• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 28 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 5°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 16° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

João António

 

Assobiar para o lado »  2017-10-17 

Escrevo-vos sobre um tema que me é caro, o associativismo desportivo, ao qual já dediquei mais de metade da minha vida com grande amor e paixão. Notem que é nas mãos dos clubes e associações desportivas que está o principal motor de desenvolvimento do desporto, um dos sectores mais mediático e em que o país é mais competitivo.

Tem havido nos últimos ano... (ler mais...)


"Câmara" nova quase velha… »  2015-01-01 
Por um variado leque de razões, nunca fui apologista de que a futura mudança dos paços do concelho de um edifício velho para outro ainda mais velho, apesar de sofrer uma requalificação no valor de alguns milhões de euros, fosse uma grande solução.

Não era solução, porque entendo que um edifício destinado a prestar vários serviços públicos interligados, quando pensado e desenhado a partir de uma folha em branco, terá necessar... (ler mais...)


A garagem dos Claras »  2014-12-12 
Primeiro retiraram a cobertura, depois as paredes ocre da garagem foram ao chão, retiraram os entulhos e nesse lugar surgiu um espaço amplo que talvez torrejano algum tenha idade para se lembrar que alguma vez tivesse existido assim, amplo, sem lá estar a garagem dos Claras.

Em redor, surgiu aos nossos olhos o que há muito tempo lá estava: um casario degradado que noutros tempos foi habitado, teve comércio, uma loja que vendia gelados d... (ler mais...)


Eça é que é essa... »  2013-02-22 
Hoje podia ter escrito estas palavras:

”Em Portugal não há ciência de governação nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, o engenho, o bom senso e a moralidade nestes dois factores que constituem o movimento político das nações.

A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e p... (ler mais...)


O próximo presidente »  2013-02-01 
Como dizia o Raul Solnado, ”o meu filho quer queira quer não queira, vai ter de ser bombeiro voluntário.” Nas próximas eleições para a autarquia, o atual vice-presidente da edilidade, Pedro Ferreira, vai ser o próximo presidente da câmara. Vai ser, mas possivelmente, como pessoa inteligente que é, não queria. E se eventualmente queria, não era nas condições em que o vai ser: sem dinheiro para mandar cantar um cego, se é que há p... (ler mais...)

Os TUT, a Carris, o Metro e o utilizador pagador »  2013-01-18 
Por limitações financeiras e reduzido fluxo de passageiros, desde o primeiro dia do ano foram suprimidos os transportes urbanos entre o Carvalhal da Aroeira e Torres Novas, a denominada linha amarela, e também na linha lilás, que funcionava entre o largo do Boquilobo e o centro da cidade com passagem pelo hospital, centro de saúde e escolas.

Uma e outra linha e as que restam, Azul, Vermelha e Verde, foram criadas para servirem as popula... (ler mais...)


A Constituição »  2013-01-04 
De tempos a tempos, em cada legislatura em exercício junta-se um coro de vozes a dizer que o país não vai lá com esta Constituição. Mas, em minha opinião, o nosso grande problema não é termos, segundo avalizadas opiniões, uma das constituições mais avançadas do mundo no campo social, no trabalho, na educação ou na saúde. Nem isso, a nós portugueses, nos tem valido de grande coisa, para além da miséria a que chegámos.

O no... (ler mais...)


Os impostos »  2012-12-28 
Conforme se pode ir deduzindo, a finalidade da nossa existência, para quem desempenha cargos de governação, só tem um fundament cobrança de impostos. Deixamos de ser pessoas com vidas diferentes para sermos um número fiscal. Cobram impostos sobre o trabalho, o rendimento, a casa, a utilização dos solos com a passagem de infraestruturas de eletricidade e gás, sobre os esgotos e os resíduos sólidos, pagamos pelas energias alternativas, a... (ler mais...)

Os uns e os outros... »  2012-12-14 
O papel do Estado, como o entendemos em democracia, deveria ser o de bem gerir os dinheiros públicos em proveito da sociedade: o dinheiro que todos pagamos em impostos, diretos e indiretos, obtendo dessa gestão racional, eficiente e equilibrada, para os mais velhos que trabalharam e descontaram durante anos e anos, mais-valia traduzida em saúde e pensões, e para os mais novos, aqueles que se preparam para integrar a sociedade ativa, educaçã... (ler mais...)

Os eleitores eleitos »  2012-12-07 
Como é natural ambição de cada um, trabalhamos para conseguir alcançar melhor nível de vida. A maioria dos que desempenham funções de eleito em juntas de freguesia, câmaras e assembleias municipais, ambiciona por outros patamares, chegar a outros poderes, ao poder central, cada vez mais centralizado, chegar a deputado ou qualquer outro cargo, se não de maior notoriedade, pelo menos financeiramente mais compensatório.

Não é no pode... (ler mais...)


As contrapartidas »  2012-11-23 
Hoje em dia, quando lhes cortam os salários, os subsídios, os apoios sociais, a saúde e a educação as pessoas interrogam-se: por que é que foram feitas tantas autoestradas que são pouco menos que caminhos abandonados? Por que é que algumas obras custam em milhões de euros o dobro do valor pelo qual foram adjudicadas? Por que é que todos aqueles que se passam dos diversos partidos para empresas controladas depois de um ano ou dois de l... (ler mais...)

As dívidas »  2012-11-08 
A grande maioria dos portugueses sempre tomou como seus, lemas de vida de acordo com princípios que lhes foram sendo incutidos pelos pais, enquanto jovens, no relacionamento com a sociedade onde se incluíam, no dia-a-dia da família da casa e do trabalho, um desses pontos de honra era:

”Não tenho grande coisa mas posso andar na rua de cabeça levantada porque não devo nada a ninguém.”

Talvez ainda alguns, cada vez menos, possam p... (ler mais...)


Assembleia Municipal »  2012-10-26 
Nos últimos tempos tenho assistido a cada uma das assembleias municipais que se realizam nos paços do concelho de Torres Novas. Geralmente, assisto eu e mais quatro ou cinco pessoas, além dos dois ou três jornalistas. As restantes presenças são compostas por aqueles que foram eleitos pelo povo do concelh os vogais municipais e os presidentes das juntas de freguesia.

É assim aqui, tem sido assim na quase totalidade dos municípios deste... (ler mais...)


Afinal… serão cinco »  2012-10-12 
Afinal, as fundações a extinguir não serão quatro conforme recentemente fez eco a comunicação social, mas sim cinco. A quinta fundação a ser encerrada é a Fundação de Portugal, com a última sede conhecida no castelo de Guimarães, onde foram detectadas várias irregularidades.

Desde uma dívida em onças de ouro ao papa Clemente II e sucessores, com quase 870 anos, o que faz cair por terra o argumento de que as dívidas das câmar... (ler mais...)


Feira dos frutos secos poderá voltar ao parque de estacionamento »  2012-10-04 
Depois de uma sondagem de opinião, mandada fazer pela empresa Turriespaços, encarregue este ano de organizar a Feira Internacional dos Frutos Secos, chegou-se à conclusão que apenas 15 torrejanos se mostraram interessados em visitá-la, se não chover.

A administração da empresa municipal entabulou de imediato negociações com a empresa gestora do parque de estacionamento para que a feira fosse feita no seu interior, evitando o alug... (ler mais...)


Emigração passada e futuro… »  2012-09-28 
Todos lembramos a azáfama de Agostos passados, quando os emigrantes regressavam às suas aldeias para colocarem mais uns tijolos na casa, feita em duodécimos, mostrarem o carro de ”immatriculation française”, oferecerem uma fogaça para a festa que disputariam por dois ou três contos (dez ou quinze euros) em cerrado leilão com os outros conterrâneos, forma de anunciarem riqueza relativa de quem sempre teve pouco mais que n... (ler mais...)

Há males que vêm por bem »  2012-09-14 
Há alguns meses, no estaleiro da obra iniciada, assisti com pompa e circunstância, banda de música, secretário de estado e outras individualidades, ao lançamento da primeira pedra da obra de remodelação da Escola Visconde de São Gião.

Pelo discurso, anunciava-se a reabertura da escola, remodelada e moderna, para Outubro, se o tempo colaborasse: não um Outubro qualquer, mas o que há-de surgir no ano de 2012. A etapa seguinte seria a... (ler mais...)


Os cortes »  2012-08-31 
Nos últimos tempos, a crise e os cortes passaram a fazer parte do vocabulário da maioria dos portugueses. Sim, da maioria, pois podem acreditar que para uma minoria referenciada e bem escudada, crise e cortes são coisas que não existem. Ou melhor, das crises tiram os lucros e dos cortes os benefícios.

Paulatinamente, as pessoas foram levadas a acreditar que o subsídio de férias e de Natal era uma coisa que o governo dava, e, agora como... (ler mais...)


A petição »  2012-08-24 
Na sede das quatro juntas de freguesia de Torres Novas, sobre o balcão e para quem a quiser assinar, está presentemente uma petição contra a agregação/extinção das juntas de freguesia.

Provavelmente, nas restantes juntas do concelho petições iguais estarão à disposição de quem tem que recorrer aos serviços da junta seja para tratar da licença do canídeo, requerer uma simples declaração de residência ou fazer a apresentaç... (ler mais...)


Bombeiros »  2012-08-02 
Com a chegada dos dias mais quentes, regressaram os grandes fogos florestais.

Até agora, os fogos mais próximos de Torres Novas andaram pelos concelhos de Tomar e Ourém, ocupando no terreno centenas de bombeiros e meios de combate a incêndios.

Chega a hora dos telejornais e é um ver se te avias de entrevistados, desde ministros a generais, de comandantes operacionais a elementos da proteção civil, com os mais modernos meios de log... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira