• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Diabetes uma doença em plena expansão - II

Opinião  »  2017-11-14  »  Juvenal Silva

"As fibras, para os diabéticos, são os melhores amigos e bons aliados"

Os efeitos adversos da diabetes aumentam 20 vezes mais os riscos de problemas cardíacos e são responsáveis por 25% das operações cardíacas, 40% dos casos de insuficiência renal, 50% das amputações não traumáticas, ou seja, as que não resultam de acidente e 75% de mortes por doenças cardiovasculares. Para além destes problemas de saúde, surgem outros tipos de complicações, como as visuais, neurológicas, infeções frequentes, fadiga e depressão.

Mudar a dieta é fundamental para se atingir um peso normal. A educação alimentar é determinante para a prevenção e tratamento da diabetes, seja de que natureza for, independentemente de tomar ou não antidiabéticos orais ou insulina.

A planificação alimentar deverá ser saudável e equilibrada, ou seja, em proporções adequadas para as necessidades de cada indivíduo, de acordo com o peso, idade e também em função do tipo de atividade física, seja desportiva ou não.
Evitar açúcares, doces, gorduras saturadas e, consumir gorduras saudáveis como o azeite, ou gorduras de Omega 3 que os peixes gordos contêm, como sardinha ou salmão selvagem, ou a linhaça. Incluir alimentos ricos em proteínas saudáveis, como leguminosas, soja e seus derivados biológicos, peixe e carnes magras. Alimentos com hidratos de carbono complexos, como frutas, legumes e produtos integrais e, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, por conterem calorias vazias.

As fibras, para os diabéticos, são os melhores amigos e bons aliados, pelo facto de terem a particularidade de proporcionar uma absorção lenta do açúcar no intestino. Todos os diabéticos deveriam consumir no mínimo entre 30 a 50 gramas de fibra por dia, isto é, o dobro do que normalmente se consome… As fibras são encontradas em maior quantidade nos vegetais, frutas, cereais integrais, etc.
Para além de uma alimentação cuidada, existem outras soluções que bastante beneficiam o equilíbrio dos valores glicémicos, como por exemplo alguns suplementos:

Crómio - Pessoas que sofrem de uma deficiência de crómio são sujeitas a intolerância à glicose. Entre os sinais de deficiência de crómio, há vários sintomas semelhantes aos da diabetes, tais como colesterol elevado e a taxa de transtornos de insulina. Dado que o crómio aumenta a eficácia da insulina, também é possível que aumente os níveis de glicose do sangue em pacientes com hipoglicémia.
Vitamina C - A diabetes pode provocar vários tipos de enfermidades como problemas de visão, insuficiência renal, hipertensão arterial, transtornos neuropáticos, perda de sensibilidade à dor, particularmente ao nível dos pés. Sendo a vitamina C um poderoso antioxidante, um agente redutor e anti-inflamatório, poderá contribuir para a neutralização de alguns danos relacionados com a diabetes.
Vitamina B 12 - Normalmente as pessoas com diabetes tipo I e tipo II, possuem deficiência desta vitamina e a maioria dos diabéticos tem problemas com a absorção desta vitamina. No caso da diabetes tipo II pelo uso da metformina.

No caso da diabetes tipo I, irregularidades auto-imunes em que o sistema imunitário tende a atacar os canais de cálcio medicado utilizados para a absorção de vitamina B12.
A automedicação está contraindicada e somente o médico, ou profissional de saúde autorizado, terão qualificações para a planificação dos tratamentos necessários.

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia