• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Laura

Opinião  »  2016-03-17  »  Ricardo Jorge Rodrigues

"CRÓNICAS DE ÁFRICA"

Na minha última crónica frisei duas vezes que a noção de crise é algo muito relativo. Começo este texto por acentuar essa ideia. Vou contar-vos (mais) uma história daquelas que diferenciam Moçambique e Portugal. Mas esta mexeu demasiado comigo e por isso ocupará todas as linhas desta crónica.

Ter uma empregada doméstica em Moçambique é barato. Nem sequer é “relativamente barato”. É tão barato que sinto embaraço e vergonha alheia por só ter de pagar aquele valor, embora a Laura certamente receba um bónus generoso. Digamos que com o que se paga a uma empregada doméstica aqui, beber um café é algo como para nós é abrir uma garrafa de Champagne caro: acontece uma vez por ano, quando os dias são favoráveis.

Conheci a Laura apenas uma semana após ela começar a trabalhar porque me mudei mais tarde que os meus colegas com quem partilho casa. Sabia pouco da sua história. E é aqui que a noção de crise, ou de dificuldades, ganha contornos embaraçosos para mim.

Saí do trabalho e fui almoçar a casa, visto que apenas escassos metros separam um edifício do outro. Com o calor abrasador que se sentia, cheguei a casa com uma cara de cansaço tão evidente que a Laura me perguntou: “Está cansado, patrão?”. Eu disse que sim, que tinha muito calor.

Tomei um duche e sentei-me à mesa. Sou de conversa fácil e em breves segundos fiz com que a Laura me contasse a sua história. Não sei se me arrependi, julgo que não. Mas fiquei com um certo embaraço por, minutos antes, ter mostrado cansaço por estar com calor e ter feito três minutos a pé.

A Laura tem 24 anos. “Perdi a minha mãe em 2006”, conta timidamente. Aliás, toda a postura da Laura é nesse registo de timidez, como se temesse que o patrão branco lhe tirasse o emprego a cada segundo. Não, Laura: comigo não tens de ter esse medo. E então fui-lhe perguntando como era o seu dia-a-dia. A Laura acorda todos os dias às 3.15h da madrugada para apanhar um transporte desde onde mora – a cerca de duas horas de Maputo – até nossa casa. Chega às 6.15h e fica 45 minutos à espera para bater à porta e entrar em funções às 7h. Trabalha em nossa casa até às 15h e depois vai para as aulas até às 22h. De noite, o caminho de regresso até casa, para lá da Matola, é algo mais rápido. Chega às 23h para acordar novamente às 3.15h.

“Então e quando vês a tua filha?”, pergunto eu enquanto engulo em seco o relato que acabei de ouvir. “Quando chego à noite vou ao quarto e espreito para ver ela dormir”. Apetece-me terminar a crónica assim, deixando o leitor neste silêncio frio e que provoca em cada um de nós uma certa vergonha alheia perante os nossos problemas.

Mas preciso de ir mais longe. De imediato disse à Laura que no dia seguinte poderia começar a entrar às 8h. “Mas assim posso chegar 30 minutos atrasada patrão”, justificando isso com o trânsito e os transportes. Mas assim ela vai dormir mais duas horas todos os dias. Que luxo, já viram? Então não há problema: a Laura entra às 8h e passa a sair à 16h, mesmo que chegue atrasada. O rosto estático deu lugar a um sorriso genuíno e alegre: “O corpo também precisa de descansar, patrão”, deixa escapar em tom de felicidade.

A Laura faz tudo isto por um salário que me embaraça. “Não desistas de estudar, um dia podes ter a recompensa”, tento-a motivar. Expliquei-lhe que mesmo para nós, que junto dela somos figuras abastadas, passámos dificuldades. “Eu próprio estive alguns anos sem estudar antes de entrar na faculdade”, e ela olha para mim como quem precisa de ver a verdade nos meus olhos para acreditar. Mas os meus olhos não transportavam nada mais do que vergonha. “Eu não vou desistir, patrão. Eu sei o que quero para a minha vida e tudo o que faço é com amor e carinho”, desabafa.

O mais chocante acaba por chegar no dia seguinte quando, entre amigos, digo que para a Laura poder dormir mais duas horas por noite e não ter que acordar antes do sol nascer, eu permiti que ela viesse mais tarde. Uma dessas pessoas fica espantada: “Mas tu não podes ter pena dela, ela aceitou as condições e tu pagas-lhe para ela fazer o trabalho, se tens pena dela ainda te vais arrepender”. Não é pena que sinto da Laura, mas tento oferecer-lhe o melhor dentro do possível considerando apenas que um ser humano não precisa de pena para poder ser recompensado: precisa de sentir consideração e estima.

Mas para esta pessoa, “eles estão habituados a isso”, como se passar sacríficos fosse uma condição natural, como se “eles” fossem menos que nós, ignorando que quem aceita estes trabalhos, fá-lo no desespero de ganhar dinheiro para sobreviver, não por achar que as condições de trabalho são ideais. Mas este, infelizmente, é o retrato de uma geração que acha que tudo se pode comprar com dinheiro: se lhe pago, ela não é nada mais além da condição de empregada. Tento explicar-lhe que uma empregada não é uma criada. Que ela tem um nome e um rosto. Uma história.

Como um dia li: “Servir é a arte suprema. Deus é o primeiro servidor”. E eu nem preciso de acreditar em Deus para acreditar num mundo melhor. Não mudo o mundo sozinho – nem sequer o apartamento onde vivo – mas fiquei muito melhor comigo mesmo por ter feito do mundo da Laura um pouco mais feliz.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente