• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

"Estamos a preparar uma equipa para subir de divisão", diz presidente do FC Goleganense

Desporto  »  2014-07-18 

A direcção do Futebol Clube Goleganense rodeou-se de alguns parceiros, clubes e empresas, para poder, a partir da próxima temporada, entrar no grupo dos clubes mais competitivos da região. O objectivo para a próxima temporada, no futebol sénior, passa pela subida de divisão e, nas camadas jovens, a intenção é criar condições para tornar o clube atractivo. António Camilo, o presidente da direcção, abriu o livro ao JT.

A direcção do FCG traçou para este ano objectivos ambiciosos, que passam exactamente pelo quê?

A equipa sénior vai disputar a segunda divisão distrital, mas a parceria criada com a Helpshine e com vários clubes, como o Vitória de Setúbal, permite-nos traçar como objectivo a subida à primeira divisão distrital. Quer queiramos ou não, essa divisão dá outro estatuto aos clubes e aos jogadores e, quem disputar esse escalão, habilita-se a subir a um campeonato nacional. Estamos a preparar a equipa para subir de divisão. O objectivo principal não é ser campeão, mas sim ficar num dos três primeiros lugares que dão acesso à 1.ª distrital

A intenção de subir de divisão é já para a próxima temporada?

Sim. Pretendemos atingir esse objectivo quanto antes.

A equipa técnica continua a ser liderada pelo Bruno Pereira?

Sim, é o Bruno Pereira, que terá como adjuntos o Luís Pinto e o Lula. Quem estará responsável pelo departamento sénior é o António Manuel Riachos, mais uma pessoa da direcção.

O que pode dizer em relação à equipa que está a ser preparada?

Pelo que me apercebo, vamos ter um grupo de trabalho muito bom. Há uns 15 jogadores que ficam da temporada anterior. Dos que terminaram a época, todos foram convidados a continuar no clube. Penso que o Leandro Maia pode estar de saída para o Fazendense, mas temos as portas abertas para o caso de não se dar bem.

Como é que o clube se propõe a dar este passo tendo em conta que, suponho, que não vai pagar aos jogadores?

De facto, não pagamos a atletas nem a treinadores. A única coisa que damos é alguma coisa para o combustível, para os jogadores não virem jogar a ”custo menos zero”. Para já, o clube não tem hipóteses financeiras para pagar a jogadores. Vamos ver se há a possibilidade de pagar um prémio de jogo, por objectivos. Há essa perspectiva.

Então qual é o grande argumento para cativar atletas de qualidade, que possam garantir a prossecução dos objectivos definidos pela direcção?

O argumento é o projecto. Os atletas que jogarem neste clube vão ter a possibilidade de ser mais visionados por técnicos de outros clubes, mais credenciados, como por exemplo do Vitória de Setúbal. Resumidamente é isso, um incentivo para os jogadores. O projecto foi-lhes apresentado de forma séria e frontal.

Este é o primeiro ano da nova fase do FC Goleganense?

Sim, o ano 2014/2015 vai ser o ano zero. O acordo com o Setúbal foi firmado em Maio. Ainda não está escrito mas as coisas estão no bom caminho. E não foi assinado propositadamente para se perceber de que forma as relações se iriam desenrolar, entre nós, Setúbal, Pinhalnovense, Sertanense, Riachense, a Hummel e o grupo Helpshine.

Em relação às camadas jovens, o que está previsto?

Estamos a trabalhar para ter escolinhas, infantis, iniciados e juvenis. A equipa de juvenis é praticamente a do ano passado. Só não está perspectivada a formação de uma equipa de juniores. Há miúdos de vários clubes que estão a demonstrar interesse em jogar no Goleganense. Vamos ter um director técnico que esteve no Benfica, o André Paula, que vai ser o coordenador técnico do clube.

Isso significa o quê?

A ideia é fazer com que as equipas tenham uma forma de jogar idêntica. Sei que isso é difícil de implantar, mesmo nos grandes clubes. Depende muito da qualidade dos jogadores, mas queremos tentar implementar este sistema para que os jogadores, quando chegarem a seniores, saberem bem o que têm de fazer dentro do campo.

Estão reunidas as condições para formar equipas jovens competitivas?

A nossa primeira vertente é a formação. A partir daqui, se pudermos aliar a formação à competição, tanto melhor. Vamos tentar que nesta temporada as coisas funcionem bem para no futuro termos mais capacidade para angariar atletas de qualidade.

O estádio municipal chega para esse trabalho todo?

Vão ter se ser instituídos horários rígidos nos treinos para que os objectivos se cumpram. No futebol de sete é fácil conciliar, a partir dos iniciados vai ser mais complicado. Vamos tentar que os iniciados e juvenis tenham pelo menos, uma vez por semana, o campo inteiro, nem que seja 45 minutos. Penso que vai ser possível.

A Hummel vai patrocinar os equipamentos do FCG?

A Hummel é um dos parceiros que está por detrás do projecto. Uma das nossas ambições é permitir que as equipas sejam equipadas condignamente. Pretendemos que os nossos jogadores, joguem fora ou em casa, se distingam e se perceba que está ali uma equipa de futebol. Para já, vamos aproveitar a maior parte dos equipamentos que temos, principalmente para os treinos, e para os jogos vamos integrando os equipamentos da Hummel nos vários escalões. Não vai ser possível fazer tudo ao mesmo tempo.

 

Academia de guarda-redes foi de férias e regressa em Setembro

A Academia de Guarda-redes Manuel Bento está a funcionar na Golegã desde Maio e entrou esta semana de férias, regressando em Setembro. Marco Tábuas, ex-guarda-redes do Vit. Setúbal (actual treinador do Gouveia), é um dos mentores do projecto, que já tem dado alguma polémica. A frequência na academia é da inteira responsabilidade dos atletas e dos seus pais, mas há clubes que não terão gostado ver jogadores seus a trabalhar neste projecto. Os dirigentes do FCG e treinadores da academia sublinham que esta organização funciona à margem do clube.

 

Há um outro projecto em vigor, a Academia de Guarda-Redes Manuel Bento...

É um projecto que está a funcionar através do FC Goleganense, mas é um trabalho que está a ser feito à parte. Uma das pessoas que está envolvida nele é o Marco Tábuas, guarda-redes que jogou na primeira liga de futebol, no Vitória de Setúbal. Com mais três guarda-redes, que cativou, faz os treinos às segundas e quartas-feiras, no estádio municipal, treinos que são abertos a todos os guarda-redes de clubes da região.

Então podem trabalhar nesta academia guarda-redes de outros clubes?

Sim, absolutamente. A academia começou a trabalhar em Maio e temos mais de 15 guarda-redes das camadas jovens a trabalhar neste projecto. Quando estiver a funcionar em pleno, estou convencido de que virão jogadores de outros escalões etários, até mesmo de equipas seniores, com o objectivo se aperfeiçoarem as suas capacidades.

Esta academia aparece um pouco na lógica da falta de condições de treino para os guarda-redes na maioria dos clubes?

Eu também fui guarda-redes e sei que, geralmente, no treino, o guarda-redes é colocado de parte. Vai para uma baliza, onde há alguém a fazer uns remates… queremos profissionalizar mais essa componente e dar aos guarda-redes um outro conhecimento, trabalhando com pessoas credenciadas.

E há clubes que já demonstraram interesse?

Sim, ainda não há nada de concreto, mas já fomos abordados. Não vou dizer quais. Posso dizer que há guarda-redes de equipas seniores que estão em vir, um pouco provocados pelo treinador do Riachense, que está a divulgar muito bem a academia. Nós sozinhos não conseguimos tudo, os dirigentes e treinadores de outros clubes têm um papel muito importante na divulgação desta academia.

 

 

 Outras notícias - Desporto


Distrital da 1.ª Divisão, AFS: “Amarelos” arrecadam triunfo em Ourém »  2023-10-21 

O Campo da Caridade, em Ourém, é tradicionalmente um palco difícil para os adversários e que o diga o CD Torres Novas que, apesar de ter um histórico que ainda vai sendo favorável, já deixou muitos pontos em Ourém nas últimas décadas.
(ler mais...)


UDR Zona Alta: eleitos novos corpos sociais »  2023-10-21 

A União Desportiva e Recreativa da Zona Alta elegeu no dia 29 de Setembro os seus órgãos sociais para o próximo biénio (2024-2025), em assembleia realizada para o efeito com os sócios presentes. Após votação, a lista eleita apresenta-se assim constituída: Maria Matilde Bué como presidente de direcção, vice-presidente Ângelo Lobo, vice-presidente Joana Morte, tesoureiro João Inácio, tesoureiro adjunto Luís Sénica, secretária Isabel Monteiro, 2.
(ler mais...)


Volta a Portugal passa sexta-feira em Torres Novas »  2023-08-09 

A Volta a Portugal vai passar pela cidade de Torres Novas, após muitos anos de ausência. Desta vez, trata-se da segunda etapa da prova com início em Abrantes e termo em Vila Franca de Xira, no dia 11 de Agosto, sexta-feira.

Com um percurso de 177 quilómetros, a caravana fará toda a estrada entre o Entroncamento e Torres Novas, entrando na cidade cerca das 14 horas pela rotunda do centro comercial e dirigindo-se ao novo centro da cidade, as Chãs.
(ler mais...)


Ricardo Batista sagra-se campeão europeu de triatlo sprint »  2023-08-08 

O triatleta torrejano Ricardo Batista sagrou-se no dia 5 campeão europeu de triatlo sprint, ao vencer a final da prova de elite nos Europeus que decorrem em Balikesir, na Turquia.

Ricardo Batista, de 22 anos, impôs-se com o tempo de 20.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Super Taça »  2023-06-03 

Depois da conquista da Taça do Ribatejo, no passado domingo na final disputada no Cartaxo, o Clube Desportivo de Torres Novas averbou hoje mais um troféu, a Super Taça dr. António Alves Vieira, derrotando o campeão distrital União de Tomar por 3-2, em partida disputada no estádio que dá nome à taça.
(ler mais...)


Futebol: Torres Novas venceu Taça do Ribatejo »  2023-05-28 

Com uma vitória por 1-0, frente ao Atlético Alcanenense, o Clube Desportivo de Torres Novas sagrou-se hoje vencedor da Taça do Ribatejo, em jogo disputado no estádio municipal do Cartaxo.

O jogo foi equilibrado desde o início e, esperando-se um Alcanenense mais poderoso e com bons atributos, os torrejanos optaram por uma estratégia de disputa directa de bola, com marcações cerradas e jogando sempre na antecipação, surpreendendo o adversário.
(ler mais...)


Golegã recebe mais de 700 atletas no XTERRA Portugal »  2023-05-18 

Nos dias 20 e 21 de maio, a Golegã será palco do maior evento nacional de Triatlo-Cross, com a partida e meta a terem lugar no Parque da Juventude - Equuspolis.

No sábado, dia 20, são esperados 200 atletas nacionais e internacionais nesta que será a prova rainha, inserida no circuito mundial de XTERRA, este ano com recorde de nacionalidades diferentes, provenientes de 18 países, entre as quais a Austrália, Estados Unidos da América, Canadá, Singapura, entre outros.
(ler mais...)


CNTN no pódio do Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal »  2023-04-09 

O clube de Natação de Torres Novas participou no Campeonato Nacional de Juvenis, Absoluto e Open de Portugal que decorreu no Funchal entre 30 de Março e 2 de Abril. O evento contou com mais de 700 nadadores provenientes de 104 clubes de todo o país, pelo CNTN participaram 6 nadadores que, fruto do empenho e atitude com que competiram e dos resultados que alcançaram, elevaram o nome e prestígio do clube e da Cidade.
(ler mais...)


Pista de Alqueidão recebe prova do campeonato do mundo de sidecarcross »  2023-03-23 

O World Sidecarcross Championship (WSC) está de volta a Portugal trinta anos depois da última passagem da competição por cá. A Federação Internacional de Motociclismo e o promotor do campeonato escolheram um dos mais conceituados crossódromos nacionais – o circuito de Alqueidão, no sopé da serra de Aire e Candeeiros, no concelho de Torres Novas, para esta que é uma das 14 etapas mundiais.
(ler mais...)


Gala do Desporto distinguiu atletas, dirigentes e clubes »  2023-03-03 

Decorreu na noite de 24 de Fevereiro, no Teatro Virgínia, a 7.ª edição da Gala do Desporto do Município de Torres Novas, iniciativa que assinala o reconhecimento público do Município a atletas, equipas, dirigentes desportivos, treinadores e outras pessoas que se tenham distinguido no Desporto concelhio, num passado recente ou ao longo de uma carreira, como praticantes de modalidades ou como promotores da atividade física e desportiva.
(ler mais...)

 Mais lidas - Desporto (últimos 30 dias)