• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Museu Carlos Reis ganha prémio da Associação Portuguesa de Museologia

Cultura  »  2021-11-09 

O prémio APOM 2021, na categoria "Educação e Mediação Cultural", foi atribuído ao projecto "O visível do invisível", uma oficina educativa da autoria de Joana Carreira (serviço educativo do Museu Municipal Carlos Reis), trabalho que foi concebido e desenvolvido a partir da exposição "Ó."

 Desta vez, não se tratou dos prémios “município amigo do desporto” e “amigo da família” e do “ambiente” e dos cães e gatos, auto-distribuídos às resmas por dezenas de câmaras deste país como propaganda patética em que nem os próprios acreditam.

Desta vez, foi a valer: o Museu Municipal Carlos Reis foi distinguido na cerimónia de atribuição dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que decorreu no Museu de Marinha, no dia 29 de Outubro, numa das categorias a concurso. A APOM é uma entidade independente, formada por especialistas nas áreas da museologia e da programação cultural, que agrupa profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus, atribuindo anualmente prémios: o prémio “melhor museu do ano”, atribuído entre os museus criados em cada ano a que respeita cada edição, e depois prémios sectoriais respeitantes a diversas categorias elas próprias correspondentes a várias áreas da museologia e das práticas museológicas, nomeadamente da incorporação, inovação e criatividade, trabalho de museografia, intervenção em conservação e restauro, serviço de educação e mediação cultural, exposições temporárias, entre outras.

O Museu Municipal Carlos Reis venceu o prémio APOM 2021 na categoria "Educação e Mediação Cultural", com o projecto "O visível do invisível", uma oficina educativa da autoria de Joana Carreira (serviço educativo do Museu Municipal Carlos Reis), trabalho que foi concebido e desenvolvido a partir da exposição "Ó" (da artista Anabela Mota/curadoria de Mafalda Barrela). Na prática, a “oficina” desenvolveu-se durante dois anos lectivos consecutivos e mobilizou cerca de 300 crianças do ensino pré-escolar de Torres Novas para esta actividade do museu.

 O Prémio APOM 2021 destinava-se a todos os profissionais e instituições que trabalham na área da museologia e património portugueses nomeadamente museus, autarquias, instituições do ensino superior, centros de investigação, fundações e associações afins, entre outros, com candidaturas alusivas a projectos concretizados exclusivamente em 2020, como foi o caso da candidatura e doprojecto apresentado pelo Museu Carlos Reis.

A APOM foi fundada em 1965 por personalidades de referência das artes e dos museus portugueses da época, tendo como dirigentes nesse momento da sua criação figuras como Mário Chicó, Adriano Gusmão, António Manuel Gonçalves ou Madalena Cabral.

Promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos que a enformam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas, saõ alguns dos objectivos estatutários da APOM.

 

 

 

 Outras notícias - Cultura


Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble »  2024-03-29 

O Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble (E.U.A) vem a Portugal no início de abril para realizar concertos no Porto, Torres Novas e Setúbal. Sob a direção da fundadora dos Buffalo Suzuki Strings, Mary Cay Neal juntamente com Lauren Eastlack, David Levine e a pianista acompanhadora, Marlene Harrington, os BSS oferece um programa de repertório muito diversificado de todos os séculos desde da época baroque de Vivaldi até aos estilos mais aliciantes da época moderna.
(ler mais...)


«A música quando nasce é para todos» este domingo na Igreja do Alqueidão »  2024-02-28 

O ciclo de música de câmara do Choral Phydellius passa pela Igreja do Alqueidão no próximo domingo, dia 3 de Março, no âmbito da programação Fora de Portas do Teatro Virgínia.

O concerto terá início às 17h30 e a entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete.
(ler mais...)


Novo livro de Maria Sarmento, sábado na biblioteca »  2023-11-27 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 15h30, o lançamento do tomo II da trilogia "Alma d`Hybris": Alma d`Hybris - Livro de Saudades do Futuro, da escritora torrejana Maria Sarmento.

Autora de um trabalho poético continuado desde o início dos anos 80, Maria Sarmento traz agora a público o segundo volume do seu tríptico em que o transcendente e o imanente reflectem na sua dualidade a unidade da matéria prima – a palavra poética.
(ler mais...)


LIVROS: Sexta, no São João do Entroncamento, Manuel Fernandes Vicente apresenta "A Tentação do Mar" »  2023-11-27 

 

O escritor e jornalista Manuel Fernandes Vicente vai apresentar na sexta-feira, dia 1 de Dezembro, às 16h30, no Cineteatro São João, no Entroncamento, o seu novo livro A Tentação do Mar, uma obra em que o autor recorre a pequenas histórias cheias de grandes temas e convicções para discorrer sobre a relação histórica, actual e também perspectivada para o futuro entre Portugal e o Mar.
(ler mais...)


Novo livro de António Mário Santos: “Os Judeus em Torres Novas” é apresentado sábado na biblioteca »  2023-11-01 

 

Era com alguma expectativa que os amantes da história local, e de um modo particular todos os que se interessam pela acção da Inquisição em Torres Novas, vinham aguardando o livro de António Mário Santos versando exactamente essa temática.
(ler mais...)


Teatro Meia Via estreia "O Inspector", de Nikolai Gógol »  2023-11-01 

O Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas, vai estrear no dia 4 de Novembro às 21h00, no Teatro Maria Noémia, na Meia Via, a sua nova peça "O Inspector", do dramaturgo russo Nilkolai Gógol.

Volvidos 22 anos do seu nascimento, o Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas apresenta em 2023 aquela que é a sua 22° produção Teatral, desta feita enveredando uma vez mais pelo fértil teatro russo do século XIX e por uma grande "embarcação": “O Inspector”, de Nikolai Gógol.
(ler mais...)


“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria” apresentado dia 14 »  2023-10-08 

“Senhores de Fátima – Torres Novas e os acontecimentos da Cova da Iria”, um novo livro de João Carlos Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de Outubro, sábado, pelas 15h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Ministro da Cultura inaugurou nova Casa Humberto Delgado »  2023-10-08 

O ministro da Cultura, Adão e Silva, inaugurou no domingo, dia 1 de Outubro, a requalificação da Casa Humberto Delgado, em Boquilobo, Brogueira, após obras de reabilitação do edifício, agora transformado em Centro Humberto Delgado (CHUDE), um Centro de Estudos e Observatório da Liberdade.
(ler mais...)


Câmara dá 6 mil por “direitos” de música publicada há mais de dois anos »  2023-08-29 

O caso não deixa de ser, no mínimo, insólito: a Câmara de Torres Novas acaba de comprar os “direitos” de uma música, sobre a qual foi produzido um vídeo-disco há dois anos e meio, publicado livremente e partilhado desde então no youtube, contando com cerca de 30 mil visualizações.
(ler mais...)


Torreshopping: exposição de arqueologia »  2023-08-08 

Com o objectivo de valorizar o património arqueológico do concelho de Torres Novas e divulgá-lo junto da comunidade, o Torreshopping recebe a exposição “Os Romanos Entre Nós: Testemunhos”, até 21 de Agosto.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2024-03-29  Música: digressão para Portugal do Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble