• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A importância dos intestinos na saúde humana

Opinião  »  2017-09-20  »  Juvenal Silva

"Maioria das doenças da nossa civilização tem origem no mau funcionamento do intestino"

Às vezes, sinto uma certa frustração, quando repetidamente tento sensibilizar as pessoas para um estilo de vida saudável, evitando excessos e erros alimentares.

Sinto uma inquietação quando as pessoas pensam que tudo se resolve com remédios, sejam de que natureza seja, químicos ou naturais. Na maioria das vezes, pedem alguma coisa para as dores de cabeça, para as alergias, para os gases, para a depressão, para o intestino preso, para a respiração, para o cansaço, etc. etc. Então, eu sempre digo que o problema começa na boca, citando um velhinho Mestre que dizia: “Até os peixes têm problemas quando abrem a boca.”
Na boa verdade, maioria das doenças da nossa civilização tem origem no mau funcionamento do intestino, originando doenças alérgicas, tanto epidérmicas como respiratórias, doenças cardiovasculares, artrites, cefaleias, doenças inflamatórias de toda a natureza, incluindo oncológicas e degenerativas.
Apesar dos grandes avanços científicos, as doenças continuam a provocar milhões de mortes e cada vez há mais novas doenças, porque ainda não foram descobertas as causas das doenças autoimunes, as doenças cancerosas e degenerativas.
Normalmente a medicina considera as causas externas como a origem das doenças, nomeadamente os produtos químicos, fungos, vírus, radicais livres, etc. E a origem que desencadeia todo o desequilíbrio interno? E os desequilíbrios criados pelo mau funcionamento dos intestinos, que projetam e disseminam a doença para o organismo, prejudicando a saúde?
Hoje sabemos, porque cientificamente está provado, que o contato entre os maus alimentos que ingerimos e o nosso sistema imunitário, através da passagem pelo sistema digestivo, poderá desencadear doenças crónicas e de carater oncológico, autoimunes, diabetes, obesidade, distúrbios metabólicos, síndrome do cólon irritável.
Bernard Jensen, Médico Norte Americano, escritor e Naturopata, dizia: “Os nossos intestinos são a chave da nossa imunidade.”
Há 3 grandes disfunções intestinais:
- Disbiose intestinal, que se caracteriza por desequilíbrio da flora intestinal, por excessos alimentares como açúcares, excesso de proteínas e gorduras, má mastigação, que dificultam uma boa digestão e provocam o desenvolvimento de inúmeras substâncias tóxicas e putrefação, produzindo doenças graves como tumores.
- Síndrome do cólon irritável é uma doença que pode ser gerada por ansiedade ou stress, mas normalmente os testes que determinam a permeabilidade e a motilidade intestinal revelam a presença de fungos, parasitas ou bactérias patogénicas, como por exemplo a cândida.
- Doença celíaca, caracteriza-se por intolerância e ou alergia ao glúten. O glúten é uma proteína presente em vários cereais como trigo, cevada, centeio, sorgo e muito utilizado nos alimentos industriais como cremes, pudins, gelados, salames, salsichas, mortadela e até medicamentos. Esta é uma doença que exige muita prudência e disciplina na aquisição e ingestão de alimentos, pois a não observação poderá ter consequências fatais.
Um dos principais sinais que o intestino está cheio de impurezas é o aparecimento de espinhas, furúnculos, cravos, eczemas, psoríase e outras inflamações da pele.
O intestino já é considerado pela ciência como o nosso segundo cérebro, tem o seu próprio sistema nervoso e seleciona o que vem dentro de nós.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente