Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-496ace50): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 10 Fevereiro 2026    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 13° / 9°
Céu nublado com chuva moderada
Qui.
 18° / 10°
Céu nublado com chuva moderada
Qua.
 17° / 14°
Céu muito nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  17° / 15°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Lisboa nos pés

Opinião  »  2014-07-11  »  Afonso Borga

Desde pequeno que sinto o ”bichinho carpinteiro” em mim! A vontade de fazer coisas, de criar e pensar em novas ideias… Assim, quando entrei para a universidade, senti que não queria passar um ano inteiro só a estudar, ainda que esse seja, e foi, o objetivo principal. Queria envolver-me em atividades diferentes, fazer voluntariado, descobrir uma cidade nova, enfim, pôr em prática aqueles sonhos escritos em post-its. Aproveitar ao máximo estes 3 anos! Apercebi-me de que, hoje em dia, ter uma licenciatura pode não ser suficiente: há todo um ”background”, um conjunto de atividades e experiências que permitem que completemos a nossa formação e adquiramos competências essenciais.

Não estava enganado. Hoje vejo que existe muito mais para além da faculdade, tanto para fazer, tanto para sentir, tanto para experienciar. Em Lisboa não é difícil encontrar oportunidades de voluntariado e grupos de ação social: o GASNova, grupo de ação social com origem na Universidade Nova, é um desses exemplos e um grupo que me marcou este ano.
Entre formações, fins-de-semana de voluntariado e eventos de angariação de fundos, de modo a financiar missões de voluntariado em Portugal e países de Língua Oficial Portuguesa, realizamos ainda ações de sensibilização que permitem sensibilizar as pessoas para problemas sociais.

Uma das ações de sensibilização que mais me marcou, e que quero partilhar convosco, foi o ”Um dia sem sapatos”, um evento à escala mundial com o intuito de alertar para os milhões de pessoas que, por falta de calçado, são obrigadas a andar descalças todos os dias, expostas às mais diversas lesões e doenças infeciosas transmitidas através do solo.
Muitas são as crianças que têm de percorrer vários quilómetros descalças para chegar à escola. A falta de sapatos origina o aparecimento de doenças e lesões transmissíveis através do solo, originando assim uma clara assimetria social tanto ao nível da saúde como no que toca ao acesso à educação, e todos sabemos que crianças saudáveis têm maior probabilidade de ter melhor rendimento escolar.

Assim, neste dia estivemos no Chiado, descalços, a sensibilizar outras pessoas e a recolher pares de sapatos que, posteriormente, foram entregues a pessoas carenciadas. A curiosidade e surpresa dos que passavam por nós e nos viam ali descalços era grande, e assim que começávamos a explicar o porquê de estarmos descalços, a maioria compreendia aquela ação e muitos foram os que se descalçaram por esta causa e andaram alguns metros sem sapatos. No final do dia descemos até ao Rossio, descalços, e aí terminámos a iniciativa, com pessoas que entretanto se juntaram à causa. Foi uma oportunidade de sentir Lisboa nos pés, literalmente, e experienciar uma sensação que milhões de pessoas experimentam diariamente por não terem outra solução. São estes momentos que nos marcam e que deixam memórias inesquecíveis!.

apborga@live.com.pt

 

 

 Outras notícias - Opinião


Democracia ou totalitarismo, eis a questão! - antónio mário santos »  2026-02-02 

O resultado da primeira volta é esclarecedor. A direita neoliberal e social-democrata, dividida por três candidatos, saiu derrotada. A AD e a Iniciativa Liberal, os que mais sofreram: se Luís Marques Mendes soube assumir, com dignidade a derrota, João Cotrim Figueiredo demonstrou, de forma arrogante, a incapacidade duma perda absolutamente esperada, já que o centro-direita que a AD representa, nele, numa primeira volta, não votaria, e parte da sua base de apoio não liberal estava a ser disputada, nas redes sociais, pelo Chega.
(ler mais...)


Primeira volta das Presidenciais - jorge carreira maia »  2026-02-02  »  Jorge Carreira Maia

As eleições de domingo, apesar de faltar ainda uma volta, têm vencedores e derrotados claros. Vencedores:

António José Seguro. A sua vitória e votação, bem acima do expectável, tem um único protagonista: ele mesmo.
(ler mais...)


Candidato à altura… »  2026-01-15  »  Hélder Dias

Foi em legítima defesa! »  2026-01-15  »  Hélder Dias

Heil Trump »  2026-01-15  »  Hélder Dias

O teu petróleo ou a tua vida! »  2026-01-15  »  Hélder Dias

Não há volta a dar. Não há volta a dar? - antónio mário santos »  2026-01-14  »  António Mário Santos

Não há volta a dar.

Trump aplicou a doutrina Monroe e mais do que ela, segundo afirmou na conferência de imprensa sobre a captura de Maduro e de quem é quem no governo venezuelano. Os Estados Unidos da América irão governar, até haver uma transição, quando a considerarem, a seu interesse, possível.
(ler mais...)


A esquerda e as presidenciais - jorge carreira maia »  2026-01-14  »  Jorge Carreira Maia

Olhemos para as eleições presidenciais. Mais especificamente, para as esquerdas e os seus candidatos, para comentar a estratégia de hara-kiri em que essas esquerdas parecem ser especialistas. Suicidar-se com honra, como velhos samurais caídos em desgraça perante o seu senhor.
(ler mais...)


Silvester - carlos paiva »  2026-01-14  »  Carlos Paiva

A primeira corrida de S. Silvestre aconteceu no Brasil, em 1925. Assinala a data do falecimento de S. Silvestre, o trigésimo terceiro Papa, em 31 de Dezembro de 335. Foi durante o seu pontificado que terminou a perseguição romana aos cristãos.
(ler mais...)


O primeiro orçamento deste novo ciclo autárquico é a prova dos nove - antónio gomes »  2026-01-14  »  António Gomes

Veremos o que aí vem, uma coisa é certa, orçamento que não olhe para o TUT e para o futuro da mobilidade urbana sustentável no território concelhio, assegurando um serviço de qualidade que passa, necessariamente, pelo aumento de autocarros a circular e alargando o seu âmbito territorial, não é um orçamento para o povo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2026-01-15  »  Hélder Dias Candidato à altura…
»  2026-01-15  »  Hélder Dias O teu petróleo ou a tua vida!
»  2026-01-15  »  Hélder Dias Heil Trump
»  2026-01-15  »  Hélder Dias Foi em legítima defesa!
»  2026-02-02  »  Jorge Carreira Maia Primeira volta das Presidenciais - jorge carreira maia