• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sexta, 27 de Abril de 2018
Pesquisar...
Seg.
 15° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 14° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“São Silvestres” estão à porta

Desporto  »  2017-12-11 

As tradicionais corridas de atletismo São Silvestre, na distância de 10 quilómetros, realizam-se em diversos pontos do país na última semana do ano, entre os quais Torres Novas e Golegã, duas provas vizinhas separadas por apenas um dia: a da Golegã acontece no dia 29 de Dezembro, sexta-feira, e a de Torres Novas no dia 30, sábado. Os mais corajosos e os que têm preparação para tal podem muito bem participar nas duas, mas os mais impreparados para dois dias seguidos terão de optar por uma das provas.

De acordo com uma recente notícia do Jornal de Notícias há, pelo menos, 35 corridas de São Silvestre no país inteiro - corridas estas que celebram o dia de celebração do Papa Silvestre I, que corresponde ao dia 31 de Dezembro no calendário Gregoriano e à véspera de Ano Novo. Em muitos locais o dia é celebrado pela organização de corridas.

De acordo com a edição on-line do diário as São Silvestres acontecem em Santa Maria da Feira, Aveiro, Seide (Famalicão), Alqueidão da Serra (Porto de Mós), Figueira da Foz, Santo Tirso, Felgueiras, Gondomar, Nisa, Oliveira do Hospital, Batalha, Almada, Sado (Setúbal), Ovar, Ponta Delgada, Lousada, Santa Maria Maior (Lisboa), Braga, Gerês (Terras de Bouro), Famalicão, Viana do Castelo, Olivais (Lisboa), Golegã, Avis, Lisboa, Amares, Porto, Torres Novas, Coimbra, Vila Real, Pinhel, Amadora, Espinho, São Pedro do Sul, Esmeriz (Famalicão).

A de Torres Novas vai, este ano, ter um percurso diferente do dos últimos anos. Basicamente, desaparece o troço entre a Avenida 8 de Julho e viaduto (com passagem junto ao palácio dos desportos e Avenida Sá de Carneiro, estendendo-se a outras zonas da cidade como Avenida Manuel de Figueiredo e Quinta da Silvã.

Este ano voltam a ser atribuídos prémios monetários, entre os 25 e 100 euros, iniciando-se a prova principal às 18h15, na Avenida dr. João Martins de Azevedo, enquanto as provas jovens decorrem a partir das 17 horas.
A Corrida de S. Silvestre de Torres Novas é organizada pelo município de Torres Novas, com o apoio do Clube de Natação de Torres Novas, Núcleo do Sporting em Torres Novas e União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.

A São Silvestre da Golegã junta à corrida a caminhada da Bioesfera, e inicia-se no largo da câmara municipal às 21 horas.
De fora desta “malhada” aparece a São Silvestre de Constância, uma corrida com carácter solidário. Realiza-se no dia 17 de Dezembro, a partir das 15 horas. A organização pertence ao município e à Brigada Mecanizada, do Campo Militar de Santa Margarida.

À prova de 10 quilómetros, junta-se uma caminhada de 7,5 quilómetros bem como as provas para escalões jovens. Os bens doados pelos participantes revertem para a Loja Social de Constância.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Triatlo: José Vieira, Carolina Sousa e Gonçalo Neves campeões nacionais de aquatlo na Barquinha »  2018-04-23 

José Vieira, atleta da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN), venceu a 2.ª edição da prova de aquatlo realizada no passado fim-de-semana no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, e sagrou-se campeão nacional absoluto de aquatlo.
(ler mais...)


Basquetebol: sub-14 da Zona Alta lideram Taça Nacional »  2018-04-23 

A equipa feminina sub-14 da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) disputou a 2. ª jornada da Taça Nacional, no Palácio dos Desportos, no domingo, dia 22 de Abril, contra a equipa Quintas dos Lombos, vencendo o jogo por 77-73 após o prolongamento, e segue no primeiro lugar na Taça Nacional.
(ler mais...)


Ténis: atletas torrejanos venceram torneio juvenil em casa »  2018-04-23 

Nesta que foi já a quinta edição do Torneio Juvenil do CTTN, prova a contar para a classificação Nacional da FPT, houve atletas torrejanos que estiveram à altura. Com atletas em representação de vários clubes por todo o país e com uma moldura humana excelente durante todo o fim-de-semana, esta prova serviu também para mostrar os atletas torrejanos em Torres Novas bem como lançar novos elementos em competições oficiais.
(ler mais...)


Basquetebol: Sub-12 da UDRZA são campeãs distritais »  2018-03-27 

A equipa de basquetebol feminino sub-12 da UDR Zona Alta sagrou-se campeã distrital ao vencer, em casa, a fase final do campeonato distrital, e depois de terem feito o pleno de vitórias na fase regular da prova. A final four foi disputada no pavilhão da escola Artur Gonçalves, nos dias 24 e 25 de Março.
(ler mais...)


Tiro com Arco: UDRZA organizou prova histórica no castelo de Torres Novas »  2018-03-27 

O castelo de Torres Novas recebeu no passado domingo, 25 de Março, a primeira prova do Campeonato Nacional de Tiro com Arco e Besta denominado "Rota dos Castelos". Organizada pela secção de tiro com arco da UDRZA e com o apoio da Federação, a iniciativa contou com a participação de 42 atiradores trajados a rigor (época medieval).
(ler mais...)


Triatlo: três atletas torrejanos representam selecção nacional na Taça da Europa »  2018-03-16 

Pelo quarto ano consecutivo atletas da escola de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) vão representar a selecção das Quinas, desta vez na Taça da Europa, que se realiza na Quarteira, nos dias 24 e 25 de Março.
(ler mais...)


Motocross: campeonato nacional começa na pista de Alqueidão (Torres Novas) »  2018-02-27 

O campeonato nacional de motocross de 2018 arranca no próximo domingo, dia 4 de Março, na pista de Alqueidão, uma infraestrututra religiosamente cuidada e mantida pela Sociedade Recreativa Alqueidoense (SRA).
Esta será a primeira de oito etapas que compõem o circuito nacional, entrando em acção nesta prova a elite do motocross nacional, havendo ainda lugar para a competição das classes MX1 e MX2, assim haverá espaço para o campeonato nacional de iniciados.
(ler mais...)


Duatlo: equipa torrejana subiu ao 2.º lugar colectivo em Arronches »  2018-02-26 

O início da época para o triatlo jovem torrejano continua a decorrer da melhor maneira. Depois da vitória no duatlo de Rio Maior, o Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) conquistou no Duatlo de Arronches o 2.º lugar entre as 20 equipas presentes, naquela que foi a segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo, realizada no passado sábado (24 de Fevereiro), na vila alentejana de Arronches.
(ler mais...)


Basquetebol: CDTN (sub-14) primeira parte negativa ditou derrota no Algarve »  2018-02-26 

Campeonato Nacional Sub-14
SC Farense, 47 – CDTN-OAB, 39

A equipa sub-14 do OAB teve uma deslocação longa e difícil ao Algarve no passado fim-de-semana, onde disputou a segunda jornada deste campeonato nacional frente ao Sporting Clube Farense.
(ler mais...)


Basquetebol: mais de 80 jovens atletas na concentração de minis »  2018-02-21 

As basquetebolistas mais novas da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta participaram no 7.º convívio “Sábado há Minis”, que decorreu no dia 17 no palácio dos desportos que contou com a presença de 82 atletas com idades entre os 6 e os 10 anos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2018-04-23  Ténis: atletas torrejanos venceram torneio juvenil em casa
»  2018-04-23  Triatlo: José Vieira, Carolina Sousa e Gonçalo Neves campeões nacionais de aquatlo na Barquinha
»  2018-04-23  Basquetebol: sub-14 da Zona Alta lideram Taça Nacional