT, facilmente foi reunido um lote de 16 pessoas para formar a lista mas não houve que quisesse assumir o primeiro lugar.

De acordo com o responsável há, em Riachos, gente ligada ao PSD com perfil para se candidatar à presidência da junta e, pelas funções que desempenham a nível social ou profissional, facilmente mereciam a confiança dos eleitores.

“Falo de pessoas reconhecidas e que são influentes na vida de Riachos mas que não se quiseram assumir. Houve inclusivamente uma senhora conotada com o PSD que se ofereceu, participou no trabalho preparatório da candidatura, mas desapareceu, não sei se pressionada pela família ou outra coisa qualquer”, atirou o responsável máximo do PSD local que, neste quadro, rejeita apoiar institucionalmente qualquer um dos três candidatos. O prazo para a entrega das listas termina na próxima segunda-feira, dia 24, às 18 horas.

José Júlio quer vila com outra cara e não assina acordo com câmara se valores não forem melhorados
José Júlio Ferreira, candidato do PS, assume de uma forma geral as mesmas preocupações que elegeu na candidatura de 2013 e quer deixar uma marca visível no ano e meio de mandato que terá pela frente, caso seja o escolhido pela população.
Por ter feito parte do executivo liderado pelo demissionário presidente Alexandre Simas (independente), José Ferreira diz ter mais conhecimento da realidade da junta e mais experiência a nível autárquico.

O candidato socialista elege como prioridade das prioridades manter a vila com um outro aspecto e diz que esse objectivo depende fundamentalmente da junta de freguesia. “Quero contribuir para que o espaço público de Riachos seja mais limpo”, disse ao JT.

Declaração curiosa prende-se com o protocolo e delegação de competências com a câmara municipal. O candidato socialista diz que esteve ao lado de Simas nesse dossier e, portanto, vai manter-se fiel ao que reivindicou o autarca que renunciou. Admite apenas assinar o protocolo com a câmara de os valores a transferir para a junta forem revistos.

Outras prioridades com que se vai bater é a remodelação da casa do povo, requalificação do largo de Riachos (há um projecto desde 2008 a aguardar a luz do dia), arranjo da estrada junto à Quinta do Melo, conclusão do pavilhão desportivo, colaboração com colectividades. “Quero que a população veja que as coisas estão a andar. Só que no que resta deste mandato estas situações sejam desbloqueadas, já é muito bom".

João Luz repete a candidatura pelo Bloco de Esquerda e já começou a divulgar as suas ideias, expressas em sete pontos, o primeiro dos quais relativo às acessibilidades. Melhorar a circulação pedonal através da construção de passeios e zonas de estacionamento automóvel, reparar ruas e estradas degradadas, reordenar o do trânsito e ajustar os percursos e horários dos TUT, são algumas das suas preocupações.

Na CDU Carina Lopes (terceira da lista nas últimas eleições) é o nome que figura no primeiro lugar da lista, apurou o JT. Carlos Duarte é o segundo candidato.

Estas eleições intercalares, recorde-se, foram precipitadas com a renúncia de Alexandre Simas que bateu com a porta em desacordo com a política global da câmara de Torres Novas para com as freguesias.

 Na foto, José Júlio Ferreira, à esquerda, encabeça a lista do Partido Socialista

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena