• SOCIEDADE  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Domingo, 28 de Maio de 2017
Pesquisar...
Qua.
 33° / 14°
Claro
Ter.
 27° / 12°
Claro
Seg.
 26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Natação: Paulo Vakulyuk com desempenho impecável em Sines

Desporto  »  2017-04-10 

O Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) levou alguns nadadores ao Campeonato Zonal Sul de Infantis, que decorreu de 7 a 9 de Abril em Sines. A prova, que contou com 358 nadadores em representação de 67 clubes, decorreu em simultâneo com o Zonal Norte, estando envolvidos em ambas as provas 635 nadadores infantis de todo o país

A equipa do CNTN foi composta por alguns nadadores com pouco experiência competitiva, em estreia neste patamar competitivo, nomeadamente a Matilde Pereira e o Pedro Oliveira que não seguiram o mais tradicional percurso com passagem competitiva pelo escalão de cadetes, ou Guilherme Mendes que tendo passado pelos cadetes, e sendo Infantil de segundo ano, também teve aqui a sua estreia em competições deste âmbito. Participaram ainda nadadores que seguiram o percurso mais usual e já estiveram presentes em competições nacionais com a Margarida Morais e Paulo Vakulyuk.

O desempenho da equipa foi irrepreensível, foram obtidos recordes pessoais em todas as provas e mesmo os nadadores em estreia souberam lidar com a pressão acrescida de estar entre os melhores e fizeram provas muito positivas.

No capítulo dos destaques, Paulo Vakulyuk surge à cabeça, ao ter obtido cinco pódios nas cinco provas (limite permitido) que nadou, e estreia na tabela dos recordes distritais nos 200 e 400 estilos, tendo ainda nadado os 200 costas para recorde do CNTN da categoria e ficando mesmo em cima dos recordes CNTN e ANDS nos 100 e 200 mariposa.

Margarida Morais obteve a sua melhor classificação nos 100 bruços ficando a apenas a 4 centésimos de segundo do 3.º lugar e a menos de 7 décimos do 2.º lugar. No conjunto dos dois zonais, Margarida cotou-se não só como a 4.ª melhor nadadora do zonal Sul mas também como a 4ª melhor nadadora nacional nesta prova em que obteve o recorde do clube da categoria, tal como nos 200 bruços em que ficou em 5.º lugar. Nadou ainda os 100 livres para mais um recorde pessoal.

Matilde Pereira e Pedro Oliveira nadaram os 100 e 200 bruços, registando ambos recordes pessoais nestas duas provas. Pedro alcançou mesmo o Top 10 nos 100 bruços ao obter o 9.º lugar entre os infantis B. Guilherme Mendes fez recorde pessoal nos 100 livres na sua estreia em Zonais, estreia que vai ser repetida no Verão mas em nacionais.

No que diz respeito aos aspectos extra competitivos, de realçar o comportamento destes jovens nadadores, pelo apoio e entreajuda constantes em prova e não só, e pelos agradáveis momentos de convívio, lazer e diversão aproveitando claro, o sol e praia de Sines.

De referir que o número de clubes filiados na FPN supera os 300 e o total de nadadores federados com participação em provas oficiais ultrapassa os 7000. Participaram nas duas últimas semanas em Campeonatos Nacionais e Zonais mais de 1300 nadadores em representação de mais de 150 clubes. Durante os campeonatos foram obtidos vários recordes nacionais, vários exigentes mínimos de participação em provas internacionais e marcas de relevo mundial, como por exemplo a 2.ª melhor marca mundial do ano e melhor marca europeia na prova de 200 estilos.
Este enquadramento valoriza e muito a “simples” presença nos principais palcos competitivos da natação e ainda mais a obtenção dos resultados de topo.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Atletismo: Marcelo Gameiro (NSTN) é campeão regional dos 400 »  2017-05-22 

No campeonato regional de absolutos de Santarém, que decorreu durante o passado fim de semana, o NS Torres Novas conquistou diversas medalhas, uma das quais de primeiro lugar, por Marcelo Gameiro, que venceu a prova de 400 metros, alcançado em simultâneo a vitória no escalão sub-23, apesar de ainda ser júnior.
(ler mais...)


Atletismo: Simão Neves e Nuno Sénica (UDRZA) vencem no regional de absolutos »  2017-05-22 

A pista de atletismo do estádio municipal de Abrantes acolheu no passado fim-de-semana, 20 e 21, o campeonato regional de absolutos de Santarém, prova que serve para consagrar os campeões distritais nos escalões de seniores, sub-23 e veteranos, apesar de ser consentida a participação de atletas juvenis e juniores.
(ler mais...)


Futebol: CDTN organiza torneio em Junho »  2017-05-22 

O Clube Desportivo de Torres Novas está a peparar a organização de um torneio de fut7, no dia 15 de Junho, para os escalões sub-10, sub-11 e infantis A/B, competição que terá lugar no campo sintético do Estádio Municipal Dr.
(ler mais...)


Trail do Almonda: cumprida mais uma edição vencida pelos “Luíses” »  2017-05-21 

Cerca de 180 pessoas participaram hoje na oitava edição Trail do Almonda, que teve duas distâncias, 30 e 15 quilómetros, aproximadamente. Promovido pelo município de Torres Novas, o Trail do Almonda é uma prova que já integrou o circuito nacional de trail e, embora esteja presentemente fora dessa lista de elite, continua a merecer a preferência de muitos atletas que, ano após ano, voltam para percorrer trilhos da Serra de Aire, na zona do Pedrógão.
(ler mais...)


Alcanena: inscrições para maratona de BTT terminam na segunda-feira »  2017-05-13 

As inscrições para participação na maratona de BTT, que decorre no concelho de Alcanena no dia 21 de Maio, estão a decorrer até à próxima segunda-feira, dia 15 e custam 12 euros. A inscrição inclui seguro, t-shirt técnica alusiva ao evento, pontos de reforço/abastecimento ao longo do percurso, assistência mecânica em ponto intermédio, duches, local para lavagem de bicicletas.
(ler mais...)


Basquetebol: confira os resultados das equipas masculinas do CDTN, neste fim-de-semana »  2017-05-08 

Campeonato Nacional, sub-14
CB ALBUFEIRA , 54 - CDTN-OAB, 48
CDTN-OAB, 73 - SCALIPUS, 44
CDTN-OAB: Pedro Bracons, Filipe Morais, João Sousa, João Gil Ramos, João Antunes, Tomás Gaveta, Guilherme Aires, António Saraiva, António Menezes, Gonçalo Ferreira, Rodrigo Santos, Henrique Alves, Ricardo Freitas e Francisco Velhinho.
(ler mais...)


Triatlo: torrejanos em bom plano no primeiro triatlo jovem da época »  2017-05-08 

A equipa de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) conquistou o 3.º lugar colectivo no triatlo da Amora (Seixal), que decorreu no passado sábado, 6 de Maio, ficando atrás do Benfica (2.º) e do Alhandra Sporting Club, que venceu a etapa, a primeira datemporada em formato de triatlo.
(ler mais...)


Natação: Torres Novas recebeu torneio distrital e metade dos troféus ficaram na cidade »  2017-05-08 

As piscinas municipais de Torres Novas acolheram no passado sábado, dia 6 de Maio, o Torneio Nadador Completo, um evento organizado a nível distrital mas que decorre em todo o país, nas mesmas datas, e com o mesmo regulamento. No final é estabelecido um ranking nacional para infantis e juvenis.
(ler mais...)


Atlético Alcanenense: juniores garantiram subida à 1.ª divisão nacional, um feito inédito na história do clube »  2017-05-07 

É um feito inédito nos 75 anos de história do Atlético Clube Alcananense (ACA). A equipa de juniores garantiu, ontem, a promoção ao campeonato nacional da 1.ª divisão, prova onde militam os principais clubes portugueses como Sporting, Benfica e Porto, clubes que têm nas suas academias de formação as melhores práticas da Europa e do mundo, segundo especialistas.
(ler mais...)


Ribeira: descidas do Almonda começam este mês »  2017-05-02 

A associação Viver Almonda, na Ribeira, promove nos dias 27 e 28 de Mais as primeiras descidas de canoa. No sábado, dia 27, realizam-se duas descidas, uma durante a manhã e a outra à tarde (10 e 15 horas) e no domingo, dia 28, há uma descida marcada para as 9 horas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 10 dias)
»  2017-05-21  Trail do Almonda: cumprida mais uma edição vencida pelos “Luíses”
»  2017-05-22  Futebol: CDTN organiza torneio em Junho
»  2017-05-22  Atletismo: Simão Neves e Nuno Sénica (UDRZA) vencem no regional de absolutos