• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 28 de Maio de 2018
Pesquisar...
Qui.
 21° / 11°
Céu nublado
Qua.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bons Sons: Salvador Sobral, Sara Tavares e Linda Martini no programa

Sociedade  »  2018-05-03 

Dead Combo e Zeca Medeiros são outros nomes do cartaz

Salvador Sobral, Sara Tavares e Lina Martini, mas tambem Dead Combo e Zeca Medeiros, integram o cartaz do festival Bons Sons, que em agosto transforma a aldeia de Cem Soldos, com um recinto renovado com novos palcos e pagamentos com pulseira, anunciou a organização no dia 27.

Quatro dias de música, exposições, feiras culturais e ciclos de cinema marcam o programa do festival que, de 9 a 12 de agosto, converte toda a aldeia de Cem Soldos, em Tomar, no recinto do evento, que “nesta edição vive o ano da mudança”, como disse Luís Ferreira, da organização do Bons Sons.

O festival apresentado há dias à comunicação social surge com novidades no recinto e na forma como os participantes que vão rumar à aldeia serão recebidos nos oito palcos por onde passarão cerca de meia centena de concertos de música portuguesa.

Salvador Sobral, Selma Uamusse, Mazgani, Sara Tavares, Sean Riley & The Slowriders, Cais Sodré Funk Connection, Dead Combo, Lena D’Água e Primeira Dama com Banda Xita são as propostas reveladas para o palco Lopes Graça, no largo da aldeia.

No festival, que se assume como “um amor de verão”, este ano mudam de nome o Palco Eira e o Palco ao Sol. A primeira passa para um “terreno mais intimista” e a denominar-se palco Zeca Afonso, para receber nomes como The Lemon Lovers, Slow J, 10.000 Russos, Mirror People, Zeca Medeiros, Paus, Peltzer e Linda Martini.

O segundo passa a chamar-se Amália, homenageando a mais emblemática fadista portuguesa e passando a receber concertos também à noite. Nesta edição atuam naquele espaço Norberto Lobo, João Afonso, Miguel Calhaz, Ela Vaz, Motion Trio, Moonshiners, Fado Violado e o espetáculo “Tia Graça – Toda a gente devia ter uma”.

No palco Giacometti, a relação de intimidade com o público celebra-se nesta edição com Lince, Jerónimo, S. Pedro, Tomara, O Gajo, Quartoquarto, Monday e Luis Severo.
Palankalama, Patrícia Costa e Meta são as propostas para o palco Música Portuguesa a Gostar dela Própria, espaço onde cabem ainda as atuações de Vozes de Manhouce, Homem em Catarse, Artesãos da Música, Orquestra de Foles e Douradas Espigas.

Noite dentro a música vive-se em Cem Soldos no palco Aguardela, com DJ como António Bastos, Conan Osiris, Colorau Som Sistema e Xinobi.
O auditório da aldeia muda também este ano de nome, adotando a denominação Agostinho da Silva, “um exemplo na forma como [se trabalha] em Cem Soldos”, afirmou Luis Ferreira, alinhado com “a visão que ele tinha do trabalho cultural nas comunidades”. Por ali passarão performances de dança e “Curtas em flagrante”, um festival de curtas-metragens oriundas de Países de Língua Oficial Portuguesa.

Em “trajetória de crescimento”, mas sempre com a tónica de “um crescimento sustentado”, o Bons Sons renova este ano “o casamento da aldeia com o festival”, inteiramente organizado e montado pelos seus habitantes, com novidades como o pagamento sem dinheiro.
“Por sermos nós, aldeia, a receber e a servir, queremos evitar alguns processos mais burocráticos e facilitar a vida a quem nos visita, sem preocupações com dinheiro nem filas para pagamentos”, afirmou o responsável pelo festival onde, a partir deste ano, os pagamentos são feitos “através de carregamentos de dinheiro nas pulseiras, nas bilheteiras ou nos bancos do festival”.

O evento reforça também iniciativas para reduzir a pegada ecológica do festival, com “mais casas de banho secas nos campismos” ou as canecas reutilizáveis, “o ano passado muito bem recebidas por todos e que tiveram impactos visíveis no espaço onde quase não havia resíduos no chão”.
O objetivo é que “o festival pese [em termos ambientais] cada vez menos na aldeia e na região”, meta expressa também num reforço das atividades paralelas cujo programa está ainda a ser fechado.

O Bons Sons é organizado pelo Sport Club Operário de Cem Soldos desde 2006 e manteve-se bienal até 2014, passando a realizar-se anualmente e tendo recebido, em oito edições, 278 concertos e 238.500 visitantes.

Todos os anos, no segundo fim de semana de agosto, a aldeia de 600 habitantes é fechada e o seu perímetro delimita o recinto do festival onde a população recebe e serve os festivaleiros, transformando garagens em salas de espetáculos, pomares em parques de estacionamento, jardins em restaurantes a céu aberto e abrindo as casas a concertos espontâneos. O festival tem como meta o desenvolvimento local e integra-se num conjunto de atividades culturais, cujos lucros revertem para projetos culturais e sociais.

Os ingressos para o festival podem ser adquiridos até julho ao preço de 40 euros pelo passe de quatro dias (com campismo incluído) e de 20 euros pelo bilhete diário. Em agosto os valores aumentam, para 45 e 25 euros, respetivamente.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Atletismo: GP Santo António é no dia 9 de Junho »  2018-05-21 

Estão abertas as inscrições para a 41.ª edição do Grande Prémio de Santo António, em Torres Novas, uma prova de atletismo popular mas que também conta para atletas federados, já que decorre em paralelo o campeonato distrital de estrada.
(ler mais...)


Alunos da profissional realizam estágios na Europa »  2018-05-21 

Uma dezena e meia de alunos da escola profissional de Torres Novas partiram para diversos países europeus, ao abrigo do programa Erasmus+, para realizarem os seus estágios curriculares durante sete semanas. Dos 15 alunos, quatro rumaram a Bournemouth, Inglaterra, cinco foram para Fuerteventura, nas Ilhas Canárias e seis foram para Bilbau, também em Espanha, e vão realizar estágios relativos a diversos cursos: informática, gestão, comunicação e animador sociocultural.
(ler mais...)


“Maior espectáculo do mundo de fitness” deixa rasto de alegadas burlas e roubos e mais uma história degradante para a cidade »  2018-05-18 

Prometiam o “maior evento de fitness do mundo”, transmitido por cadeias de televisão, incluindo do Brasil. Mas deixaram, alega quem agora se queixa, um rasto de pequenas golpaças, surripianços e dinheiro de patrocínios sacado a alguns incautos.
(ler mais...)


Sucateiros julgados em Torres Novas por fraude fiscal condenados a pagar 15,6 milhões »  2018-05-17 

Seis pessoas e três sociedades do sector das sucatas foram condenadas, em Torres Novas, por fraude fiscal qualificada, facturação fictícia e detenção de arma proibida, tendo cinco arguidos de pagar uma indemnização ao Estado de 15,6 milhões de euros.
(ler mais...)


Alunos da Maria Lamas debateram cidadania »  2018-05-16 

A divulgação dos resultados de um inquérito sobre questões políticas, realizado junto de todos os alunos do ensino secundário da escola, e um posterior debate envolvendo os partidos com representação local, foram os momentos marcantes da sessão realizada na Escola Maria Lamas, sob o lema “Sempre Mais Alto… Uma Inspiração”, e que decorreu na manhã de quarta-feira, dia 16.
(ler mais...)


Sexta d´ideias debate protecção civil »  2018-05-16 

A próxima sexta d´ideias, tertúlia de debate organizada pela concelhia de Torres Novas do Bloco de Esquerda, realiza-se esta sexta-feira, 18 de Maio, no Centro Cultural da Pena e Casal da Pena, na freguesia de Chancelaria. O tema desta sessão é a protecção civil, e são oradores o comandante dos bombeiros torrejanos, Ricardo Vicente (engenheiro agrónomo e Miguel Pinto Reis, Major da GNR.
(ler mais...)


Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo »  2018-05-16 

Passeio interpretativo no Paúl do Boquilobo A associação “30 Por Uma Linha” organiza este sábado, dia 19 e Maio, entre as 9 e 12h30, um passeio interpretativo na Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, de cera de seis quilómetros, iniciativa na qual os participantes terão a oportunidade para observar a avifauna e flora envolvente, sendo a iniciativa aproveitada também para fazer uma acção de limpeza (recolha de lixo) com o intuito de ajudar na preservação desta área protegida.
(ler mais...)


Tomar: reabilitação urbana discutida no IPT »  2018-05-14 

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) acolhe nos dias 24 e 25 de Maio um seminário dedicado às questões da reabilitação urbana, promovido pelo curso de mestrado em Reabilitação Urbana da Escola Superior de Tecnologia do IPT.
(ler mais...)


Recolha de material escolar para Ribeira Grande/Cabo Verde »  2018-05-13 

O Município de Torres Novas e os agrupamentos de escolas Artur Gonçalves e Gil Paes, com a colaboração das juntas de freguesias do concelho, estão a promover uma campanha de recolha de material escolar para entregar à autarquia de Ribeira Grande, no âmbito da geminação de Torres Novas com aquele município de Cabo Verde.
(ler mais...)


Tiago Ferreira é líder local do PSD »  2018-05-06 

Votaram mais de 100 militantes, Tiago Ferreira averbou mais de cerca de duas dezenas de votos que o seu opositor, António Nobre, e é desde ontem, sábado, lider do PSD/Torres Novas. As eleições para a comissão política concelhia dos social-democratas foram bastante disputadas e os votos ilustram a incerteza que se viveu até ao fecho das urnas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-05-21  Atletismo: GP Santo António é no dia 9 de Junho
»  2018-05-21  Alunos da profissional realizam estágios na Europa