• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Sporting em grande

Opinião  »  2010-07-30  »  Denis Hickel

SELECÇÃO

Agora é um processo disciplinar em que é arguido, nem mais nem menos, o seleccionador nacional Carlos Queirós. Só faltava isto para trazer para a ribalta, de novo pelos piores motivos, o homem que conduz os destinos da selecção nacional de futebol.

Aquele processo está relacionado com alegada falta de respeito (insultos) do seleccionador nacional para com os médicos da Autoridade Antidopagem de Portugal (Adop) durante o estágio da selecção na Covilhã, na sequência do inquérito aberto pelo Instituto do Desporto de Portugal, do qual depende a Adop.

Alguns jornais avançam com a hipótese do comportamento do seleccionador nacional ser motivo para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rescindir o contrato celebrado com Carlos Queirós, alegando justa causa e deste modo afastar a obrigação de indemnizar o seleccionador em três milhões de euros. No entanto, esta matéria encerra questões de ordem jurídica que são complexas e que estão a ser tratadas pelos advogados da FPF, sendo certo que muita gente, dentro e fora da FPF, queira ver o seleccionador na rua e substituído por outro.

Até o próprio treinador Manuel José, que nunca escondeu o desejo de vir a ser seleccionador nacional, já se manifestou publicamente sobre o assunto, proferindo declarações nada simpáticas para com Carlos Queirós (também o quer ver pelas costas), ao mesmo tempo que revelou a sua frustração por, no seu íntimo, considerar que não será ele o escolhido e apontando já um sucessor: O treinador espanhol Aragonés que venceu o último Campeonato Europeu no comando da selecção de Espanha.

SPORTING

A equipa do Sporting venceu o torneio de futebol York Football Challenge, que se disputou nos EUA, conquistando merecidamente o troféu em disputa com equipas de nomeada.

No primeiro jogo, venceu categoricamente a equipa inglesa Manchester City, por claros 2-0, e no segundo empatou 2-2 com outra equipa inglesa de grande prestígio internacional, o Tottenham, de Londres.

Mostrando já bom fio de jogo e aceitável entrosamento dos novos reforços, com especial destaque para o chileno Jaime Valdés que mostrou atributos futebolísticos interessantes e que poderá vir a ser uma mais-valia para a equipa de Alvalade, agora que se viu privada do seu maestro do meio campo, João Moutinho, que foi para o Porto.

BENFICA

Grande festa de apresentação aos sócios da equipa do Benfica no estádio da Luz, com boa assistência para ver a nova versão do Benfica para esta época.

Após o anúncio dos jogadores que formam o plantel encarnado, seguiu-se o jogo com a equipa francesa do Mónaco que saldou pela vitória do Benfica por 3-2, depois de estar a perder e numa fraca exibição na primeira parte, melhorando na segunda, sem que tenham surgido fortes assobios novamente ao guarda-redes espanhol.

PORTO

Festa bonita no estádio do Dragão para apresentação da equipa do Futebol Clube do Porto aos sócios, sem surpresas. De seguida veio o jogo com a equipa italiana da Sampdoria que se saldou por uma vitória por 2-1. Evidenciando melhorias, o Porto apresentou vários reforços que corresponderam ao esperado, merecendo realce a boa forma de Hulk que marcou o segundo golo e fez levantar o estádio pela sua potência.

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia