• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 28 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 14° / 5°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 16° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Ana Trincão

 

Os primeiros 100 dias do Governo, da austeridade e da mudança »  2011-09-29 
Em 19/06/2005, publiquei um texto sobre ”os primeiros 100 dias do governo de Sócrates” que prometia privilégios no apoio aos mais pobres e mais progresso para Portugal. E tal como o anterior governo de Durão Barroso, prometera não aumentar os impostos.

Durão aumentou o IVA de 17 para 19%. Sócrates, aumentou para 21%. Ambos mentiram!

Na altura, eu dizia ”que estávamos a gastar aquilo que não era nosso e que mais tarde iría... (ler mais...)


A escola está de volta »  2011-09-08 
”Parecem bandos de pardais à solta... mas quando a tarde cai, vai-se a revolta... são os putos deste povo, a aprenderem a ser homens”.

É esta a grande mensagem que Ary dos Santos (o mais eloquente poeta português de sempre) nos deixou e que outro dos nossos maiores da cultura (Carlos do Carmo), nos canta e encanta.

É verdade, desde fins de Maio, a escola começou a desacelerar. Setembro (4 meses de inactividade), é o regresso ... (ler mais...)


O futebol e os negócios estão de volta »  2011-09-01 
Quando era criança um dos primeiros desejos foi ter uma bola para lhe dar pontapés: aliás, os primeiros brinquedos das crianças!

Comecei por ter uma bola de trapos e com ela organizava jogos no largo baldio, em volta da histórica e grande sobreira que deu nome à actual Rua da Sobreira, aqui no Entroncamento, árvore que foi abatida para dar lugar ao imobiliário.

Futebol (em inglês, football, pé na bola), foi uma das primeiras m... (ler mais...)


A democracia, não é servilismo, nem condicionada! »  2011-08-26 
Já decorreram mais de 37 anos que um golpe de estado militar, bem sucedido, permitiu e promoveu a instauração da democracia, em Portugal, tendo ficado para trás 48 anos de ditadura-fascista, sendo o povo, então, chamado a escolher uma Assembleia Constituinte que elaborou e aprovou uma nova Constituição e, a partir dela, foi eleito o Presidente da República e a Assembleia da República, donde emergiu o 1.º Governo Constitucional.

Des... (ler mais...)


A pobreza, não usa gravata! »  2011-07-29 
Perante as decisões dos políticos, face à gestão do sistema capitalista e de mercado, pelo qual impõem aos portugueses fortes restrições sociais e económicas e aumento de impostos, vem a Igreja Católica, através dos seus Bispos, mostrar preocupações sobre a pobreza em Portugal e logo as instituições, criadas a partir dos finais do século XV (as Misericórdias), aparecem para acudir àqueles que, por estado de necessidade e infortú... (ler mais...)

Educação e cultura, onde não devemos falhar! »  2011-07-14 
No dia 5 de Junho de 2011, o povo soberano votou na mudança, contra a continuidade. Votou pela austeridade!

Para executarem as medidas para a mudança já tomaram posse 47 elementos (39 homens e 8 mulheres), a maioria não eleitos, logo ao arrepio da democracia, ou seja, foram nomeados. Um deles até vivia e trabalhava no Canadá e outra diz que não percebe nada de agricultura, sempre dizendo ao ouvido de cada um dos filhos que já era min... (ler mais...)


Liberdade, um hino de sempre! »  2011-07-07 
Em 5 de Junho passado os portugueses foram convocados para usarem a sua liberdade e escolherem as pessoas que vão governar o país durante os próximos 4 anos. As escolhas eram muitas, sendo que havia 17 listas de candidatos.

A escolha era a favor dos partidos da austeridade ou contra eles. Dos 9.624.354 eleitores, cujos nomes constavam dos cadernos eleitorais, 2.813.069 (29,22% - é a representação do governo), decidiram escolher o PSD e... (ler mais...)


O consumo, o consumismo e o consumidor »  2011-06-22 
O sistema político, económico e social que emergiu a partir da revolução industrial e da Revolução Francesa, de 1789, alargou e democratizou a distribuição dos bens de consumo e criou um novo parceiro, o consumidor.

O capitalismo, enquanto sistema de troca de dinheiro por bens e vice-versa, fundou os mercados, estes que tudo controlam, através das instituições financeiras e dos bancos, ou seja, como se tem visto na crise port... (ler mais...)


O novo modelo de vida português: a austeridade! »  2011-06-09 
Após 75 dias de folclore político (desde 23 de Março, data da queda do Governo), das peixeiradas, das arruadas, das sondagens e doutros eventos, no dia 5 de Junho de 2011, aconteceu uma autêntica revolução em Portugal, em que o povo, livremente, escolheu o novo modelo de sociedade: a austeridade!

Eu estive lá, numa Assembleia de Voto e pude testemunhar que as pessoas estavam radiantes por escolherem a austeridade. Mostravam alívio e,... (ler mais...)


E os 100 anos de república não evitaram a crise! »  2011-06-02 

Em 5 de Outubro de 1910, operou-se, em Portugal, uma mudança de regime político. Os princípios e valores, pelos quais lutaram os republicanos, eram aqueles que a Revo-

lução Francesa, de 1789, implantou, ou seja, Igualdade, Liberdade e Fraternidade, valores e princípios pelos quais, também, lutaram os liberais vintistas, a partir de 1820, até à Regeneração de 1852, altura em que, segundo os, actuais, opinadores d... (ler mais...)


Apesar de tudo devemos votar em 5 de Junho! »  2011-05-13 

Já em plena crise financeira, em Setembro de 2009, houve eleições para a escolha do Governo que governou o país, até que em 23/03/2011, os partidos da oposição (da esquerda à direita) votaram pela sua queda e o Presidente da República, em vez de procurar outro Governo, no âmbito dos 230 deputados eleitos em 2009, preferiu dissolver a Assembleia da República e, a meio do mandato da legislatura, convocou novas eleições que ... (ler mais...)


O envelhecimento e o acesso à medicina e aos lares »  2011-04-29 

Os ”velhos”, estão a aumentar em Portugal, mercê da evolução das ciências da medicina que a partir do salto havido a partir de meados do século XIX, foram vertiginosos os seus avanços científicos, para bem de todos nós, não obstante as fratricidas guerras mundiais ocorridas no século XX que mostraram a outra face, abominável, do homem actual.

Ao invés, apesar da universalidade e igualdade destas descobertas cient... (ler mais...)


O Homem Português, quem é, donde veio! »  2011-04-22 

Estamos em 2011 e enquanto Nação quase milenária somos surpreendidos, mais uma vez, por uma situação de quase bancarrota que nos obriga a sermos governados pelos organismos internacionais. Na prática, deixamos de ser um povo soberano a mandar na nossa pátria, pelo que, vou tentar caracterizar o Homem Português, sendo que, o que sabemos das nossas genealogias são aquelas que os nossos intelectuais, académicos e escritores, no... (ler mais...)


Para quê eleições? Quem as paga? »  2011-04-07 

A partidocracia entendeu-se!

Pouco tempo após serem eleitos, vão, novamente, fazer eleições!

Daqui até 15 Junho de 2011, ”eles” vão fazer o que mais gostam: as arruadas, as peixeiradas, o folclore nas TV’s e nos comícios, falarem alto e grosso e nada dizerem!

Dizem que deve ser o povo soberano a decidir sobre a crise que os donos do dinheiro impuseram aos portugueses. Mas, nenhum vai reconhecer as causas da ... (ler mais...)


A crise, a distribuição da riqueza e a democracia representativa »  2011-03-17 
Aqui estão três questões que devem concitar a atenção e o interesse do povão cá da minha terra, sendo que são assuntos que influenciam, directamente, a vida de todos nós. E são temas que se interligam uns com os outros.

Vejamos: tudo depende da conformidade do funcionamento da democracia com a vida real.

Pela democracia, escolhemos os melhores cidadãos para gerirem a coisa pública, seja a nível local, ou na governação cen... (ler mais...)


Um olhar sobre a eleição do Presidente da República »  2011-02-24 
A CNE (Comissão Nacional de Eleições), mandou publicar no DR, de 15/02/2011, os resultados da escolha dos portugueses, do cidadão que vai desempenhar o cargo de Presidente da República, nos próximos 5 anos.

Pelo que está expresso neste DR, não houve consenso na CNE, sendo que, apenas, dois conselheiros aprovaram os números constantes do Mapa Oficial nº 2/2011; dois votaram contra e os restantes dois, presentes na reunião, abstiver... (ler mais...)


Estação com 11 passagens de nível sem guarda! »  2011-02-18 

O Governo e a CP/REFER, mantêm a estação ferroviária do Entroncamento em completo abandono e desleixo, com onze passagens de nível, sem guarda, na terra que foi o principal centro ferroviário do país, aonde passam diariamente dezenas de comboios, alguns a alta velocidade e aonde podem morrer pessoas a qualquer momento!

Nesta crise que os ”senhores do dinheiro” criaram aos portugueses, ao mesmo tempo que sacam o abono d... (ler mais...)


A teoria da crise permanente »  2011-02-03 

Não obstante ser a mais pequena área geográfica, dos 21 concelhos do distrito de Santarém, o Entroncamento, tem crescido demograficamente nos últimos anos, relativamente à população residente e ao número de eleitores, nas duas freguesias que incorporam este Município.

Obviamente, os entroncamentenses, também, ouvem falar em crise e com ela, também, são afectados.

Por mim, há muito que procuro perscrutar no âma... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira