• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 16 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 28° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  27° / 11°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Compreender e prevenir as alergias

Opinião  »  2017-05-04  »  Juvenal Silva

"Cada vez é maior o número de pessoas que apresentam respostas de tipo alérgico a determinados produtos do ambiente"

As alergias são reações anormais do nosso sistema imunitário a substâncias proteicas estranhas ao organismo.
Qualquer substância estranha de natureza proteica é normalmente identificada pelo nosso sistema de defesa e, a partir desse momento, controlada na maioria das vezes.
Às vezes, o controlo é excessivo e a resposta do organismo é exagerada relativamente à ameaça, podendo observar-se sintomas de reação alérgica constituídas por manifestações cutâneas, respiratórias, circulatórias ou de outras naturezas, com maior ou menor gravidade. As doenças mais comuns são eczema, urticária, rinite alérgica, asma, diarreias e, nos casos muito graves, sufocação por edema na garganta ou paragem do sistema cardio-respiratório.
Os produtos que provocam esta resposta alérgica podem ser muito variados, nomeadamente alimentos, partículas em suspensão no ar, pólen, pêlos de animais, medicamentos químicos, ácaros, veneno de insetos etc. São designados por alergénicos.
Cada vez é maior o número de pessoas que apresentam respostas de tipo alérgico a determinados produtos do ambiente, mesmo nos países mais protegidos.
A rinite alérgica é, provavelmente, a que mais se manifesta, desde a população infantil até à população adulta, cuja manifestação mais famosa é a febre dos fenos.
A rinite alérgica é designada por febre dos fenos, por se manifestar normalmente nos meses de Maio e Junho. Esta afeção inflamatória da mucosa do nariz carateriza-se por uma obstrução nasal moderada com corrimento quase permanente, espirros e pruridos. Quando é mais severa e persistente, poderá provocar perturbações do sono e ser bastante incomodativa, provocando diminuição das atividades quotidianas, sejam escolares, profissionais ou desportivas.
As partículas de pólen que invadem o ar e que respiramos em todas as estações do ano, são os alergénicos responsáveis pelo aparecimento destas alergias.
Os poluentes industriais modificam a proporção em água do muco respiratório e diminuem assim, o nível de sensibilidade aos alergénicos, aumentando a permeabilidade à sua penetração.
Por outro lado, as partículas do diesel, provocadas pela combustão do gasóleo, tornam o sistema imunitário mais sensível aos alergénicos. A poluição ambiental desempenha um agravante relativamente aos mecanismos naturais da alergia.
As alergias aos ácaros são alergias respiratórias do tipo de tosses espasmódicas, rinites e até asma. Os ácaros são minúsculos insetos microscópicos, ou seja, invisíveis a olho nu, que pululam no nosso ambiente. Calcula-se que haja cerca de 500.000 espécies de ácaros diferentes e que proliferam no pó doméstico do interior das casas. Alimentam-se de resíduos da pele humana, sendo eliminados principalmente na cama, por toda a casa pelas correntes de ar e de fungos microscópicos. Multiplicam-se rapidamente e desenvolvem-se nos produtos têxteis, colchas, tapetes, cortinas, tapeçarias, mobílias estofadas, ambiente quente e húmido. Eliminá-los é praticamente impossível, mas um bom aspirador é ajuda muito preciosa por ajudar a eliminar e impedir a sua multiplicação.
A Nutriterapia é um fator de relevo para boa harmonização do sistema imunitário e método preventivo, pelo que é importante a ingestão de antioxidantes ricos em vitaminas A, C, E, e oligoelementos como selénio, ferro, manganésio, cobre e zinco, assim como magnésio pela sua ação sobre o funcionamento muscular e o cálcio que desempenha um papel fundamental de mensageiro intracelular.

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia