• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 12 de Dezembro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 16° / 6°
Céu nublado
Sex.
 15° / 7°
Períodos nublados
Qui.
 15° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  13° / 9°
Céu muito nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Um campeonato com equipas de primeira

Desporto  »  2018-09-14 

Domingo rola a bola do 95.º “distrital”

O CD Torres Novas, com cerca de 10% dos campeonatos ganhos, segue na frente de um conjunto de clubes de grande tradição e palmarés. Antevê-se um campeonato disputado como poucos nos últimos anos.

Começa, já no domingo, mais um campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Santarém, o 95.º desde que a prova se iniciou em 1924/25. E tudo se conjuga para que tenhamos um campeonato com todos os ingredientes para entusiasmar os adeptos do futebol que se pratica longe do mercenarismo e da ganância e mais perto das emoções dos que nos são próximos.

Por um lado, reúne-se neste campeonato, o que nem sempre acontece, um conjunto vasto de emblemas históricos do futebol distrital, a fazer lembrar os grandes campeonatos dos finais dos anos 50 e década seguinte do século passado.
Dos clubes em presença, apenas dois nunca estiveram em campeonatos nacionais: o SC Ferreira do Zêzere e o SCD Glória do Ribatejo, sendo este, contudo, uma agremiação bastante antiga e com alguma tradição no futebol distrital.
De resto, são da nata do futebol distrital os que ajudam a compôr a prova deste ano: o prestigiado e histórico UFCI Tomar, o mais antigo clube do distrito em actividade, o seu maior rival em palmarés CD Torres Novas, o Atlético Alcanenense acabado de cumprir uma das suas melhores fases de sempre nos nacionais, o SL Cartaxo e o UFC Almeirim, mais dois emblemas de grande tradição e palmarés no futebol ribatejano, a União Desportiva de Santarém, fiel descendente, nos anos 60, dos históricos “Os Leões” e SG União Operária, da capital, o CD Amiense e o GD Samora Correia, mais dois clubes de nomeada, o SC O Coruchense, que regressou ao distrital depois de uma fugaz passagem pelos nacionais (onde já andou pela segunda divisão há muitas décadas), e o GD Marinhais, representando o concelho de Salvaterra.

Pode dizer-se que, atendendo à história do futebol distrital, e para que essa representatividade ficasse mais completa, faltam na prova o GD Ferroviários do Entroncamento, velho e prestigiado emblema da bola da região, uma equipa de Rio Maior que lembrasse os feitos da UDRM, o Tramagal SU de boa memória, o GD Benavente e depois, numa linha de presenças mais recentes, o Atlético Riachense (sabendo-se que estão nos nacionais outro já histórico, o CD Fátima, e o estreante CD Mação).

De salientar que, destes clubes, dois acabaram de constituir-se como SAD, União de Santarém e SL Cartaxo, o que não deixa de ser surpreendente nesta fase de refluxo do futebol no interior, e sabendo-se que nenhum destes clubes do distrito gera receitas para pagar ordenados ou na maior parte dos casos para custear as despesas de água e luz, quanto mais para gerar receitas que interessem aos accionistas de uma sociedade anónima desportiva. Ver-se-á, com o tempo, como acabam estas experiências de um aparente pouco futuro, atendendo aos inúmeros casos conhecidos do futebol português.

Títulos distritais: a geografia dos campeões
O CD Torres Novas, com 10 títulos de campeão distrital da AFS, é o emblema que segue na frente deste troféu, seguindo-se o extinto Sport Grupo União Operária de Santarém, com 8, o Tramagal SU com 7, a Académica de Santarém com 6 títulos, “Os Leões” de Santarém, extinto, com outros 6. Depois, o GD Ferroviários, CA Alcanenense e GD Samora Correia todos com 5 campeonatos conquistados, e com 4 títulos de campeão distrital da 1.ª divisão temos o UFCI Tomar, UFC Almeirim, UD Rio Maior e Clube Atlético Riachense. Por concelhos, Santarém (SGS Os Leões, SGU Operária, Académica, CD Amiense) com mais de 20 títulos está na frente, seguem depois Torres Novas com 14 (10 do CDTN e 4 do CA Riachense) e Abrantes com 13 (UD Rossiense, Tramagal SU, CDR Alferrarede e Abrantes FC), muito à frente dos outros concelhos.

Um dado interessante reside no facto de só na época de 1968/69, quase 50 anos depois do início do distrital, ter vencido uma equipa fora do conjunto Santarém, Torres Novas, Tomar, Abrantes e Entroncamento. Nessa época, o AC Alcanenense foi campeão distrital, alargando para seis o número de concelhos com clubes campeões distritais.

Palmarés nos “nacionais”
O CD Torres Novas continua a ser o emblema com mais participações nos campeonatos nacionais, num total de 52 presenças (II e III divisão), seguido do UFCI Tomar, com 41 (6 das quais na I divisão, feito único no distrito). Contando com esta época, o CD Fátima acaba de ultrapassar a UD Santarém, segiundo-se depois o CA Alcanenense (31) e o UFC Almeirim (30). SL Cartaxo, GD Ferroviários, UD Rio Maior e Coruchense completam os 10 primeiros em presenças nos campeonatos nacionais de futebol (ver quadro).

João Carlos Lopes

 

 

 Outras notícias - Desporto


Trail: Zona Alta com cinco pódios em Alcanena »  2018-12-11 

Os atletas da equipa de Trail da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (UDRZA) participaram em duas provas, Alcanena e Açores, no passado fim-de-semana, tendo alcançado cinco pódios no Trail de Minde (Alcanena). Nos Açores, André Rosário conseguiu o 8.
(ler mais...)


AFS distingue os atletas com melhor aproveitamento escolar »  2018-12-11 

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) vai distinguir os atletas federados em clubes da região que tenham melhor aprovitamento escolar. A iniciativa vai decorrer no dia 14 de Dezembro, num restaurante em Sanatrém (16 horas).
(ler mais...)


Ténis: Torres Novas acolhe gala e torneio nacional, em 2019 »  2018-12-11 

O próximo ano vai trazer a Torres Novas alguns dos melhores tenistas da região e do país. No dia 5 de Janeiro a cidade recebe a Gala da Associação de Ténis de Leiria, evento que marca o fim da época desportiva.
(ler mais...)


Atletismo: CLAC conquista diversos pódios no corta-mato de abertura »  2018-12-11 

O Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC) iniciou as provas oficiais de atletismo da época 2018/2019, no passado domingo, dia 9 de Dezembro, na Azinhaga, no corta-mato de abertura da Associação de Atletismo de Santarém.
(ler mais...)


Futebol: líder Abrantes passa à tangente em Riachos »  2018-12-02 

Campeonato Distrital da 2.ª divisão da AFS
Riachos, campo coronel Mário Cunha, 2 de Dezembro de 2018
Resultado final: 0-1

Riachense: Galrinho; David Martins, D. Madeira, João Sá, Nelson, Faneca, João Rosa, Márcio Rito, J.
(ler mais...)


Torres Novas: inscrições para a São Silvestre terminam a 14 de Dezembro »  2018-11-14 

As inscrições para a Corrida de São Silvestre de Torres Novas, que se realiza a 29 de Dezembro e que inclui corrida, caminhada e prova jovem, estão em curso, terminando daqui a um mês, recorda a autarquia em nota de imprensa.
(ler mais...)


Torres Novas empata e marca passo »  2018-10-28 

Campeonat Distrital da 1.ª divisão da AFS

Torres Novas, estádio dr. António Alves Vieira, 28 de Outubro de 2018

 

Alinharam de início:

CDTN: Quaresma; Fábio Timor, Dani, Zé brites, Tiago Vieira, Pereira, Soma, Joel, Micael, Júlio, Sudesh; suplentes: Rafa mendes, Chico Gonçalves, Edgar, Sérgio, Dias André Pedro

GD Marinhais: Nicolau; Maia, João rego, Achim, Fred, João Abel, Vítor Hugo, Apolinário, mauro, Benjamim, Rui Caniço; suplentes: Azinheira, Cotrim, Bruno Mendes, Joca, Salomão, Ludgero, Joschua.
(ler mais...)


Futebol: tantas vezes foi o cântaro à fonte... »  2018-09-30 

CD TORRES NOVAS, 0 GD MARIA DA FONTE, 4

CDTN: Nabais, Timor, Messi, A. Vieira, Sudesh, Dias (78` Micael), Joel, Edgar (71` T. Vieira), Soma, Dinis (60` Salgueiro), Major. Treindador: Nando Costa. GDMF: Miuel, Ruizinho, André, Romário, Telmo, J.
(ler mais...)


Futebol: domingo há Taça de Portugal e do Ribatejo »  2018-09-26 

A segunda eliminatória da Taça de Portugal joga-se este domingo (15 horas) e nela marcam ainda presença três clubes da Associação de Futebol de Santarém: o CD Torres Novas, que apesar de ter perdido na primeira eliminatória, acabou por ser repescado, assim como o Fátima, e o UFC Tomar também joga este domingo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)
»  2018-11-14  Torres Novas: inscrições para a São Silvestre terminam a 14 de Dezembro
»  2018-12-02  Futebol: líder Abrantes passa à tangente em Riachos
»  2018-12-11  Trail: Zona Alta com cinco pódios em Alcanena
»  2018-12-11  Ténis: Torres Novas acolhe gala e torneio nacional, em 2019
»  2018-12-11  AFS distingue os atletas com melhor aproveitamento escolar