• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 22 Setembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 23° / 13°
Períodos nublados
Ter.
 25° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 25° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  23° / 14°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Por este rio abaixo: fotografias de Abílio Dias

Cultura  »  2019-06-06 

“O Almonda da nascente à foz” - foi este o programa cumprido por Abílio Dias, fotógrafo amador torrejano, que durante alguns anos fez imagens do curso do rio e agora as mostra numa exposição patente no edifício do antigo hospital até final de Julho. Trata-se de uma selecção de 25 trabalhos, a preto e branco, com início na boca da nascente do rio Almonda, na escarpa do arrife junto ao Moinho da Fonte, até à mistura das águas do rio de Torres Novas com o rio Tejo, na freguesia da Azinhaga. Aliás, algumas imagens da foz do Almonda serão inéditas, já que não há memória de alguém ter fotografado esse exacto encontro das águas, quer pela dificuldade de acesso quer pela pouco usual abordagem do rio fora dos clichés já bastamente batidos.

Abílio Dias é natural da Brogueira e foi no rio Almonda que aprendeu a nadar, já que as brincadeiras dos rapazes daquelas paragens os levavam até às margens do rio, a Caniços, ao Paúl e outros locais familiares para as gentes de Alcorochel e Brogueira. “O rio acaba por me dizer mais que a serra, por causa disso”, confessa, Abílio Dias, “sempre foi uma realidade muito próxima nesses tempos da infância. A serra estava mais longe”.

O fotógrafo, com vários prémios ganhos em certames fotográficos, explica que optou pelo preto e branco pelo facto de agora já ninguém ver o rio dessa maneira, com a profusão dos aparelhos de captação de cor e o desaparecimento quase completo da revelação fotográfica a preto e branco. E a verdade é que as imagens captadas por Abílio Dias ganham, algumas, um maior dramatismo, acentuando gradações e pormenores que, na cor, acabam por escapar.

 

 

 Outras notícias - Cultura


Mazgani traz o álbum “The Poet’s Death” ao Teatro Virgínia no sábado »  2019-09-16 

The Poet’s Death é o último álbum de originais de Mazgani, editado a 29 de Setembro de 2017 e com entrada directa para o 13º lugar no TOP de vendas nacional. A tour que o apresenta tem esgotado salas por todo o país.
(ler mais...)


Museu Carlos Reis, Torres Novas: Setembro com concertos, conferências, programa educativo e visitas grátis »  2019-09-05 

A rentrée do Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, não podia ser melhor: Kumpania Algazarra no pátio, no dia 21 de Setembro, concerto integrado no festival Brass it, com entrada livre, e um programa especial nas Jornadas Europeias do Património-JEP 2019 que decorrem no fim de semana de 27, 28 e 29 de Setembro, com oficinas educativas na sexta à tarde e no sábado de manhã e visitas guiadas no domingo de manhã.
(ler mais...)


Pedro Barroso assinala 50 anos de carreira no Teatro Virgínia »  2019-09-05 

O concerto comemorativo dos 50 anos de carreira do músico Pedro Barroso, a 21 de Dezembro, fecha a programação deste ano do Teatro Virgínia, em Torres Novas, com Cuca Roseta e comédia de improviso também em cartaz.
(ler mais...)


Célia Barroca: nova versão de Lágrima Tola disponível na Internet »  2019-09-05 

Originalmente lançada em 2003 para o álbum homónimo “Lágrima Tola”, esta canção, com o mesmo nome, foi agora apresentada ao público na Internet com uma nova roupagem, na sequência do projecto “Célia Barroca & O Indifado”.
(ler mais...)


Bons Sons: uma aldeia que é um festival! »  2019-08-25 

Há um passo gigante que separa uma ideia da sua concretização. Sonhar é fácil e move o mundo, mas daí à sua colocação em prática vai um passo importante: o acreditar. Para que a ideia que um grupo de jovens de Cem Soldos teve há 13 anos - uma ideia à partida impossível de concretizar – vingasse, foi preciso que houvesse confiança e auto-estima suficientes para acreditar nela.
(ler mais...)


Convento de Cristo: visitas gratuitas aos domingos até às 14 horas »  2019-08-25 

Já conhece o Convento de Cristo? Tem aqui uma boa oportunidade: todos os domingos (dia de entrada livre no monumento até às 14H00, para residentes em Portugal) realiza-se uma visita guiada a começar às 11H00, com ponto de encontro na Cafetaria do Castelo.
(ler mais...)


Município paga 100 mil por imóveis para o Museu Agrícola de Riachos »  2019-08-13 

 

O Município de Torres Novas vai adquirir fracções urbanas junto ao antigo lagar, na Rua do Sargaço e Rua Dr. José Marques, em Riachos, onde estão a funcionar diversos departamentos do NAR - Núcleo de Artes Riachense e do Museu Agrícola de Riachos.
(ler mais...)


Actualização: Passatempo Bons Sons até domingo »  2019-07-29 

Aproxima-se o festival Bons Sons e, como habitualmente, o JORNAL TORREJANO tem cinco entradas para distribuir por leitores, que só têm de participar neste passatempo para se habilitarem ao sorteio. Dado que o fluxo de participantes, especialmente forte nos primeiros dias, já praticamente parou, não adianta manter aberto o passatempo por mais tempo e assim, domingo, será o limite.
(ler mais...)


Manuel Fernandes Vicente: novo livro é apresentado dia 13 »  2019-07-06 

“O Vento das Sete Serras” é o título do novo livro do professor e jornalista Manuel Fernandes Vicente, um beirão radicado no Entroncamento há décadas e um dos mais apreciados repórteres e cronistas da região.
(ler mais...)


ZêzereArts regressa com a melhor música erudita »  2019-07-03 

O ZêzereArts está de regresso, comprometido com a divulgação da música erudita da região. Entre os dias 14 e 27 de Julho de 2019, Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, e também Batalha e, ainda, Dornes recebem concertos, recitais e exposições de arte.
(ler mais...)

 Mais lidas - Cultura (últimos 30 dias)
»  2019-08-25  Bons Sons: uma aldeia que é um festival!
»  2019-08-25  Convento de Cristo: visitas gratuitas aos domingos até às 14 horas
»  2019-09-05  Museu Carlos Reis, Torres Novas: Setembro com concertos, conferências, programa educativo e visitas grátis
»  2019-09-05  Pedro Barroso assinala 50 anos de carreira no Teatro Virgínia
»  2019-09-05  Célia Barroca: nova versão de Lágrima Tola disponível na Internet